Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 21 de dezembro de 2020

Áreas biológicas: quais carreiras seguir?

Anna Fernandes
Anna Fernandes

Professora de Biologia, formada pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em microbiologia e parasitologia. Apaixonada pela sala de aula, pelo combate às doenças negligenciadas, gatos e modalidades circenses.Publicado em . | Atualizado em 21 de dezembro de 2020.


O que são as famosas ciências da natureza? Como a biologia se encaixa dentro desse contexto? O que um biólogo faz? Quais carreiras seguir dentro das áreas biológicas? “Não quero dar aula, então como eu seria um pesquisador”? Normalmente são essas as perguntas que os alunos das áreas de biomédicas fazem para seus professores. As ciências da natureza são, de acordo com o MEC, “o campo da ciência que se dedica ao estudo da natureza e aos elementos que a compõem. Também conhecida como ciências naturais, essa área do conhecimento é dividida em outros campos do saber que utilizam variados métodos científicos para estudar a natureza em seus diversos aspectos.

            A biologia é um grande campo de conhecimento, voltado para os estudos dos animais e sua relação com o meio ambiente, estudo do corpo humano, fisiologia comparada, evolução até a compreensão de novas doenças, espaço sideral e genética. Definitivamente, a biologia não é para amadores! Essa ciência é tão completa que torna o biólogo capaz de ver o mundo de uma maneira totalmente nova, o que o faz questionar sobre como as formas de vida surgiram e como elas serão com o tempo, se ainda continuarão aqui e como o humano tem contribuído para o desaparecimento dos animais e plantas que convivem conosco.

Obviamente, a docência é incrível, e todos sabemos o quanto um bom professor transforma a vida de seus alunos, mas a biologia não é resumida somente na sala de aula, é trabalho de campo, tênis sujo de lama, abrir ovários de flores, ver lâminas de tecidos no microscópio, conhecer animais exóticos e, claro, aprender vários nomes “difíceis”.

            Agora, que tal conhecer um pouco sobre quais são as áreas biológicas? Talvez, depois desta leitura, você se sinta um pouco mais confiante e decidido sobre qual carreira, dentro dessa ciência, gostaria de seguir! Lembre-se de que a ideia deste texto é apresentar cada possibilidade dentro do universo microscópico e macroscópico que, às vezes (tomara!), pode te mostrar que você se encaixa em mais de um perfil. Confira:

1- O biólogo professor

Normalmente, os estudantes de licenciatura em biologia são pessoas extremamente didáticas, curiosas e extrovertidas. O(a) professor(a) de ciências está sempre planejando aulas práticas, documentários que mostrem animais diferentes e debates sobre impactos ambientais. Se você é um aluno que gosta muito de professores criativos e espontâneos, pode ter certeza de que a sua carreira como professor de ciências/biologia será incrível!

Quem faz licenciatura encontra grandes oportunidades de emprego nos ensinos fundamental e médio, ministrando aulas de Ciências e Biologia. Além disso, pode atuar na revisão de material pedagógico, confecção de materiais didáticos e gravações de aulas. A empregabilidade de quem faz licenciatura, em geral, é alta e existe grande chance de progressão de carreira, podendo exercer cargos de coordenação e até de direção escolar.

2- O biólogo bacharel

O biólogo pesquisador é, normalmente, aquela pessoa metódica. Sabe aquele seu amigo que faz questão de copiar todos os desenhos que o professor faz no quadro? Aquele de caderno impecável? É um excelente candidato para as áreas de pesquisa! O cientista precisa sempre do seu caderno de protocolo próximo, sempre anota todas as informações que estudou, as novidades do mundo científico e as ideias inovadoras de experimentos e é o mais atento nas palestras e aulas.

Para os bacharéis, o mercado de trabalho é bastante amplo, por isso, existe grande oportunidade de emprego. Normalmente, as vagas estão vinculadas às universidades, como bolsistas (mestrandos, doutorandos ou pós-doutorandos) e pesquisadores ou às grandes empresas privadas dentro das áreas de farmácia, ecologia e biotecnologia. Para os alunos que optam por cursar bacharel, tenho uma excelente notícia para vocês: OPÇÕES não vão faltar!

Que tal você fazer um teste vocacional da biologia? Separe um papel para anotar suas respostas e, ao final, analise com qual área biológica você combinaria mais!

TESTE VOCACIONAL: QUAL ÁREA DA BIOLOGIA COMBINARIA MAIS COM VOCÊ?

  1. Imagine que você está em uma ilha deserta, avistando poucas árvores e nenhum animal por perto. Você está com sede e fome. O que você faria?

a) Não saberia exatamente por onde começar. Provavelmente, no primeiro momento, ficaria muito preocupado com a sua saúde e com a possibilidade de ter alguma doença. Contudo, depois, exploraria a ilha em busca de algum alimento.

b) Imediatamente subiria em uma árvore e procuraria frutos mordidos, isso indicaria que um animal o comeu, portanto, não são venenosos. Assim, poderia se alimentar desses frutos para depois procurar água para beber.

c) Analisaria a situação e bolaria uma estratégia de sobrevivência, fazendo um levantamento dos itens que estão com você, dos recursos que a ilha apresenta e de que forma você poderia ser resgatado.

