
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.
Quando falamos em cursos da área de saúde, logo pensamos em medicina, não é mesmo? Entretanto, existem outras faculdades que também zelam pelo bem-estar das pessoas e, até mesmo, dos animais. Você sabe quais são? Se você pretende seguir carreira nessa área e fará a prova do Enem, é importante conhecer todas as profissões antes de decidir pela sua.
Pensando nisso, resolvemos trazer neste post 7 dos principais cursos da área de saúde e o que você deve considerar antes de escolher a sua carreira e instituição de ensino. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?
1. Odontologia
A odontologia é a ciência responsável pela nossa saúde bucal. O profissional dentista atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas que ocorrem na cavidade bucal, como gengiva, mordida e dentes. Além disso, faz intervenções na parte estética, como lentes, facetas e clareamento. Tudo isso para deixar o sorriso mais bonito e funcional.
O curso de odontologia tem o grau de bacharelado e duração de, geralmente, 10 semestres. O aluno aprende sobre a anatomia das estruturas da boca e da face, implantodontia, endodontia e outras disciplinas específicas, além das mais básicas da área da saúde. Para se formar, ele deve fazer estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
2. Nutrição
Você sabe, exatamente, o que faz o nutricionista? Ele é responsável pela nossa saúde por meio da alimentação. Dessa maneira, ele elabora diagnóstico nutricional, prescreve dietas, faz controle de qualidade de alimentos e desenvolve produtos alimentícios, além de outras contribuições.
O profissional tem várias áreas de atuação, como esportiva, social, unidade de alimentação e nutrição e clínica. Dessa maneira, ele pode trabalhar em consultórios, hospitais, clínicas, indústrias, refeitórios, restaurantes, academias, clubes esportivos, laboratórios de pesquisa e outros lugares.
Durante o curso de nutrição, o aluno aprende disciplinas básicas da saúde, como anatomia, fisiologia e bioquímica, além de outras generalistas, como matemática, português e química. Na grade curricular, também há disciplinas bem específicas, como dietética, nutrição esportiva e avaliação nutricional.
O curso tem o grau de bacharelado e dura 4 anos, podendo ser integral ou não, dependendo da instituição. Para se formar é preciso fazer estágio e TCC.
3. Psicologia
O psicólogo é o profissional que cuida da mente e das emoções. Ele atua no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de distúrbios emocionais, mentais e de personalidade. Sendo assim, ele estuda o comportamento humano analisando as ideias, emoções e valores para identificar os padrões de comportamento por meio de interação e observação do paciente.
O curso de psicologia pode ser feito em dois graus: licenciatura e bacharelado, e a graduação dura 10 semestres. O aluno estuda disciplinas básicas de saúde e específicas da área, como psicologia social e das organizações, teorias psicológicas e outras. Assim como nos cursos anteriores, é preciso fazer estágio e TCC para se formar.
4. Biomedicina
Podemos dizer que a biomedicina é a junção entre biologia e medicina, como o próprio nome sugere. Os biomédicos têm foco na pesquisa e na identificação de microrganismos que causam doenças, no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, e na melhora da qualidade de vida da população em geral.
O profissional pode atuar em laboratórios, clínicas e hospitais, além de centros de estética, onde realiza os mais diversos procedimentos de beleza. O curso é do tipo bacharelado e dura 8 semestres. O aluno se prepara por meio de disciplinas gerais e específicas. Há também muitas aulas práticas em laboratórios, estágio supervisionado e entrega do TCC.
5. Medicina veterinária
Pode parecer estranho, mas a medicina veterinária também é um dos cursos da área de saúde. Ela se dedica à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças de animais e de zoonoses, que são enfermidades transmitidas entre animais e humanos. Além disso, o profissional também pode atuar em indústrias no controle de qualidade dos produtos de origem animal.
O curso tem habilitação de bacharelado e duração de 10 semestres em período integral. O aluno estuda disciplinas generalistas e específicas, além de aulas de laboratório e práticas, como cirurgias. É preciso fazer estágio supervisionado e TCC para se formar como um médico veterinário.
6. Educação física
O profissional de educação física atua na promoção da saúde por meio das atividades físicas. Ele prescreve, orienta e acompanha a prática de esportes ou exercícios físicos para as mais diversas idades e com todos os cuidados específicos.
O curso de educação física pode ser feito na graduação do tipo bacharelado ou licenciatura. No caso da segunda opção, o estudante se preparará para dar aulas em escolas de educação básica. O aluno de educação física estuda disciplinas da saúde, como anatomia e fisiologia, além das específicas, como atletismo, desenvolvimento motor, dança e ginástica. Para obter o diploma, é necessário fazer o TCC e o estágio.
7. Enfermagem
É muito comum que as pessoas se confundam entre as profissões de auxiliar, técnico e enfermeiro. Saiba que o enfermeiro é o profissional formado no ensino superior capaz de supervisionar e coordenar os técnicos e os auxiliares — que são formados a nível técnico.
Além do mais, é o responsável por atender os pacientes de alto grau de complexidade e pode trabalhar em cargos administrativos na área da saúde, como em hospitais e clínicas. Para se tornar um enfermeiro, é preciso a graduação em enfermagem, que tem duração de 4 anos.
No início do curso, o aluno estuda disciplinas mais gerais, como administração, psicologia e sociologia. Por fim, ele aprende as disciplinas mais específicas da profissão e tem aulas práticas em laboratórios. Ele também precisa entregar o TCC e fazer estágio supervisionado.
Se você tem intenção de ingressar em um dos cursos da área de saúde, não deixe de verificar a grade curricular, o perfil do aluno e como está o mercado de trabalho. Além do mais, é preciso pesquisar por uma boa instituição de ensino superior para garantir o melhor aprendizado. A dica é conferir se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se tem um bom prestígio no meio acadêmico.
Agora que já conversamos sobre os cursos da área de saúde, que tal saber mais sobre as engenharias? Aproveite que está por aqui e entenda as 5 principais áreas de atuação do profissional de Engenharia Civil!
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material