Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 23 de outubro de 2020

5 filmes sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que todo vestibulando precisa ver!

Anelise Barros
Anelise Barros

Professora de História formada pela UFRJ. Atualmente lendo em ordem cronológica os livros publicados pela Agatha Christie.Publicado em . | Atualizado em 18 de novembro de 2020.


Quando se fala em História, muitos vestibulandos já associam essa matéria a uma apostila enorme que precisa ser completamente memorizada. Quem nunca achou que precisava gravar todas as datas dos eventos que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial?

A memorização não é algo ruim, é uma parte importante do processo de aprendizagem. O grande detalhe sobre História é que gravar datas não basta. Aprender essa matéria é entender o contexto em que os fatos aconteceram. Então, ao invés de gravar as principais datas sobre a Segunda Guerra Mundial, é importante entender, por exemplo, que a França e a Inglaterra evitaram ao máximo o início de uma nova guerra devido às grandes perdas que sofreram durante a Primeira Guerra Mundial.

Como a vida do vestibulando é cheia de novos conteúdos para estudar e depois revisar, a apostila pode acabar ficando de lado, e a História também. A dificuldade em lidar com esses muitos conteúdos é super comum, por esse motivo, aqui, no Estudo em Dia, nós já indicamos a Técnica Feynman como uma forma de aprender tudo em quatro passos.

E se houvesse uma forma divertida de aprender história?

Acredite, existe!

Os filmes históricos são um ótimo caminho para consolidar tudo o que foi aprendido em sala de aula. Por isso, nós trouxemos 5 filmes sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que todo vestibulando precisa assistir!

1- 1917 (2019)

O filme 1917 retrata a história de dois soldados britânicos enviados a uma missão classificada como impossível. Nessa missão, eles deveriam atravessar o território inimigo e entregar um comunicado a uma tropa que estava caminhando para uma emboscada. Com a entrega do comunicado, esses soldados salvariam 1.600 pessoas!

Além de um enredo de tirar o fôlego, 1917 é um filme essencial para o vestibulando que quer entender a Primeira Guerra Mundial. É possível aprender como a guerra de trincheiras aconteceu, os sistemas de comunicação que surgiram nos campos de batalha e o dia a dia dos soldados.

2- Jojo Rabbit (2019)

Diferentemente de 1917, que é um filme de ação, Jojo Rabbit é um filme de comédia. Esse filme nos ajuda a compreender a Alemanha nazista pelo olhar do menino Jojo – uma criança alemã solitária que tem ninguém menos que Hitler como amigo imaginário. Ao longo da trama, Jojo precisa lidar com o fato de que sua mãe esconde uma menina judia no sótão de casa.

Apesar da trama forte, o filme garante boas risadas e o aprendizado sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, podemos entender como Hitler atraía a juventude, a força da ideologia nazista entre a população e a forte presença do antissemitismo entre os alemães.   

3- O menino do pijama listrado (2008)

Conectado ao antissemitismo, um filme essencial para entender os campos de concentração na Alemanha nazista é: O menino do pijama listrado. Nesse filme, acompanhamos a história do menino Bruno. Junto à sua família, ele se muda de Berlim para um campo de concentração onde seu pai se torna comandante. Solitário, o garoto começa a realizar passeios pela região. Em uma dessas caminhadas, Bruno vê o menino Shmuel do outro lado de uma cerca de arame. A partir daí, o filme acompanha a amizade que se desenvolve entre as duas crianças.

Ao longo do drama, conseguimos acompanhar as vivências dos judeus dentro de um campo de concentração. Compreendemos quais trabalhos exerciam, como eram separados e a relação dos soldados alemães com os judeus. O filme traz uma reflexão importante sobre como o Holocausto ocorreu na prática!    

4- Olga (2004)

A quarta indicação é uma produção brasileira que narra a história de Olga Benário, uma militante comunista judia que, em Moscou, recebe a missão de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil. Durante o caminho, Olga e Prestes se apaixonam. Ao chegar ao Brasil, o casal busca realizar um golpe para a tomada do poder – a Intentona Comunista. Sendo companheira de Luís Carlos Prestes, Olga termina sendo acusada de participar da Intentona Comunista, presa e, estando grávida de sete meses, enviada para a Alemanha Nazista em 1936.

Baseado na biografia de Olga Benário, esse filme traz elementos da história pessoal de Olga associados a alguns momentos, tanto da história brasileira quanto da história alemã. Ao decorrer do drama, conseguimos entender a resposta de Vargas à Intentona Comunista, o tratamento direcionado à Olga por ser judia e a vida nos campos de concentração.

Um excelente filme para refletir sobre a posição do Brasil nesse cenário de surgimento do nazismo na Alemanha!

5- A onda (2008)

Para entender o que foi o nazismo e os fascismos que surgiram na Europa durante o Período entreguerras, A onda é um excelente filme. O professor Rainer ensina aos seus alunos o que são governos autocráticos. Para isso, ele decide implementar um governo fascista dentro da sala de aula. Esse movimento é denominado como A onda, que ganha um uniforme e uma saudação. Apesar de o movimento começar na sala de aula de Rainer, termina se espalhando pela escola, e o professor perde o controle sobre a situação.

Um dos filmes mais queridos pelos professores de história e sociologia, A onda consegue mostrar as características do fascismo e como foi implementado na prática. Conseguimos observar algumas características do regime fascista, como um poder centralizado em um Estado forte, uma ideologia oficial e um estado policial que perseguiu seus opositores e membros do regime.

Por meio de uma forma muito divertida, estudar assistindo a esses filmes ajudará a consolidar o que foi aprendido. Agora é preparar a pipoca e apertar o play!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!