Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 23 de março de 2021

Como criar o hábito de estudar em sua rotina: confira aqui!

Pedro Paulo Alves
Pedro Paulo Alves

Professor de Redação, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com experiência no ensino de Redação e na elaboração de materiais didáticos voltados para o Enem e demais vestibulares. Curioso, é apaixonado por educação, música, cinema e viagens.Publicado em . | Atualizado em 12 de março de 2021.


                Independentemente da fase da vida em que nos encontremos, precisamos criar hábitos que facilitam a execução das mais diversas tarefas em nosso dia a dia. Pensando em ENEM, é essencial, para além da absorção de conteúdos, desenvolver estratégias que nos permita absorver e memorizar os assuntos importantes para a prova.

                É nesse contexto que desenvolver o hábito de estudar é fundamental para o sucesso desejado e para um bom desempenho na avaliação como um todo, independente da área.

                Para isso, é importante compreender alguns conceitos importantes:

O que é um hábito?

Hábito é, grosso modo, uma ação desempenhada de maneira repetitiva e frequente, que leva o indivíduo ao exercício de algo sem a necessidade de reflexão exaustiva acerca do que se faz.

Em muitas circunstâncias da vida, desenvolvemos hábitos para facilitar nosso desenvolvido e para fazer com que nossas atividades corriqueiras sejam menos exaustivas, já que demandam menos atividade cerebral para que sejam desempenhadas.

Por que isso é importante para o estudante?

Quando estudar se transforma em hábito e por exigir menos atividade cerebral para sua execução, guardamos “mais espaço” para que o conteúdo das tantas disciplinas a serem assimiladas e absorvidas seja, de fato, bem memorizado em nossa mente. Assim, quando o estudo se transforma em uma atividade rotineira, conseguimos nos desenvolver melhor e de forma mais descansada, direcionando nosso foco e nossas energias para os assuntos em que precisamos nos centrar.

A estrutura do hábito:

Para construir um hábito, é preciso estabelecer, no primeiro momento, um padrão e “forçar” nosso cérebro a fixa-lo. Assim, de acordo com Charles Duhigg, autor da obra “O poder do hábito”, é preciso estimular o loop de três estágios:

DEIXA → ROTINA → RECOMPENSA

  1. Deixa: é o estímulo que faz nosso cérebro “entrar no automático”. É o simples movimento que faz com que o hábito se inicie.
  2. Rotina: é a repetição da ação, que pode ser física, mental ou emocional.
  3. Recompensa: é o mecanismo que faz o cérebro compreender que algo deve (ou não) ser memorizado e, portanto, repetido.

De modo ilustrativo, o loop das três estratégias pode ser compreendido da seguinte forma:

Como aplicar o loop das três estratégias?

1. Definindo a deixa:

Antes de começar seu momento de estudos, procure criar uma deixa que faça o cérebro compreender que, a partir dali, é o momento de começar a estudar.

Exemplos de deixa: tomar banho antes do estudo, escutar uma música animada enquanto arruma seu espaço, fazer uma atividade física antes do momento de estudo ou beber água.

Parecem atos simples, né? Mas, de modo repetitivo, com o passar do tempo, seu cérebro fará as associações automáticas ao horário de estudos, fazendo com que esse movimento seja natural.

2. Transformando em rotina:

Depois de escolher a deixa que melhor lhe agrada, procure executar essa atividade diariamente, cumprindo fielmente esse passo antes de começar o momento de estudos. Dessa forma, seu cérebro entenderá esse movimento como algo rotineiro e que precisa ser repetido.

3. Escolhendo a recompensa:

Definir a recompensa é o passo mais importante dentro do processo de criação de hábitos, é a partir dela que o cérebro, de fato, fixará a ideia de que determinada ação precisa e deve ser repetida. Nosso cérebro trabalha em prol das recompensas. Assim, definir a recompensa será a consolidação desse processo e o que garantirá sucesso pleno no seu objetivo.

Exemplos de recompensas: 1 hora de lazer, um pouco de leitura prazerosa, assistir a um filme ou a uma série, um pouquinho de distração nas redes sociais ou dormir um pouquinho para relaxar a mente.

Ué, mas posso fazer alguma dessas atividades durante o meu período de estudos? Claro que pode! Ao contrário do que se pensa e se propaga por aí, nossa mente precisa de uma pausa para descansar e, consequentemente, para que continue funcionando corretamente. Assim, depois de 2 horas de estudo, por exemplo, é importante fazer uma pausa e aproveitar sua recompensa. É importante para você e, principalmente, para que seu hábito de estudar se consolide plenamente.

Como criar o hábito de estudar?

  1. Organização os horários: crie sua agenda e defina os seus horários de modo visual, listando todas as atividades diárias que você deve executar, incluindo o horário da escola, de atividades extraescolares e os momentos de estudar e o que será estudado em cada horário.
  2. Estação de estudos: organize sua mesa e o local em que se dedicará ao estudo. Lembre-se de que este local deve ser confortável, silencioso e bem arrumado, de modo que nada cause distrações durante o horário de estudo.
  3. Estudo em progressão: comece com poucas horas e, ao longo dos dias, vá aumentando a quantidade de tempo destinada ao estudo.
  4. Revisão de estratégias: ao final de 1 mês, faça um momento de balanço de seus momentos de estudos. Caso algo ainda precise ser aprimorado, modifique sua estratégia, sempre se adequando à sua realidade e às suas necessidades.

Ufa! Parece bastante coisa, né? Mas, na prática, entender o mecanismo dos hábitos e volta-los para os estudos é essencial e primordial para se obter o sucesso desejado e um bom desempenho nas avaliações.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!