
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 4 de janeiro de 2021.
Conhecer as matérias para o Enem, sem dúvidas, é uma estratégia importante para quem precisa de uma pontuação alta. O exame usa como referência os conteúdos vistos no Ensino Médio, trazendo 180 questões divididas em cinco provas — incluindo a redação — com temáticas diferentes distribuídas em 45 perguntas.
Por isso, as matérias para estudar são extensas, afinal, tudo o que foi aprendido nos últimos anos da escola é aplicado em dois dias de exame. Porém, como a maioria das provas, o Enem tem as suas matérias preferidas que costumam cair todos os anos. Nesse sentido, o aluno precisa conhecer as principais para ter o preparo adequado.
Pensando nisso, listamos neste post as principais matérias para o Enem que você deve priorizar nos seus estudos. Acompanhe!
Foque nas matérias para o Enem
As matérias na prova do Enem têm nomes diferentes se comparadas às da escola, mas na prática, são as mesmas. A divisão delas é feita por proximidade no assunto, por exemplo, Ciências da Natureza aborda biologia, química e física. No entanto, o aluno não precisa estudar todo o conteúdo do Ensino Médio, pois se torna cansativo e pouco eficiente.
Por isso, é necessário focar nas matérias que de costume são abordadas no Enem. Além disso, dificilmente algum tema será diferente de um ano para o outro, e é pouco provável cair algo que não estava previsto no cronograma. Portanto, não se preocupe com esse tipo de pegadinha e conheça detalhadamente cada matéria.
1. Matemática e suas tecnologias
Na prova será abordada apenas matemática, por isso, é essencial que o aluno tenha um bom desempenho. As questões de exatas e lógica, geralmente, têm peso na nota do Enem. Inclusive, se o aluno pretende cursar uma graduação dessa área, como Engenharia, será considerada a sua média nessa matéria.
Por isso, concentre os estudos em:
- funções de 1º e 2º grau;
- leitura e interpretação de gráficos;
- porcentagem;
- razões e grandezas proporcionais;
- regra de três.
2. Ciências da Natureza
Como citamos no início do tópico, as Ciências da Natureza são divididas em: biologia, química e física. Contudo, o Enem avalia o conhecimento do aluno de modo global nessas matérias. Por isso, aprenda as principais fórmulas e símbolos, pois será o suficiente para resolver as questões. Estude:
Biologia
- ciclos de carbono, nitrogênio e água;
- citologia;
- ecologia e Sustentabilidade (foque em problemas do meio ambiente);
- evolução, genética e mutações;
- imunização.
Física
- calorimetria;
- eletricidade e hidrostática;
- mecânica;
- ondas;
- óptica;
- usinas/instalações residenciais.
Química
- eletroquímica;
- estequiometria;
- pH e pOH;
- radioatividade;
- soluções e oxidações;
- unidades de concentração.
3. Ciências Humanas
Essa matéria está ligada à Geografia, História e Sociologia. Comumente, ela aborda os principais movimentos históricos e políticos que refletem na sociedade atual. Além disso, estar atento a essas questões ajuda muito para se preparar para a redação, pois geralmente o tema é relacionado ao conteúdo desse tópico. Portanto, foque em:
Geografia
- água e energia;
- agricultura e movimentos por terra;
- crescimento da população;
- leitura e interpretação de mapas;
- transportes e industrialização.
História
- História do Brasil (ditadura, escravidão e era Vargas);
- pós-guerra;
- revolução industrial e russa;
- república liberal e oligárquica.
Sociologia e filosofia
- cultura em massa;
- conflitos de fé, crenças e razões;
- desenvolvimento social e globalização;
- papel dos índios, mulheres, negros e homossexuais;
- questões de trabalhos.
4. Linguagens
A prova de linguagens inclui outras matérias além do português, como língua estrangeira, literatura, artes, comunicação e educação física. Geralmente, ela exige muita interpretação de texto e habilidade na leitura de charges, gráficos e tabelas. Por isso, além de ler bastante estude sobre:
- denotação e conotação;
- figuras de linguagem;
- funções da linguagem;
- gêneros textuais;
- modernismo;
- normas cultas e populares;
- vanguardas europeias;
- e claro, literatura.
5. Redação
Por fim, a redação, sendo uma matéria de peso e que preocupa muitos estudantes, devido à sua importância. O tema só é revelado no último dia do exame e o aluno precisa desenvolver em 30 linhas a ideia proposta. É necessário que o estudante tenha prática com a redação para apresentar o seu raciocínio com coerência e coesão, além de estar atento às regras gramaticais.
Trabalhe os seus pontos fortes e fracos
Estudar as matérias para o Enem não é uma tarefa fácil, pois exige do aluno muita dedicação, organização e preparo físico. Afinal, serão longas horas de estudo e conteúdos para revisar. Por isso, conheça as suas habilidades para saber onde você precisa dedicar mais atenção.
Faça as provas anteriores
Fazer as últimas provas ajuda o estudante a se preparar. Por meio dos simulados, é possível identificar as matérias mais difíceis, além de ser um modo de conhecer a estrutura do Enem. Os exames são facilmente encontrados na Internet, mas é ideal que o estudante imprima os cadernos de questões e se organize para fazer como se fosse o dia oficial da prova.
Essa prática deve ser inserida com certa frequência na rotina de estudos, desde o início para servir como treino e orientação de como está o seu nível de conhecimento. Contudo, se não estiver indo bem nos simulados, mude a sua estratégia de estudos ou foque mais em determinados temas.
Priorize as suas dificuldades
Estudar o que é fácil ou o que você gosta é prazeroso. Entretanto, não negligencie as matérias que você tem dificuldade. O Enem exige, como um todo, o conhecimento do estudante. Sendo assim, a falta de preparo compromete a sua nota — e inclusive, a vaga na universidade. Você deve estudar todas as matérias, mesmo as de nível fácil.
Porém, priorize as mais difíceis, para assim ter condições de resolver a prova com tranquilidade. É fundamental aprender a lidar com as suas dificuldades nesse momento, então busque ajuda de professores, amigos craques no assunto, vídeo-aulas e outras maneiras para aprender a matéria.
Tenha um cronograma
Ter um cronograma e segui-lo ajuda a garantir as melhores pontuações no Enem. Por isso, divida as matérias, considere as mais difíceis, lembre-se de deixar tempo para fazer a redação e os simulados e organize tudo durante as semanas. Com certeza, esse planejamento vai facilitar para que dê conta de estudar tudo até o fim do ano.
Por fim, mesmo os conteúdos sendo extensos, é possível estudar as matérias para o Enem, garantindo um bom desempenho. O segredo é treinar bastante e, claro, conhecer sobre a prova. Por isso, evite fugir dos temas propostos no edital no Enem, concentrando as suas energias no que será trabalhado no exame.
Agora aproveite para saber como estudar português para o Enem!
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material