Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 15 de agosto de 2020

Como começar a empreender desde cedo? Entenda mais sobre o assunto

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


O empreendedorismo é o sonho de muitos brasileiros, mas sempre existe uma dúvida ou medo de como começar a empreender. A insegurança e o despreparo, por exemplo, podem impedir que algumas pessoas realizem o desejo de abrir o próprio negócio antes mesmo de tentar.

Se você quer ser um empreendedor, saiba que não tem como fugir dos estudos. Afinal, é preciso ter muito interesse pelo mercado, saber quais são os seus objetivos (no curto e longo prazo) e, claro, se interessar pela própria capacitação em gerenciar um negócio desde cedo.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura e saiba como se preparar para começar a empreender!

Qual a importância de estudar sobre o mercado?

Segundo um estudo do Sebrae, quase 25% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos. Os números também podem chegar a 50% para os negócios com menos de quatro anos. Correm esses riscos as pessoas que têm o sonho de empreender, mas não levantam informações importantes antes de iniciar a gestão.

A pesquisa também aponta que 88% dos gestores que quebram nos primeiros anos usam os próprios recursos financeiros ou de familiares. Os erros mais comuns que contribuem para o fracasso dessas empresas são a falta de capacitação do gestor e estudo sobre o mercado, além da ausência de planejamento estratégico.

A pesquisa sobre o mercado deve incluir dados aprofundados, como o perfil do público-alvo, estudo sobre concorrentes e fornecedores, entre outros pontos. Também é fundamental ter um plano de ações estratégicas para reduzir riscos e proporcionar mais segurança para o futuro do negócio.

Sendo assim, gestores que buscam estruturar bem o estabelecimento antes de abrir as portas têm mais chances de sucesso no longo prazo.

Como começar a empreender?

O início de um negócio acompanha sempre uma mistura de sentimentos, como medo, euforia e ansiedade. No entanto, saber como começar a empreender não exige, necessariamente, uma idade mínima. Afinal, é possível iniciar com alguns passos importantes antes de completar a maioridade e abrir um CNPJ.

Se você é menor de idade e não conta com muitos recursos financeiros, saiba que também é possível ter um pequeno negócio sem precisar da formalização. Em todo caso, o investimento em sua própria capacitação é indispensável, não acha?

A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar você a empreender desde cedo. Acompanhe!

1. Invista na sua educação

Para conseguir expandir a sua visão empreendedora, assim como a sua maturidade, o mais indicado é começar pela sua educação. Atualmente, muitas escolas particulares já oferecem (como disciplinas extracurriculares) aulas e cursos sobre empreendedorismo.

Se você tem ou teve a oportunidade de assistir a essas aulas, já terá alguns passos à frente. No entanto, independentemente do seu acesso a esse tipo de conteúdo, procure não se limitar somente à escola.

Busque cursos fora da sala de aula para completar seu aprendizado. Hoje, existem inúmeras possibilidades na internet, como palestras, minicursos e videoaulas sobre os mais diversos assuntos.

2. Leia livros sobre o tema

Além de ter foco nos estudos, a leitura é uma ótima opção para ajudar a ampliar os seus conhecimentos e visão de negócio. Muitos autores trazem em livros conteúdos interessantes sobre o tema, inclusive, alguns são empreendedores e contam a sua trajetória.

A leitura desses modelos literários possibilitam o acesso a experiências de quem já trabalha no ramo. Além disso, associado aos seus estudos, você terá mais capacidade para anotar dúvidas e gerar questões quando tiver a oportunidade de conversar com algum empresário, por exemplo. Já pensou nisso?

3. Assista a filmes e séries

Seja no YouTube ou na Netflix, prepare uma playlist focada em como começar a empreender. Assim como os livros, os filmes e séries também retratam informações importantes e inspiradoras para quem sonha em entrar nesse mundo. Um dos clássicos bem-vistos sobre a motivação é a história de Walt Disney, disponível na Netflix.

Assim, quando você participar de fóruns, por exemplo, já terá assistido a alguns conteúdos e entenderá algumas colocações citadas por muitos empreendedores. Isso sem contar a possibilidade de se relacionar melhor com as pessoas por ter mais conhecimento.

4. Participe de eventos

Qualquer tipo de evento empresarial é uma grande oportunidade, principalmente para quem quer começar. Algumas escolas particulares e universidades realizam encontros entre os seus alunos com especialistas em diversos assuntos. Normalmente, essas ações são gratuitas e possibilitam criar um bom network.

Sempre que possível, participe desses encontros, afinal, eles serão fundamentais para você ter acesso a dicas práticas, entender conceitos e conversar com empreendedores conhecidos. Nesses eventos, também é comum surgir alguma oportunidade, seja para parcerias e estágios, seja para projetos para iniciar a carreira.

5. Busque por iniciativas extracurriculares

Os projetos que vão além da grade básica escolar, normalmente, são oportunidades valiosas. Aproveite, por exemplo, os espaços da escola e use as ferramentas tecnológicas para desenvolver seus próprios projetos, ou então use outras disciplinas para criar soluções baseadas em problemas e situações reais de negócio.

Reúna mais alunos interessados para debater, criar, pensar, analisar e até mesmo usufruir do conhecimento dos professores para colocar em prática alguma iniciativa inovadora e eficiente. Muitas ideias de negócio podem sair de dentro da escola, assim como começar a empreender com pequenas soluções.

Por fim, a tarefa e a missão de uma pessoa com olhar para o futuro dos negócios podem ser treinadas e capacitadas desde muito cedo. Se você tem esse tipo de sonho e vontade de criar o seu próprio negócio, não deixe de investir em si mesmo. Muitos empreendedores, principalmente os de longo sucesso, levaram anos de investimento em seus conhecimentos e estudo de mercado.

Agora que você já sabe como começar a empreender, comece a ampliar seus conhecimentos. Converse com outras pessoas da área, pesquise por cases de sucesso e busque esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, quando tiver condições de se formalizar, você já estará à frente de quem não se planejou.

Se você gostou do conteúdo e quer empreender, compartilhe as dicas nas suas redes sociais e aproveite para começar o contato com outras pessoas. O que acha?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!