Inicio / Além da escola Além da escola 16 de março de 2021

5 documentários sobre Ciência para aprender se divertindo

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 10 de março de 2021.


Os filmes, geralmente, são uma maneira de se divertir. No entanto, já pensou em poder estudar para um Enem assistindo alguns documentários sobre ciência, por exemplo, ou outras matérias pertinentes de um vestibular? Pois saiba que isso é possível e é mais fácil do que você pode imaginar.

Atualmente, os documentários estão ganhando mais visibilidade e valorização, facilitando o acesso a esse tipo de informação que muitas vezes pode não estar nos livros. Por isso, unir o famoso útil ao agradável é relevante para o seu conhecimento. Afinal, você pode assistir no conforto da sua casa e aprender com mais facilidade sobre muitos assuntos da ciência.

Pensando nisso, criamos este artigo com dicas de 5 documentários sobre ciência para você se divertir e expandir a sua cultura. Veja!

1. Cosmos

Abrindo o nosso cardápio de documentários sobre ciência, estreamos com Cosmos, criado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson. Nessa produção, disponível na Netflix, ele tem o objetivo de atingir pessoas com interesse além da ciência. Por isso, tem uma apresentação bastante didática sobre as questões mais complexas relacionadas ao Universo. Na obra são investigadas as descobertas da Física, Química e Biologia, depois é discutido como o homem lida com essa relação espaço-tempo.

2. Geração Marte

Uma produção original Netflix, essa obra apresenta uma geração de jovens astronautas que passam por treinamentos físicos e psicológicos para uma viagem a Marte. Contudo, o documentário vai além da exploração de assuntos espaciais e aborda também questões sociopolíticas. Entretanto, a apresentação é feita com jovens interessados na expedição Marte e com ícones da ciência, como Neil deGrasse Tyson, Bill Nye, e Michio Kaku.

3. O Universo

Para quem gosta ou tem interesse em conhecer sobre os mistérios do Universo, essa série do The History Channel é muito relevante. São vários episódios documentários com ideias sobre como funcionam os planetas distantes e outras formas de vida do mundo celeste. A apresentação contempla animações reais e interessantes para facilitar o entendimento do telespectador.

4. Terra

Esse documentário vai além da ciência, pois também aborda questões sociais de como o homem lida com o meio ambiente. Afinal, ao mesmo tempo em que precisamos da natureza, nos afastamos e a agredimos. A apresentação incentiva a humanidade a repensar esse relacionamento com outras formas de vida na Terra, pois os animais se tornaram refugiados e esquecidos. Porém, precisam urgentemente de cuidados!

5. Truques da mente

Você já pensou em como a sua mente reage a situações de medo ou manipuladoras? Então, assista a essa obra da National Geographic, também disponível na Netflix, sobre a ciência cognitiva para entender os comportamentos do cérebro humano. A didática do documentário é bastante interativa, pois o telespectador é desafiado com ilusões de ótica, psicológicas e outros experimentos que exploram a capacidade de atenção e memória em momentos comuns que vivenciamos todos os dias.

Os documentários sobre ciência trazem um olhar diferente dos conteúdos apresentados em artigos na Internet e nos livros, por exemplo. Por isso, eles são essenciais para complementar a sua rotina de estudos e facilitar que você assimile bem as informações necessárias à sua aprendizagem. Nesse sentido, reserve um tempo para conseguir tirar proveito desse momento.

Por fim, que tal conhecer os 5 filmes sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial para o vestibular? Leia nesse artigo que separamos para você!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!