Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 14 de setembro de 2021

Entre inúmeras possibilidades, como escolher uma profissão?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 14 de setembro de 2021.


A escolha profissional é um processo importante e individual, embora possa ter a participação do ciclo familiar, envolve diversas etapas, dentre elas podemos destacar o autoconhecimento, pesquisas sobre o mundo do trabalho, quais são as opções de profissões, cursos universitários, correlação de habilidades e interesses sobre a vida profissional que sonha em viver.

A jornada de escolha “ideal” deve ser “personalizada”, de forma com que cada jovem dê enfoque a critérios específicos dos cursos relacionados às profissões, sem seguir receitas prontas, apenas de acordo com o que sabe que é importante para si mesmo, buscar o que gosta, o que se imagina trabalhando, entender como suas habilidades podem lhe ser útil profissionalmente. O autoconhecimento é um dos caminhos para isso.

Segundo o professor de Comunicação Social da ESPM São Paulo (Escola Superior de Marketing e Propaganda) João Matta, para ele “A questão é, primeiramente, decidir a área em que você quer atuar, Humanas, Saúde ou Exatas. Depois você pensa no curso, que é algo muito variável, já que depois da graduação pode-se especializar em um ramo complementar, mas totalmente diferente do curso original”.

Responder às perguntas: que marca quero deixar no mundo? Qual profissão escolher? Sabemos que não é uma tarefa fácil, por isso elaboramos este artigo, para compartilhar ideias que ajudem você a dar esses passos em direção a profissão que você almeja e a carreira que deseja construir. Acompanhe a leitura.

O que você vai encontrar neste artigo:
  • Como escolher o curso na faculdade?
  • Teste Vocacional

Como escolher o curso na faculdade?

Essa resposta é muito particular, trata-se de uma das decisões mais importantes da vida de um estudante. Neste sentido, quanto mais você puder mergulhar nas informações que contemplam este assunto, melhor será para você na hora de escolher o curso na faculdade.

Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos e responsável pelo programa de orientação de carreiras “Jobs of the Future”, defende que o estudante, antes de escolher um curso, pense na carreira que deseja para a vida. “Hoje, mais importante do que a profissão é a carreira que você constrói. O mercado pede expertise, que é a soma de conhecimentos multidisciplinares com experiências múltiplas – não necessariamente de trabalho, mas de vida”, diz ela.

Pergunte para si mesmo: que profissões poderei usar as habilidades que já tenho? Confira a grade dos cursos que te interessam para ver quais matérias irá estudar.

Além disso, pesquise quais empresas e cargos você poderá aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade.

Falar com outros estudantes que já estão cursando uma universidade e/ou profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho correspondente ao curso que deseja, conversar com seus pais e outras pessoas de sua confiança, frequentar aulas eletivas no ensino médio caso sua escola possua, pode ajudar muito no processo de escolher um curso para seguir uma profissão.

Teste Vocacional

Existem dois tipos de teste vocacional. Um teste que é o teste psicológico, só pode ser aplicado por psicólogos e tem um respaldo científico regulado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), e os testes vocacionais que são encontrados facilmente na internet ,funcionam como uma ferramenta de apoio, visto que quando paramos para responder perguntas sobre o que gostamos ou deixamos de gostar estamos refletindo sobre nós mesmos. Atitude essencial para o processo de autoconhecimento – combustível para a tomada de decisão acerca da profissão. Esses testes de internet apresentam opções de cursos de acordo com o que você demonstra gostar/ser pelas respostas que compartilha.

Os Testes Vocacionais, mesmo os aplicados por psicólogos, não devem determinar sua escolha profissional, eles podem te ajudar no processo, principalmente na questão do autoconhecimento e apresentações de possibilidades.

Todo este processo pode parecer trabalhoso, mas valerá a pena. Lembre-se que seu sucesso ao longo da carreira profissional vai depender de autoconhecimento e dedicação nos estudos. Quando chegar a sua vez de escolher, certifique-se do que é melhor para você.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado no importante momento da escolha profissional. Deixe seu comentário se o texto foi útil para você e compartilhe com os seus amigos.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!