Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 17 de março de 2021

7 melhores dicas de preparo psicológico para fazer a prova do Enem

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 11 de março de 2021.


Estudar para uma prova é muito importante para se sair bem. Mas você sabia que o preparo psicológico também é fundamental para o sucesso e ter uma boa nota? Pois é! Principalmente se o exame for o Enem ou outro tão decisivo.

Quando nosso cérebro reconhece que enfrentaremos uma avaliação, ele ativa estruturas responsáveis pela sensação de ameaça. O resultado? Falta de foco, preguiça, procrastinação, ansiedade e alterações no apetite e no sono. É por isso que em vez de estudar, você se distrai e faz outra coisa ou se “paralisa” e não consegue focar nos estudos.

Por essa razão, é essencial se preparar psicologicamente. Quer saber como fazer isso? Neste post, trazemos 7 dicas incríveis que vão ajudar nessa missão. Vamos lá?

1. Defina pequenos objetivos

Quando estabelecemos metas muito grandes, a tendência é ativar a sensação de luta ou fuga. Dessa maneira, definir pequenos objetivos de estudos pode ser uma boa estratégia para driblar essas sensações. Existem diversas técnicas que podem ajudar, como a Pomodoro.

Nela, você tem períodos de estudo com intervalos de descanso. Ou seja, nada de dar aquela olhadinha na rede social no momento de concentração, ok? Outra maneira é dividir as matérias que precisam ser estudadas fazendo um cronograma de estudos. Quanto mais cedo você começar a estudá-las, mais tempo terá para se preparar e poderá fracionar mais os momentos de estudos.

2. Aprenda a respirar profundamente

Você sabia que a respiração ajuda a controlar a ansiedade e baixar o nível de estresse antes das atividades que exigem calma e atenção, como em uma prova importante? Respirar com a barriga, como os bebês fazem, enche mais o pulmão de ar.

Para isso, faça um treino de respiração. Puxe o ar ao mesmo tempo em que movimenta a barriga, como se fosse enchê-la. Depois, contraia a barriga para que o diafragma possa se expandir e esvaziar os pulmões. Esse treino respiratório auxilia nas sensações de calma e tranquilidade, favorecendo o foco, que é o que você mais precisa nessas horas, não é mesmo?

3. Durma bem

Por mais difícil que pareça, ainda mais nos dias anteriores à prova, dormir bem é fundamental. Sabemos que a ansiedade toma conta e pode nos fazer perder o sono. Além disso, a ideia de não ter estudado o suficiente faz com que queiramos passar noites em casa revisando as matérias.

Entretanto, descansar a mente é importante para fixar o aprendizado. De nada vai adiantar estudar se não conseguir assimilar os conhecimentos. Veja algumas dicas:

  • tenha horário para dormir e acordar;
  • desligue o celular para resistir à tentação de ficar nas redes sociais antes de dormir e ao acordar no meio da noite, por exemplo;
  • faça refeições leves nas últimas horas do dia, pois a digestão lenta atrapalha o sono;
  • faça algo relaxante, como ler um livro ou ouvir música;
  • apague todas as luzes.

4. Entenda como funciona a prova

Para ajudar a controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova, aprenda tudo sobre como ela funciona e trace estratégias. Saiba o horário de abertura dos portões e encerramento do exame, quantas matérias e quantas questões ela possui, quanto tempo você terá para resolver cada atividade e as regras do Enem (tipo de caneta, lanche, água entre outros). Com tudo bem esclarecido, você se sente mais preparado para fazer a prova e isso reduz os níveis de estresse do momento.

5. Mantenha a confiança em si mesmo

Manter a confiança em si mesmo é fundamental. O medo do fracasso e a adrenalina podem até ajudar na motivação, mas em excesso aumentam a tensão e a ansiedade. Além disso, fazem com que você corra o risco de cometer erros bobos e dê o famoso e temido “branco” — quando você se esquece de algo que tem certeza de que sabe.

Na hora da prova, concentre-se na sua autoconfiança. Você estudou, está preparado! Nada de lembrar sobre a importância do exame e os riscos em falhar. Esqueça a pressão externa, inspire profundamente e diga mentalmente que você é capaz!

6. Organize os pensamentos

Um bom truque que ajuda a assimilar os conhecimentos é fazer “gavetas mentais”. Dessa maneira, fica mais fácil resgatá-los quando for preciso. Na hora de estudar, evite pular de matéria em matéria sem necessidade. Quando pegar um tema, tente encerrá-lo antes de pular para o próximo.

Outra dica bem legal para isso é mentalizar coisas relacionadas à matéria, como a capa do livro ou apostila ou o rosto do professor que dá a disciplina. Dessa forma, você consegue lembrar o assunto mais facilmente.

7. Cuide dos seus hábitos

Nossos hábitos de vida interferem diretamente em nosso psicológico. Quem mantém um estilo de vida saudável consegue afastar o estresse e a ansiedade, além de se beneficiar com as sensações de prazer e de bem-estar, que são essenciais nesse período. A seguir, confira algumas dicas:

  • mantenha uma alimentação equilibrada, rica e variada em alimentos saudáveis, pois fornecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, inclusive do cérebro;
  • pratique atividades físicas regularmente, já que ativam a circulação sanguínea, levando mais oxigênio e nutrientes para o cérebro e melhoram o condicionamento físico para passar horas sentado fazendo a prova;
  • beba água porque o cérebro precisa de hidratação;
  • evite açúcares, gorduras e excessos alimentares, pois causam sonolência e deixam o processo mental mais lento;
  • faça meditação, ioga ou outro método que ajude no relaxamento;
  • se distraia um pouco, leia um livro que não seja das matérias, saia com os amigos, assista a um filme, faça um passeio ou outra atividade que goste.

Como você pode ver, não basta apenas estudar muito, é preciso ter um bom preparo psicológico para que assimile todo o conteúdo e consiga manter a tranquilidade no momento da prova. Estude, siga as nossas dicas e se mantenha confiante. Isso aumenta, e muito, as suas chances de se sair bem no Enem.

E aí, curtiu as nossas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e marque aqueles amigos que, assim como você, também farão o Enem e precisam de uma ajuda extra para manter o preparo psicológico!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!