Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 14 de agosto de 2020

Carreira em TI: quais as vantagens e rumos dessa profissão?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Os jovens têm bastante contato com a tecnologia, por isso, a carreira em TI pode ser muito almejada por quem vai iniciar a vida profissional. No entanto, podem surgir algumas dúvidas antes da decisão em fazer um curso técnico ou entrar em uma faculdade.

Independentemente da escolha do modelo de formação, essa carreira promete rumos promissores para quem quer entrar no mercado. Nesse sentido, quanto maior for o grau de especialização e experiências profissionais, maiores serão as chances de crescimento e remuneração.

Se você tem interesse pela carreira, continue a leitura e saiba mais sobre a profissão do futuro.

Por que os profissionais de TI são tão valorizados no mercado?

A resposta está relacionada à inovação tecnológica, pois novas ferramentas surgem nesse mercado de um dia para o outro. Como as mudanças ocorrem em todas as áreas e, geralmente, envolvem ciência de dados, inteligência artificial e nuvem, é cada vez mais comum precisar da experiência desses profissionais.

As empresas, como as de comunicação e engenharia, não querem ficar desatualizadas no mercado, por isso investem em processos e equipamentos capazes de qualificar ainda mais o seu serviço. Para fazer a instalação e a manutenção a fim de que tudo funcione como deve, é necessário um TI para atendê-las.

Quanto mais qualificações o TI tem para oferecer, maiores são as suas chances de se destacar no mercado e conseguir bons cargos ou clientes (quando atuar como prestador de serviços).

Quais as vantagens da carreira em TI?

A carreira em TI é bastante promissora, com muitas vantagens e oportunidades para quem a escolhe. Especialistas dizem ser uma das profissões do futuro, pois, como sabemos, a tecnologia traz inúmeros benefícios e faz parte da rotina das pessoas. Veja a seguir outros pontos vantajosos da profissão.

Novas oportunidades

Como comentamos sobre a agilidade das mudanças tecnológicas, esse ponto pode ser bastante positivo para o profissional. Você pode começar como trainee ou júnior em uma pequena empresa e, conforme o crescimento do estabelecimento ou principalmente o seu, as oportunidades devem chegar à sua porta.

Cargos de gerência, coordenação e até diretoria podem sim ser almejados na carreira, tudo dependerá do seu empenho em buscar o conhecimento e de se especializar na área. Alguns profissionais têm a oportunidade de mudar de país, abrir a sua própria empresa, seguir em um cargo corporativo, trabalhar como freelancer ou até prestar serviços públicos.

Diferentes atuações

Se engana quem pensa que o TI faz só manutenções nos notebooks. Ele pode fazer isso se quiser, porém, as capacitações desse profissional vão mais além. Ele pode atuar na criação de jogos e aplicativos para empresas, no desenvolvimento web, na análise de sistemas, nas áreas de segurança da informação. São inúmeras as opções para seguir dentro da carreira e a maioria delas promete crescer ainda mais.

Potencial de mercado

A ciência da tecnologia muda rapidamente, mesmo quando outras áreas sofrem por uma crise na economia, por isso o mercado para o TI está sempre aquecido. Então, normalmente, é fácil de encontrar vagas, pois esse setor contrata bastante. No entanto, não se engane quanto ao preenchimento dos cargos, afinal, uma boa qualificação ainda é exigida.

Qual rumo tomar?

Entre os rumos da profissão, você pode escolher entre ser um generalista ou um especialista. Não existe uma opção certa ou errada, até porque o mercado precisa dos dois tipos de prestador.

Porém, faça uma autoavaliação e entenda o seu perfil para resolver as questões da profissão e determinar o melhor caminho. Em todo caso, desenvolva algumas habilidades, como:

  • ser fluente em inglês (você vai precisar muito!);
  • aprender linguagens técnicas;
  • buscar experiências e fazer testes;
  • estudar, se atualizar e buscar certificações.

Por fim, para iniciar a carreira em TI, seja persistente nos estudos, explore suas habilidades e aprenda inglês o quanto antes. Algumas oportunidades podem aparecer e você vai precisar do preparo. Afinal, as atualizações acontecem para o bem da tecnologia e para o crescimento do profissional.

Você gostou deste post? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!