Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 17 de novembro de 2020

7 principais cursos da área de saúde e como escolher o melhor

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Quando falamos em cursos da área de saúde, logo pensamos em medicina, não é mesmo? Entretanto, existem outras faculdades que também zelam pelo bem-estar das pessoas e, até mesmo, dos animais. Você sabe quais são? Se você pretende seguir carreira nessa área e fará a prova do Enem, é importante conhecer todas as profissões antes de decidir pela sua.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste post 7 dos principais cursos da área de saúde e o que você deve considerar antes de escolher a sua carreira e instituição de ensino. Para conferir, basta continuar a leitura. Vamos lá?

1. Odontologia

A odontologia é a ciência responsável pela nossa saúde bucal. O profissional dentista atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas que ocorrem na cavidade bucal, como gengiva, mordida e dentes. Além disso, faz intervenções na parte estética, como lentes, facetas e clareamento. Tudo isso para deixar o sorriso mais bonito e funcional.

O curso de odontologia tem o grau de bacharelado e duração de, geralmente, 10 semestres. O aluno aprende sobre a anatomia das estruturas da boca e da face, implantodontia, endodontia e outras disciplinas específicas, além das mais básicas da área da saúde. Para se formar, ele deve fazer estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

2. Nutrição

Você sabe, exatamente, o que faz o nutricionista? Ele é responsável pela nossa saúde por meio da alimentação. Dessa maneira, ele elabora diagnóstico nutricional, prescreve dietas, faz controle de qualidade de alimentos e desenvolve produtos alimentícios, além de outras contribuições.

O profissional tem várias áreas de atuação, como esportiva, social, unidade de alimentação e nutrição e clínica. Dessa maneira, ele pode trabalhar em consultórios, hospitais, clínicas, indústrias, refeitórios, restaurantes, academias, clubes esportivos, laboratórios de pesquisa e outros lugares.

Durante o curso de nutrição, o aluno aprende disciplinas básicas da saúde, como anatomia, fisiologia e bioquímica, além de outras generalistas, como matemática, português e química. Na grade curricular, também há disciplinas bem específicas, como dietética, nutrição esportiva e avaliação nutricional.

O curso tem o grau de bacharelado e dura 4 anos, podendo ser integral ou não, dependendo da instituição. Para se formar é preciso fazer estágio e TCC.

3. Psicologia

O psicólogo é o profissional que cuida da mente e das emoções. Ele atua no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de distúrbios emocionais, mentais e de personalidade. Sendo assim, ele estuda o comportamento humano analisando as ideias, emoções e valores para identificar os padrões de comportamento por meio de interação e observação do paciente.

O curso de psicologia pode ser feito em dois graus: licenciatura e bacharelado, e a graduação dura 10 semestres. O aluno estuda disciplinas básicas de saúde e específicas da área, como psicologia social e das organizações, teorias psicológicas e outras. Assim como nos cursos anteriores, é preciso fazer estágio e TCC para se formar.

4. Biomedicina

Podemos dizer que a biomedicina é a junção entre biologia e medicina, como o próprio nome sugere. Os biomédicos têm foco na pesquisa e na identificação de microrganismos que causam doenças, no desenvolvimento de medicamentos e vacinas, e na melhora da qualidade de vida da população em geral.

O profissional pode atuar em laboratórios, clínicas e hospitais, além de centros de estética, onde realiza os mais diversos procedimentos de beleza. O curso é do tipo bacharelado e dura 8 semestres. O aluno se prepara por meio de disciplinas gerais e específicas. Há também muitas aulas práticas em laboratórios, estágio supervisionado e entrega do TCC.

5. Medicina veterinária

Pode parecer estranho, mas a medicina veterinária também é um dos cursos da área de saúde. Ela se dedica à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças de animais e de zoonoses, que são enfermidades transmitidas entre animais e humanos. Além disso, o profissional também pode atuar em indústrias no controle de qualidade dos produtos de origem animal.

O curso tem habilitação de bacharelado e duração de 10 semestres em período integral. O aluno estuda disciplinas generalistas e específicas, além de aulas de laboratório e práticas, como cirurgias. É preciso fazer estágio supervisionado e TCC para se formar como um médico veterinário.

6. Educação física

O profissional de educação física atua na promoção da saúde por meio das atividades físicas. Ele prescreve, orienta e acompanha a prática de esportes ou exercícios físicos para as mais diversas idades e com todos os cuidados específicos.

O curso de educação física pode ser feito na graduação do tipo bacharelado ou licenciatura. No caso da segunda opção, o estudante se preparará para dar aulas em escolas de educação básica. O aluno de educação física estuda disciplinas da saúde, como anatomia e fisiologia, além das específicas, como atletismo, desenvolvimento motor, dança e ginástica. Para obter o diploma, é necessário fazer o TCC e o estágio.

7. Enfermagem

É muito comum que as pessoas se confundam entre as profissões de auxiliar, técnico e enfermeiro. Saiba que o enfermeiro é o profissional formado no ensino superior capaz de supervisionar e coordenar os técnicos e os auxiliares — que são formados a nível técnico.

Além do mais, é o responsável por atender os pacientes de alto grau de complexidade e pode trabalhar em cargos administrativos na área da saúde, como em hospitais e clínicas. Para se tornar um enfermeiro, é preciso a graduação em enfermagem, que tem duração de 4 anos.

No início do curso, o aluno estuda disciplinas mais gerais, como administração, psicologia e sociologia. Por fim, ele aprende as disciplinas mais específicas da profissão e tem aulas práticas em laboratórios. Ele também precisa entregar o TCC e fazer estágio supervisionado.

Se você tem intenção de ingressar em um dos cursos da área de saúde, não deixe de verificar a grade curricular, o perfil do aluno e como está o mercado de trabalho. Além do mais, é preciso pesquisar por uma boa instituição de ensino superior para garantir o melhor aprendizado. A dica é conferir se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e se tem um bom prestígio no meio acadêmico.

Agora que já conversamos sobre os cursos da área de saúde, que tal saber mais sobre as engenharias? Aproveite que está por aqui e entenda as 5 principais áreas de atuação do profissional de Engenharia Civil!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!