Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 18 de setembro de 2020

Ansiedade antes do Enem: conheça práticas para controlar!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornou o principal meio de entrada para muitas universidades brasileiras. Sendo assim, é bastante comum a ansiedade tomar conta de muitos estudantes antes da prova, afinal, foram meses ou até anos de estudo intenso para garantir uma bolsa ou uma vaga na faculdade.

A ansiedade antes do Enem faz parte do medo de, por exemplo, esquecer algum assunto ou de não saber muito sobre o tema da redação. Enfim, são várias as causas que podem acarretar a ansiedade, e ela pode afetar o seu desempenho para resolver bem a prova.

Por isso, neste post listamos algumas práticas importantes para ajudar a controlar melhor o sentimento, assim como ter mais chances de sucesso no Enem. Confira as dicas a seguir!

Treine a respiração

Quando o nervosismo bate, é comum sentir aquela dor no peito, falta de ar, tonturas ou desatenção. Entre um estudo e outro ou até nas atividades normais do seu dia a dia, comece os treinamentos de respiração, pois quando o ar entra e sai corretamente do pulmão, ele oxigena as células e acalma o corpo e a mente.

Use a técnica a seguir:

  • primeiro, expire até o limite;
  • em seguida, inspire lentamente por 4 segundos;
  • depois, segure a respiração por 3 segundos;
  • por fim, expire por 7 segundos.

Repita o método 3 vezes seguidas ou até se acalmar.

Aprenda a meditar

Meditar é um método ideal para manter o equilíbrio. É praticamente como um exercício espiritual e consiste em se concentrar em algo, um pensamento ou uma atividade. O principal objetivo é encontrar clareza na mente e, consequentemente, melhorar a produtividade e a atenção. Além de, claro, controlar a ansiedade antes do Enem.

Faça atividades físicas

Mais do que nunca, a prática de atividades físicas é bastante importante nesse momento. Com a movimentação regular, o organismo libera hormônios que dão ao corpo a sensação de bem-estar, prazer e felicidade. Além disso, o cansaço pós-atividade proporciona um sono melhor e reparador.

Invista em seus hobbies

Depois de estudar intensamente ao longo dos últimos meses, procure se dedicar, às vésperas da prova, a algum passatempo, como ver séries, ouvir músicas, e sair com os amigos. Esse tipo de atividade promove o entretenimento, além da sensação de prazer. Manter a prática em equilíbrio com os estudos é uma boa saída para controlar a ansiedade.

Tenha uma boa alimentação

Claro que a alimentação não poderia ficar de fora da lista, pois os nutrientes são indispensáveis para manter o bom funcionamento do corpo. Isso também reflete no seu sono e no seu desempenho durante a prova. Evite o excesso de produtos gordurosos e ricos em açúcar, além de serem pobres em nutrientes, eles podem aumentar a ansiedade.

Desenvolva pensamentos positivos

Muitas vezes, a própria mente cria cenários e obstáculos que não existem na realidade, como resultado, você mesmo acaba por se sabotar. Sendo assim, sempre que os pensamentos negativos ou desafiadores surgirem, desvie o foco e diga a si mesmo palavras positivas. Nesse caso, a autoconfiança no seu processo de estudos é o melhor caminho.

Por fim, caso o sentimento de ansiedade antes do Enem persista mesmo seguindo as orientações listadas, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. Ele poderá te ajudar indicando novas técnicas para controlar melhor o medo e a preocupação. O autocontrole é indispensável para não perder todo o período de estudo.

Se você gostou do conteúdo apresentado neste post, compartilhe em suas redes sociais para que mais estudantes aprendam a controlar a ansiedade antes da prova.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!