Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 13 de agosto de 2021

6 maneiras de estimular sua criatividade

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 13 de agosto de 2021.


A maioria das pessoas pensam que a criatividade não é uma habilidade, acreditam que é algo que ou você nasce ou você não tem. Mas, a verdade é que todas as pessoas podem e devem exercitar o cérebro todos os dias, pois ser criativo não se resume em ter uma epifania diariamente. Segundo Austin Kleon autor do livro Roube Como Um Artista 10 dicas sobre criatividade – “A criatividade está em toda parte e é para todos.”

Criatividade também é exercício, é algo que pode ser desenvolvido e aprendido. Respeitar seu processo criativo é fundamental, mas também há possibilidades de treinar seu cérebro para ter uma mente mais criativa. Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar formas de como estimular e treinar a sua criatividade.

Dicas para ser mais criativo:
1) Não Foque no Resultado
2) Leia
3) Anote suas ideias
4) Permita-se sair da sua zona de conforto
5) Valorize seus hobbies e projetos paralelos
6) “Seja legal o mundo é uma cidade pequena”, Austin Kleon

Expandir nossas capacidades criativas nos permite sermos cada vez melhores, todos podemos ser mais criativos. Concordamos com a escritora Brenda Ueland quando ela disse: “Todo mundo tem talento porque todos os humanos têm algo a expressar.”

Confira as ideias que ajudarão você a ser mais criativo

1) Não Foque no Resultado Lembre-se: o importante é o processo, a jornada, não o resultado em si. Desfrutar o processo de dar forma a uma ideia dará liberdade a sua mente para propor alternativas e para desenvolvê-la mais amplamente. O resultado é a consequência do processo criativo, uma trajetória que deve ter toda a sua atenção e dedicação para dar grandes frutos.


2) Leia!
A leitura é uma das atividades que mais estimula o cérebro, além disso, uma pesquisa da Universidade Emory, dos EUA, descobriu que ler afeta nosso cérebro como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o qual estamos lendo. Isso faz com que aumentemos o repertório das nossas experiências e estimulemos nosso cérebro a ter pensamentos mais criativos. 

3) Anote suas ideias
Ao registrar suas ideias você faz com que elas não se percam na sua mente ou fiquem apenas no campo das ideias, quantas vezes você já pensou em algo realmente interessante e criativo e depois esqueceu? Pois então, caso você ainda não tenha, providencie seu caderninho de anotações. Além disso, ao anotar suas ideias, você irá liberar espaço na sua mente para quando estiver imerso em outras questões.

4) Permita-se sair da sua zona de conforto
Sair da zona de conforto é se permitir fazer aquilo que não faz parte do seu cotidiano. Ao fazer isso, é provável que você enxergue e sinta as coisas sob perspectivas diferentes e isso irá te estimular a pensar em diferentes soluções para as situações que você vivencia ou aquilo que você deseja criar.

5) Valorize seus hobbies e projetos paralelos
Tendemos a achar que nossos projetos paralelos e nossos hobbies são mera distração, o que na verdade pode ser um grande equívoco pois, eles são muito importantes para a construção do ser criativo, investir naquilo que você gosta de fazer quando está livre pode ser surpreendente e até virar uma profissão, já pensou nisso?

6) “Seja legal, o mundo é uma cidade pequena”, Austin Kleon
Esse é um dos conselhos que constam no livro Roube como um artista do escritor americano Austin Kleon, ele afirma: “Há só uma razão pela qual estou aqui: aqui se fazem amigos.” Seja gentil e curioso com as pessoas, se aproxime do talento, preste atenção no que as pessoas estão fazendo, no que elas compartilham e lembre-se: seja legal!

A criatividade não vem naturalmente para todos, mas todos a possuímos, se você seguir as dicas que compartilhamos, com certeza irá se surpreender com a sua capacidade criativa.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus contatos em suas redes sociais!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!