Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 16 de dezembro de 2020

5 dicas para se preparar e tirar boas notas nas provas de fim de ano

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de dezembro de 2020.


Com a chegada das provas de fim de ano é comum muitos estudantes ficarem preocupados e ansiosos. Afinal, geralmente são acumulados vários conteúdos das matérias. Além disso, se houve alguma disciplina em que o aluno não atingiu a nota, essa é a última oportunidade de ir bem para não fazer uma recuperação.

Por isso, é tão importante garantir um bom desempenho nos últimos exames. Sendo assim, para que você possa passar as festas com mais tranquilidade e com aquela sensação de dever cumprido, preparamos este post. Vamos abordar as melhores dicas de estudo para facilitar o alcance das notas. Acompanhe.

1. Monte um plano de estudo

O primeiro passo é se organizar. Por isso, faça um cronograma de estudo com todas as matérias — e cumpra. Priorize as disciplinas que precisam de mais atenção, ou seja, aquelas que você tem dificuldade ou que está com nota baixa.

É essencial reservar um tempo, em média, de duas horas para cada disciplina, assim é possível se aprofundar em cada uma. Conforme o seu nível de dificuldade você pode aumentar o tempo, mas é melhor não ser inferior a 2 horas, por mais fácil que seja.

2. Planeje os seus horários

O horário para estudar é fundamental, pois precisa garantir uma boa concentração nesse tempo. Por isso, se programe conforme o seu organismo melhor se adaptar. Além do mais, reserve os períodos de lazer, descanso e alimentação para que não prejudique o seu rendimento nos estudos.

3. Crie um grupo online de estudos

Juntar alguns colegas de classe para estudar é uma ótima opção, pois cada pessoa tem uma habilidade para ajudar na dificuldade do outro. Inclusive, vocês podem compartilhar ideias com visões diferentes, pois isso ajuda na fixação e entendimento da matéria. Portanto, reserve um tempo para esse encontro (mesmo que virtualmente).

No entanto, tente não depender dos colegas para estudar, pois é interessante que você já tenha um preparo antes de juntar o grupo. Assim é possível identificar os pontos para aprofundar o seu conhecimento.

4. Estude um resumo de cada matéria

Ler todo o conteúdo várias vezes, com muitas provas de fim de ano, pode ser mais difícil, além de demorado. Por isso, os resumos são bem-vindos, pois eles ajudam na memorização, visualização da matéria e melhora a sua capacidade de entendimento. Portanto, faça anotações, use marca texto, idealize questões para si mesmo e responda depois, entre outros meios.

5. Refaça os exercícios feitos em aula

Normalmente, as provas não são muito diferentes dos exercícios feitos em sala de aula, o que os tornam uma excelente maneira de estudar. Veja as principais questões e as refaça com tranquilidade em casa, pois longe da escola pode ser que surjam algumas dificuldades e dúvidas que você não se atentou durante a explicação.

Por fim, vale pontuar a importância de tirar as dúvidas com o professor antes das provas de fim de ano. Se organize para encontrar as pessoas certas que vão esclarecer as suas perguntas e ajudar no entendimento das soluções. Quanto antes as matérias estiverem claras, melhor será o seu desempenho nos estudos e, inclusive, no exame.

Agora que você já sabe como se preparar para as últimas provas escolares, deixe nos comentários deste post como se organiza para os estudos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!