Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 3 de fevereiro de 2021

Como colocar a matéria em dia? Confira nossas 5 dicas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 22 de janeiro de 2021.


Durante o ano temos muitas obrigações, muitas disciplinas e, devido a algum problema que passamos durante nossas etapas, provavelmente, algo pode ter ficado para trás. No entanto, ao chegar à reta final do trabalho, é preciso voltar e colocar toda matéria em dia, afinal, tudo que foi aprendido é importante não só para sua aprovação, como também para o seu futuro nos vestibulares, cursos técnicos ou concurso que deseja prestar.

Então, para te auxiliar nesse percurso, neste post você conhecerá 5 dicas para colocar em dia a matéria atrasada e conseguir passar de ano sem problemas! Confira!

Por que colocar a matéria em dia?

Durante o ano aprendemos vários conteúdos diferentes com nossos professores, inclusive, eles estão lá para isso. Afinal, apesar de termos acesso a diferentes conteúdos online de diversas disciplinas, é o professor o responsável por organizar o que devemos aprender, como devemos aprender e orientar uma visão crítica sobre o assunto.

Então, ao colocarmos a matéria em dia teremos contato com o conteúdo adequado ao nosso desenvolvimento escolar e um suporte extremamente importante para compreender os conteúdos que serão passados no próximo ano. Caso contrário, você poderá ficar com uma lacuna em seu aprendizado. Portanto, colocar a matéria em dia é importante para o seu aprendizado atual, para a sua aprovação e para o seu futuro.

Como colocar a matéria atrasada em dia?

Veja aqui nossas principais dicas para colocar a matéria em dia!

1. Veja o quão atrasado você está

Converse com seus colegas e professores, demonstre sua intenção de colocar todo o conteúdo em dia e veja o que está faltando em seu caderno e o que deveria estar estudando. Esse apanhado é extremamente importante para você conseguir fazer um bom planejamento e se organizar para colocar o conteúdo em dia. Por isso, 

  1. descubra quantos conteúdos você já perdeu;
  2. faça uma lista por matéria.

2. Planeje seu tempo

Você vai precisar rever o seu tempo, mas não se preocupe, essa será uma realocação temporária. Essa adaptação é consequência por ter saído do planejamento anteriormente, então é um percurso necessário.

Sendo assim, veja no final de semana quanto tempo pode ser retirado para colocar suas matérias em dia. Provavelmente, algum seriado ou filme terá que ficar para trás ou alguma leitura ficará mais atrasada até recuperar todo o conteúdo. No entanto, como foi dito, é um movimento necessário e temporário. Veja em quais itens da organização é importante focar: 

  1. horários atuais de aula e cursinho;
  2. horários para se alimentar;
  3. horários para dormir;
  4. horários de estudo — matérias atuais e em atraso, divida o tempo: 60% para as primeiras e 40% para as segundas;
  5. método de estudo;
  6. horários para as tarefas de casa;
  7. horários para fazer o cronograma da semana.

3. Acelere os estudos

Se você tem poucos meses para o vestibular ou ENEM, é importante acelerar seus estudos e dar o melhor de si para desempenhar suas demandas. Entretanto, tenha atenção: é preciso ter um plano de estudos real e executável. Não marque horários mirabolantes para estudar e que não possam ser cumpridos. Caso contrário, você se sentirá mais desanimado.

4. Dê prioridade para a matéria atual

É muito importante seguir o seu planejamento, caso contrário, você poderá cultivar uma bola de neve e empurrar as matérias atuais. Sendo assim, continue o estudo de suas disciplinas atuais normalmente e, dessa forma, você conseguirá colocar toda a matéria em dia aos poucos.

5. Aproveite as férias

Parte do seu recesso ou de suas férias pode ser usada para colocar o seu estudo em dia. Organize-se e concentre-se para conseguir terminar o mais rápido possível e poder aproveitar os momentos de folga. O descanso é muito importante para o estudante, caso contrário, a exaustão também pode interferir no seu rendimento. 

Toda essa dedicação será valorosa e com certeza será recompensada com ganhos no futuro, garantindo uma vaga no curso que deseja! Agora que você viu como colocar a matéria em dia, que tal começar a planejar sua rotina

Gostou do nosso conteúdo? Então, continue aprendendo mais e veja aqui 8 dicas para memorizar melhor os conteúdos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!