Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 22 de novembro de 2021

Checklist Prova do Enem 2021

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 22 de novembro de 2021.


Ontem estudantes do Brasil inteiro realizaram o primeiro exame do ENEM 2021. Preparamos um checklist para te deixar 100% preparado para esta reta final, antes da segunda prova.

No próximo domingo, estudantes do Brasil inteiro realizarão a segunda prova do exame de porta de entrada para as principais universidades do país . O sucesso nos dias do maior exame brasileiro, depende, além de bastante estudo, sobretudo, também de planejamento.

E por aí, tudo preparado? Caso ainda não, fique tranquilo! Preparamos este artigo, checklist final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de te ajudar a não esquecer nada e poder fazer a prova tranquilamente. Quer saber como? Continue a leitura.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Data, horário e local de prova
  • O que levar?
  • Boa sorte!

Data, horário e local da prova

Essas informações são muito importantes, fique atento.

Confira as datas oficiais do Enem 2021:

  • 21 e 28 de novembro: Aplicação das Provas (para quem já está inscrito no exame atualmente, seja como pagante ou isento) para a versão digital e manual do Enem.
  • 02 de dezembro: Gabarito oficial do Enem (versão manual e digital). Após o dia 25 de dezembro – Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição da versão manual, por meio da Página do Participante (site oficial do Enem).
  • 09 e 16 de janeiro: Aplicação das Provas (novos inscritos, pessoas privadas de liberdade e a reaplicação do exame) para a versão manual do exame.
  • 19 de janeiro: Gabarito oficial do Enem (versão manual e digital).
  • 21 de janeiro: Previsão da divulgação das notas do Enem 2021 (todos os inscritos).
  • 25 a 28 de janeiro: 1ª edição do SiSU 2022/1 (previsão).
  • 01 a 04 de fevereiro: 1ª edição do ProUni 2022/1 (previsão).
  • 08 a 11 de fevereiro: 1ª edição do Fies 2022/1 (previsão).
  • 21 de março: Previsão da divulgação das notas dos treineiros e da vista pedagógica da prova de redação do Enem 2021 (todos os participantes inscritos no Enem 2021).

Horário

O início das provas é às 13:30 (horário de Brasília), portanto, os candidatos só poderão deixar o local após às 15:30. Caso queiram levar o caderno de questões, os candidatos deverão ir embora apenas a partir das 17:30 no sábado, e 18:30 no domingo.

Para evitar contratempos, a organização do Enem recomenda que você chegue com antecedência ao local de prova do Enem. Normalmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mas, para evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus, o acesso aos prédios pode ser feito meia hora mais cedo, às 11h30.

Local da Prova

Verifique com antecedência, caso sua prova seja presencial, qual será o local de realização e se planeje para chegar. Busque a rota mais rápida e se atente ao meio de locomoção.

Escolha o melhor caminho para chegar ao local de prova do Enem e saia de casa pelo menos duas horas antes. Como são muitos participantes, nesse dia pode haver trânsito.

Não é obrigatório levar o Cartão de inscrição do Enem impresso, mas tê-lo em mãos pode ajudar a encontrar o seu prédio e sua sala de forma mais rápida.

O que levar:

  • Documento original com foto que pode ser: carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), passaporte, carteira de trabalho e previdência social e certificado de reservista ou dispensa. Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas.
  • Caneta esferográfica transparente de tinta preta (a única aceita no Enem)
  • Máscara de proteção contra a Covid-19- Cartão de inscrição
  • Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cerais e frutas. Para beber, água é sempre uma boa ideia.

Não se esqueça, o mais importante, além de tudo que falamos, é acreditar que você é totalmente capaz de realizar uma boa prova. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo com quem irá realizar o Enem.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!