Inicio / Além da escola Além da escola 17 de dezembro de 2020

6 dicas de podcasts sobre atualidades para você ficar por dentro!

Paula Caetano
Paula Caetano

Licenciada em História e bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente mestranda em História pela UFRJ e professora da disciplina.Publicado em . | Atualizado em 17 de dezembro de 2020.


É inegável que os podcasts estão cada vez mais populares no Brasil. Ao contrário dos programas de rádio tradicionais, os podcasts são programas de áudio encontrados em diversas plataformas streaming e que podem ser escutados na hora que o ouvinte quiser: durante o trânsito, lavando louça, cozinhando, fazendo exercícios, entre outras atividades.

A praticidade nessa forma de consumir conteúdos sobre as mais variadas temáticas chama atenção para aqueles que não têm tempo a perder, mostrando que os podcasts chegaram para ficar! Mas além do entretenimento, os podcasts também podem auxiliar na rotina de estudos de quem se prepara para provas e concursos. Muitos desses programas abordam questões da atualidade de forma rápida e simples! 

Política, economia, tecnologia, história e ciências são alguns dos temas mais abordados em vestibulares, principalmente nas provas de redação. E com a ajuda de podcasts sobre atualidades, você pode se divertir enquanto estuda e se preparar para mandar bem nas provas! 

Então, confira abaixo 6 dicas de podcasts sobre atualidades para você ficar por dentro!

1- Papo de Política: 

O Papo de Política é um podcast produzido pelo site G1, trazendo uma conversa sobre os destaques dos noticiários no campo da política e da economia em episódios com duração entre 30 e 40 minutos. Uma vez por semana, as jornalistas da Globo Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi trazem análises e informações exclusivas sobre o conflito entre EUA e Irã, o desmatamento na Amazônia, as fake news, dentre outros. 

2- Durma com Essa: 

O Durma com Essa é um podcast de notícias do jornal digital Nexo para quem busca explicações precisas e equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. Em programas com duração média de 15 minutos, o podcast traz diariamente as notícias mais relevantes, tais como as eleições nos Estados Unidos, política ambiental e educação básica no Brasil.

3- Braincast: 

O Braincast é um podcast que debate a intersecção entre a criatividade, tecnologia, cultura digital e negócios. Seus episódios de aproximadamente 1 hora e 30 minutos abordam diversas temáticas, desde radicalização ideológica, passando pelo futuro da educação, chegando à representatividade LGBT. 

4- Resumido: 

O Resumido é um podcast feito por Bruno Natal, em que são abordadas as notícias e artigos mais relevantes no universo da cultura digital, explicando como a tecnologia impacta nossas vidas. Com duração de aproximadamente 20 minutos, os episódios semanais tratam de assuntos da atualidade, tais como os limites da inteligência artificial, o dilema das redes sociais e a cultura do cancelamento.

5- Escutando História:

O Escutando História é um podcast temático que busca relacionar assuntos históricos com o debate dos dias atuais. Com episódios de cerca de 30 minutos, é possível conhecer a cronologia, o contexto e os processos históricos de vários temas, como a história da televisão no Brasil, os protestos antirracistas e as epidemias ao longo da história.

6- Alô, Ciência?: 

O Alô, Ciência? é um projeto voltado para a divulgação científica que busca discutir temas do mundo científico levando em conta sua influência e importância em nossa sociedade. Seus episódios têm duração de 1 hora e levantam questões como a mineração e o meio ambiente, a evolução humana e a importância dos museus.

Gostou das dicas de podcasts sobre atualidades? Tem para todos os gostos e áreas de interesses, não é mesmo? Então está esperando o que para conferir? Corre lá e é só dar play!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!