Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 26 de agosto de 2021

Como a procrastinação pode atrapalhar os estudos

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 26 de agosto de 2021.


Provavelmente você já ouvir falar sobre procrastinação ou, neste exato momento, pode estar com “preguiça”, deixando algo que precisa ser feito agora para depois. O pensamento “por que fazer hoje se eu posso deixar para amanhã?” é recorrente no mundo dos procrastinadores, que são majoritariamente os estudantes.

O pesquisador e psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton, no Canadá, que estuda esse fenômeno há mais de 20 anos, revela que a procrastinação é um dos maiores problemas educacionais na atualidade.

Afinal, o que é procrastinação? É diferente de preguiça? Como parar de procrastinar nos estudos?

Pensando nessas perguntas, elaboramos este artigo para você entender mais sobre o assunto.

O que você vai encontrar neste artigo:
  • Preguiça ou procrastinação?
  • Como lidar?
  • Dicas para não procrastinar nos estudos

Preguiça ou procrastinação?

Para entender se você realmente procrastina, primeiramente é preciso compreender o que é procrastinação. Spoiler: quase não tem a ver com preguiça.

Podemos dizer que procrastinar é o ato de deixar alguma coisa para ser resolvida depois, adiar tarefas importantes, começar a estudar para uma prova na madrugada que a antecede… Parece familiar?

A procrastinação está mais relacionada às suas emoções e ao seu humor do que ao gerenciamento de tempo ou preguiça. Frequentemente procrastinamos para evitar entrar em contato com sentimentos mais profundos relacionados à tarefa.

Esses sentimentos podem ser:
  1. Medo de Errar
  2. Ansiedade
  3. Medo da reprovação dos outros
  4. Autossabotagem

No entanto, uma vez identificado o ato de procrastinar em sua vida, é possível encontrar maneiras que permitam com que você lide com isso.

Como lidar?

Para conseguir vencer a procrastinação, você precisa criar uma consciência sobre as suas atitudes. É importante se responsabilizar mais pelos seus resultados e estabelecer um compromisso com você mesmo. Não deixar que o medo de errar te impeça de tentar, de fazer o que tem que ser feito. Lembrar dos seus objetivos e potenciais pode ser útil quando a procrastinação aparecer.

Dicas para não procrastinar nos estudos

Vivemos na era da informação, toda hora somos bombardeados por milhares de conteúdos nas redes sociais, são inúmeras as distrações que podem tirar o foco do conteúdo que precisa ser estudado. Por isso, sugerimos seguir as dicas abaixo para não deixar que a procrastinação atrapalhe os seus estudos:

1) Lembre-se dos seus sonhos

Imagine a vida que quer viver, a profissão que você vai escolher para trabalhar, pense no seu futuro. Escreva uma lista do que deseja realizar. Quais são seus sonhos? O que você precisa aprender/estudar para se tornar quem você deseja ser profissionalmente?

2) Estabeleça metas e prazos

Defina metas e prazos para si mesmo. Marque-os em um calendário para não deixá-los só na mente, use post-its, torne os prazos visíveis e as metas alcançáveis. 

3) Crie um ambiente para estudos

Um ambiente organizado e exclusivo para os seus estudos é fundamental para fugir da procrastinação. Um clima confortável e acolhedor fará diferença e poderá te motivar a estudar mais. Personalize o seu espaço, coloque fotos de pessoas que te apoiam e acreditam em você, quadros com lugares ou imagens de pessoas que te inspiram. Lembre-se: quanto mais preparado e organizado for o seu ambiente de estudos, melhor será o seu engajamento com o que você precisa estudar.

4) Estudar pode ser mais atrativo e divertido

Estudar não precisa ser uma coisa chata, pelo contrário – aprender algo pode ser muito interessante. Torne o seu processo de aprendizagem mais lúdico e estimulante.

Faça desenhos, mapas mentais, utilize alguma plataforma de quiz para testar seus conhecimentos sobre um tema relacionado ao vestibular, por exemplo.

5) Leia a lista novamente e coloque tudo em prática!

Gostou do conteúdo? Então não perca tempo e compartilhe com os seus amigos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!