2. Na escola, você costuma/costumava ser um aluno:

a) Muito criativo e organizado com seu caderno. Adorava usar várias canetinhas para desenhar todos os esquemas feitos no quadro pelo seu professor.

b) Perdido. Anotava o que conseguia acompanhar, mal tinha uma caneta funcionando, vivia pedindo o material do amigo emprestado, mas amava as aulas práticas.

c) Metódico e certinho. Seu caderno tinha sempre as anotações perfeitas, e você era considerado o escrivão da turma. Todas as anotações eram suas, e o estudo para a prova poderia ser feito apenas com o seu material.

3. Sabemos que os professores nos chamam atenção de diferentes formas. A personalidade de cada um nos inspira e nos motiva a seguirmos carreiras semelhantes ou parecidas. É por meio do professor que nos sentimos pertencentes a uma área de estudo. Qual o perfil de professor que você mais gosta/gostava na escola?

a) O cientista louco. Aquele que sempre procurava fazer aulas práticas, maquetes e esquemas. O que desenhava os mais mirabolantes animais no quadro e divertia a turma com seu jeito descontraído e alegre.

b) O professor aventureiro. Esse professor não perde uma oportunidade de aula de campo! Adora levar a turma para um passeio exploratório nas florestas, matos e praias, mostrando os bichos e plantas exóticas que encontra no caminho. Curte canções para ensinar a matéria e adora fazer piadas.

c) O professor sério. Você não curte muito gracinha, piadinha não é contigo. Você gosta do professor que vai direto ao ponto, que explica, de forma simples e calculista, como aprender diferentes nomes e características “difíceis” de animais. Normalmente ensina com esquemas e tabelas.

4. Existem diferentes formas de aprendizagem. Assinale aquela que mais se encaixa com a forma que você compreende uma matéria:

a) Maquetes, aulas práticas e videoaulas.

b) Músicas, aulas de campo e associações.

c) Esquemas, gráficos e tabelas.

5. A biologia da escola é extremamente variada e pode ser dividida em diversos campos de estudo. Assinale os assuntos que você costuma/costumava gostar mais de estudar:

a) Doenças, células e fisiologia comparada.

b) Ecologia, zoologia e botânica.

c) Genética, evolução e sistemas do corpo humano.

6. Se você pudesse usar uma única palavra para te descrever como aluno, seria:

a) Curioso.

b) Explorador.

c) Metódico.

7. Muitos alunos apresentam dificuldades em biologia, especialmente devido aos famosos “nomes difíceis” que essa disciplina possui. Determine abaixo os nomes que você costuma lembrar com mais facilidade:

a) Nomes de doenças e microrganismos.

b) Nomes de plantas e animais.

c) Nomes de teorias evolutivas e leis genéticas.

8. Caso você pudesse ter o seu nome divulgado em uma revista científica graças a uma descoberta importante para o mundo da ciência, qual manchete te agradaria mais?

a) “Cientista descobre a cura da AIDS”

b) “Biólogo descobre espécie de cobra nunca vista anteriormente”

c) “Pesquisador desenvolve novo método de análise do genoma humano”

9. Caso você estivesse em uma entrevista de emprego e precisasse apresentar seu maior defeito e sua maior qualidade, seriam:

a) Impaciente/Organizado

b) Distraído/Dedicado

c) Metódico/Determinado

10. O ambiente de trabalho é extremamente importante para o rendimento profissional do indivíduo. Se sentir confortável e feliz no lugar em que você trabalha é o ponto inicial para um trabalho de alto rendimento. Se você pudesse escolher o seu ambiente de trabalho, qual destes seria?

a) Um laboratório limpo e com ar condicionado.

b) Uma floresta cheia de animais diferentes por perto.

c) Um escritório.

RESULTADO DO TESTE

  • Mais respostas “A”: arrasou, você seria um biólogo “nutella”, mas calma! Isso não significa algo ruim! Esse perfil de biólogos corresponde a pessoas metódicas e curiosas. Daquele tipo que gosta muito de explorar conteúdos e experimentos novos, mas também gosta do conforto do ar condicionado do laboratório. É aquele cientista prodígio, o louco dos microrganismos, o chato da biossegurança, aquele que grava todos os ciclos de transmissão de doenças e que aparece nas capas de revistas científicas por descobrir um novo vírus. Você sabia que a maior parte dos artigos científicos publicados na Nature e Science são destas áreas? Veja os bacharéis que poderiam combinar com você:

Biotecnologia: o bacharel em biotecnologia pode atuar na confecção de vacinas, medicamentos e soros novos. Está sempre por dentro das doenças atuais e como preveni-las. Normalmente é contratado por empresas farmacêuticas e se dá muito bem com inovações tecnológicas, como nanotecnologia!

