Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 10 de setembro de 2020

Carreira militar: diferença entre provas, quando e por que seguir?

Amanda Mussauer
Amanda Mussauer

Professora de Biologia para Ensino Fundamental Anos finais, Médio e segmento Militar e mestre em Neurociências. Publicado em . | Atualizado em 19 de novembro de 2020.


A carreira militar é o sonho de muitos adolescentes e jovens, por esse motivo, acaba gerando curiosidade em muitos alunos. A satisfação de vestir uma farda, servir a pátria e servir de inspiração para outras pessoas são aspectos que fazem essa carreira ser o objetivo de muitos. Para isso, existem alguns caminhos, como os: concursos militares. 

Existem instituições militares que abrem concursos todos os anos para alunos que estão completando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Justamente pelo fato de serem muitas provas, o início da carreira militar gera muitas dúvidas. Para te ajudar nesse processo de escolha, reunimos informações sobre alguns desses concursos. Confira as diferenças entre cada um, quando prestar e as possibilidades que se abrem ao ser aprovado.

O seu sonho é ser militar? Dê uma olhada nessas opções e descubra qual melhor se encaixa no seu objetivo:

1- Instituições de Ensino Médio:

Colégio Naval (CN) – O Colégio Naval (CN) é a Instituição de Ensino Médio da Marinha do Brasil,localizada em Angra dos Reis/RJ. Ao ingressar no CN, o aluno recebe todo o preparo para o futuro ingresso na Escola Naval. Além de Ensino Fundamental completo, o concurso aceita apenas alunos do sexo masculino que tenham entre 15 e menos de 18 anos no dia 1° de janeiro do ano do curso.

Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) Instituição da Aeronáutica, em Barbacena/MG, que fornece Ensino Médio regular. Podem se candidatar jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 19 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. A escola tem como um dos principais objetivos preparar os alunos para o ingresso na AFA.

2- Instituições de Ensino Superior:

Escola Naval – A Escola Naval, localizada no Rio de Janeiro, é uma instituição de Ensino Superior pertencente à Marinha do Brasil que tem como principal objetivo formar seus oficiais. Essa escola tem um Ciclo Escolar de quatro anos e um Ciclo Pós-Escolar de um ano, totalizando cinco anos de formação. Para concorrer ao concurso, estão permitidos ambos os sexos, contanto que o aluno ou a aluna tenha concluído o Ensino Médio e tenha entre 18 e 22 anos.

Academia da Força Aérea (AFA) – A AFA (Pirassununga/SP) é uma instituição de Ensino Superior integrada à Aeronáutica e à Força Aérea Brasileira. Essa academia forma oficiais que seguirão carreira como Aviadores, Infantes da Aeronáutica e Intendentes. Para participar, é necessário que o aluno ou a aluna tenha concluído o Ensino Médio e tenha entre 17 e 22 anos. Lembrando que: parte das vagas deste concurso são destinadas a ex-alunos da EPCAR.

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) – A EFOMM, no Rio de Janeiro, é uma escola militar de formação superior da Marinha Mercante Brasileira. Nessa escola, são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náuticae o de Máquinas. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas. Para participar do concurso, ambos os sexos precisam ter concluído o Ensino Médio e ter entre 17 e 23 anos.

Escola de Sargento das Armas (ESA) A ESA é uma escola militar de Ensino Superior, localizada no sul de Minas Gerais e pertencente ao Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.Ao final, o aluno deixa o curso como 3º sargento com curso Superior Tecnológico na área que escolheu. Para concorrer, o aluno ou a aluna precisa ter concluído o Ensino Médio e possuir entre 17 e 24 anos de idade para a área Geral/Aviação ou possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos de idade para as áreas de Música e Saúde. 

Instituto Militar de Engenharia (IME)O concurso para o IME é um dos mais concorridos do Brasil. Essa é uma instituição pública de formação superior ligada ao Exército Brasileiro e que oferece cursos na área de Engenharia. Na instituição, localizada no Rio de Janeiro, são oferecidos cursos para alunos que desejam seguir carreira militar, como também para os que não desejam seguir essa carreira após os 5 anos de formação. Para participar do concurso, os alunos e alunas que pretendem seguir carreira militar precisam ter concluído o Ensino Médio e ter entre 16 e 22 anos no ato da matrícula. Os que pretendem seguir carreira civil também precisam ter concluído o Ensino Médio, mas devem ter de 16 até 21 anos no ato da matrícula.

Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)O ITA é considerado um centro de referência de formação e está localizado em São José dos Campos/SP. Instituto público de Ensino Superior ligado ao Comando da Aeronáutica que oferece cursos de graduação (Engenharia) e pós-graduação. Assim como no IME, existe a possibilidade de escolha pela carreira militar ou civil no decorrer do curso. Ambos os sexos são aceitos e os alunos não podem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. 

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) – A Escola tem como objetivo selecionar e preparar os alunos para o ingresso na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) como aspirante e, dessa forma, iniciar a sua formação para ser um Oficial Combatente do Exército. Lembrando que a única forma de ingresso na AMAN é por intermédio do curso realizado na EsPCEx, que dura um ano em regime de internato em Campinas/SP. É necessário que os alunos que forem prestar o concurso estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou já tenham concluído e possuam idade mínima entre 17 e 22 anos. São aceitos ambos os sexos.

3- Cursos de formação:

Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr) – Localizada em Guaratinguetá/SP, a EEAr é a escola que abriga o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS). O período do curso é de 2 anos, o aluno que concluí-lo será promovido à graduação de 3° Sargento. Ambos os sexos podem se candidatar ao concurso, contanto que o aluno (a) tenha concluído o Ensino Médio. É preciso ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Depois de saber um pouco mais sobre as carreiras militares, você conseguiu se imaginar dentro de uma dessas instituições? Assim como outros concursos, esses também requerem um tempo precioso de muito estudo e dedicação, que é recompensado quando o seu objetivo for alcançado. Pensando nisso, organize uma rotina de estudos mais leve e divertida seguindo nossas dicas.

Conhece alguém que também tem dúvidas sobre iniciar a carreira militar? Compartilhe o nosso conteúdo para ajudá-lo!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!