Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 4 de janeiro de 2021

7 filmes e séries que podem te ajudar na Redação do Enem

Pedro Paulo Alves
Pedro Paulo Alves

Professor de Redação, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com experiência no ensino de Redação e na elaboração de materiais didáticos voltados para o Enem e demais vestibulares. Curioso, é apaixonado por educação, música, cinema e viagens.Publicado em . | Atualizado em 4 de janeiro de 2021.


No universo de preparação para o Enem, muitas são as preocupações dos estudantes, que buscam selecionar as melhores estratégias de estudo e para a construção da Redação. Um dos pontos de maior preocupação encontra-se na escolha de repertórios socioculturais que sejam eficientes, originais e pertinentes à argumentação desenvolvida e à abordagem do tema em questão.

Ao contrário do que se propaga por aí, para além do uso de citações consagradas (que são muito eficientes também), há outros recursos que, empregados com sabedoria, podem servir como repertórios socioculturais relevantes na construção da argumentação. Músicas, poemas, obras literárias, telenovelas, filmes e séries, por exemplo, podem ser estratégias relevantes e inovadoras na construção dos argumentos.

Neste post, separamos 7 filmes e séries que podem te ajudar na Redação do Enem:

  • ALGUMAS SÉRIES:

1- Sob Pressão (2017)

Produzida pela Rede Globo, narra o cotidiano de médicos e enfermeiros do sistema público de saúde. Em condições precárias, evidencia as problemáticas e os desafios diários enfrentados por profissionais que, em meio a tantos entraves, se dedicam a salvar a vida de tantos pacientes. Em Redação, pode ser utilizada, principalmente, em temáticas que abordam a questão da saúde pública no Brasil.

2- Segunda chamada (2019)

Produzida também pela Rede Globo de televisão, narra a vida de professores e alunos de uma escola estadual. Centrada nas tantas problemáticas enfrentadas pela falta de investimentos e de infraestrutura adequada, evidencia também os dramas particulares dos professores e seu envolvimento como educadores para além de conteúdos programáticos. Em Redação, pode ser utilizada como suporte a temáticas que versem sobre a educação pública no Brasil e a educação como ferramenta de transformação da sociedade.

3- Carcereiros (2017)

Ambientada em uma prisão de segurança máxima e baseada na obra homônima do Dr. Dráuzio Varella, evidencia as questões que atingem tanto presos quanto os profissionais do sistema carcerário brasileiro. A narrativa envolve abordagens sobre aspectos emocionais, estruturais e psicológicos que recaem sobre os personagens da trama. Para além do caráter ficcional, conta com relatos de verdadeiros agentes penitenciários, que encararam situações idênticas ou semelhantes às presentes no enredo. Em Redação, pode ser interessante em temas que versem sobre o sistema prisional brasileiro.

  • ALGUNS FILMES:

1- Meu nome não é Johnny

Baseado em uma história real, o longa narra a trajetória de João Estrela, jovem de classe média que se envolve com o mundo das drogas e se torna um dos maiores traficantes brasileiros, até ser preso e ver sua vida desmoronar por completo. Em Redação, pode ser bastante útil na abordagem de temas sobre o consumo de drogas por jovens e, também, os efeitos das drogas na vida das pessoas.

2- Carandiru

Esta clássica produção do cinema nacional narra a maior chacina já ocorrida em um presídio brasileiro. Para além do olhar sobre o massacre, também expõe os dramas enfrentados por presidiários, carcereiros e suas famílias. Em Redação, pode ser utilizada em temáticas que versem sobre a violência, uma vez que esta se manifesta no longa em diversos formatos.

3- Carros 3

No terceiro filme da animação, Relâmpago Mcqueen, campeão invicto das pistas, vê seu mundo se desestabilizar com a chegada de um novo competidor. Mais jovem e mais veloz, seu oponente o derrota de forma ágil e balança as estruturas do protagonista, que, ao sofrer um grave acidente, depara-se com a difícil missão de se reinventar. Em Redação, pode ser um excelente repertório para temáticas que versem sobre o envelhecimento.

4- Homem de Ferro 2

Na segunda produção sobre o gênio, bilionário, playboy e filantropo, Tony Stark se depara com problemas difíceis de resolver e vai precisar movimentar muito de seus conhecimentos para encontrar as soluções. Em busca da cura para uma doença misteriosa que lhe tirava o sono, o Homem de Ferro se vê mais imerso em seu próprio mundo e passa a conhecer melhor sua origem e a história de seu pai, falecido há muitos anos e com quem mantinha grande distanciamento. Em Redação, é um ótimo repertório para temas que abordem sobre o autoconhecimento.

Então, que tal separar a pipoca e preparar a sessão cinema? Você pode se entreter e, ao mesmo tempo, incrementar seu repertório sociocultural, o que pode te ajudar na Redação do Enem!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!