Microbiologista/Parasitologista: o bacharel em microbiologia e parasitologia atua no estudo de fungos, bactérias, vírus, protozoários e vermes. Estuda como combater as doenças causadas por esses agentes e como reduzir sua transmissão. É atuante em debates sobre questões sociais, gosta de discutir sobre doenças negligenciadas e sonha com a educação básica em saúde para todos.

Biossegurança: trabalha com a redução de risco de contaminação por ativos biológicos em diferentes tipos de ambientes, especialmente na indústria. Normalmente é o maníaco da limpeza! É contratado por diferentes empresas como gestor da qualidade e da segurança. São cruciais para a contenção de transmissão de doenças e são as primeiras pessoas chamadas quando há casos de pandemias e surtos nos países.

Biologia celular: o bacharel em biologia celular atua no estudo das organelas celulares, nos diferentes tipos de células que existem e em como ocorre a interação entre elas. É extremamente detalhista e paciente, muito bom em aulas práticas e na observação de características.

  • Mais respostas “B”: parabéns, você é um biólogo “raiz”. Os biólogos com esse perfil normalmente são pessoas criativas e exploradoras! São aqueles que gostam muito de atividades ao ar livre, trabalhos de campo e de coleta. Aqueles que, na escola, gostam muito das aulas práticas e são excelentes na confecção de trabalhos manuais, como maquetes e modelos representativos. Os cientistas dessa área são extrovertidos e cativantes! São eles:

Ecologista: os bacharéis em ecologia são amantes profundos dos animais e do meio ambiente. São envolvidos em atividades de proteção ambiental, reservas ecológicas, santuários e campanhas contra desmatamentos e queimadas. Os cientistas ambientais podem atuar de diferentes maneiras, desde áreas de reserva até safaris exploratórios.

Botânico: pensa em um biólogo gente boa, esse cara é o botânico. O louco das flores, aquele que tem seu próprio jardim em casa, que rega as plantas da faculdade e reclama quando pisam nelas por acidente! Os botânicos podem trabalhar com fisiologia/anatomia vegetal e são muito importantes para o estudo do equilíbrio de ecossistemas.

Biólogo forense: o biólogo forense trabalha com perícia criminal. Não se incomoda com sangue e corpos em decomposição. É o aluno curioso e o profissional dedicado. Trabalha com a análise de detritos e a fauna associada. São pesquisadores contratados por instituições públicas como perito criminal/auxiliar/técnico de necropsia da polícia federal.

Ecoturismo: excelente para os alunos que ficam na dúvida entre biologia e turismo! São extremamente exploradores, gostam de conhecer novas culturas e sabem tudo sobre os animais e plantas que cada lugar possui. São excelentes guias de viagens e companhias muito boas para qualquer passeio. Podem ser contratados por empresas de turismo e safaris ecológicos. Viajam o mundo inteiro se divertindo intensamente com o que fazem.

Astrobiologia: área perfeita para os alunos amantes do espaço! Apesar de ser nova, essa área promete ser uma das mais estudadas no futuro. Conta com a análise de materiais vindos de fora da Terra e com a descoberta de características novas e de vida extraterrestre. Podem ser contratados por grandes instituições de pesquisas em astronomia e atuam próximos a físicos, engenheiros e químicos.

  • Mais respostas “C”: que isso! Você é o cientista empresário. O bacharel “cientista empresário” é aquele ativista preocupado com causas sociais/ambientais, mas, ao mesmo tempo, é decidido, pé no chão e muito bom em estratégias. É o aluno que gosta muito de biologia na escola, mas nunca se deu mal em matemática e física. Os números não são um problema para você! Na faculdade, é aquele que ensina cálculo e bioestatística para todos os amigos, e a galera te considera um gênio dos números. As áreas que combinam com o seu perfil de aprendizagem são:

Genética e evolução: biólogo curioso e desconfiado. Atua no estudo de doenças crônicas, cromossômicas, congênitas e hereditárias. Estuda o impacto de fatores externos no material genético humano, desvenda os mistérios do genoma das espécies e analisa as características que os seres vivos podem ou não adquirir.

Análises clínicas: trabalha em laboratórios especializados na análise de material biológico para diversos fins: exames, aplicação na indústria. Pode atuar na perícia criminal e é um excelente cientista, analisa perfeitamente resultados e é extremamente rápido em desvendar algum exame inconclusivo.

Gestão ambiental: o biólogo gestor ambiental pode trabalhar na recuperação de áreas degradadas ou contaminadas, no tratamento de efluentes e resíduos, no desenho de projetos para empresas e governos e na gestão de parques e áreas de preservação. Além de ser sempre contratado quando uma empresa precisa fazer obras, cabe ao bacharel em gestão determinar se o projeto irá ou não adiante.

E aí, curtiu o seu resultado? Envie para aquele amigo que adora Biologia!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!