Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 22 de março de 2020

Como estudar melhor e ter sucesso nas provas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Confira as dicas e técnicas que podem ser seguidas para estudar melhor e ter sucesso nas provas

Além das provas da escola, você também precisa se preocupar com o vestibular e com o Enem. Sabemos que todos esses estudos podem gerar uma pressão psicológica grande, além de ser muito cansativo. Por isso, resolvemos dar a você algumas dicas de como estudar e se preparar melhor.

Sim, é possível aprender mais e em um período de tempo mais enxuto! Para isso, basta ter estratégia e conhecer as melhores técnicas de como estudar melhor. Vamos ajudar você nesse sentido!

Veja dicas práticas de como estudar melhor

Confira, a seguir, algumas dicas práticas que preparamos, para que você saiba como estudar melhor e ter mais sucesso ao fazer as provas no Ensino Médio. 

Elas servem tanto para os testes da escola quanto para o Enem e os vestibulares. Acompanhe!

Tenha organização

Se você deseja compreender como estudar melhor, saiba que uma das primeiras coisas a fazer é ser organizado. Por isso, crie uma rotina de estudos, com dias e horários definidos para cada disciplina.

Você também pode definir metas diárias, como ler 10 páginas de um livro, por exemplo. Com tudo muito bem organizado, fica mais fácil ter tempo para estudar, sem deixar de lado as suas atividades de lazer, que também são importantes.

Ainda sobre a organização, também vale ressaltar a importância de ter um local bem limpo e organizado para estudar. Uma mesa própria para estudos, com espaço para guardar os livros, cadernos e outros materiais, é sugerida.

Memorize o conteúdo

Para que você possa se dar bem nas provas, tente memorizar o conteúdo. Porém, aqui não estamos falando apenas em “decoreba”, ou seja, em decorar uma matéria para fazer uma prova e depois esquecer de tudo. Se fizer isso, você não fixará o aprendizado!

Por isso, você precisa memorizar o conteúdo de verdade, fazendo com que ele fique “fixo” na sua mente. Assim, revisar as matérias diversas vezes é fundamental!

Uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Informações Biotecnológicas da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos mostra que a melhor maneira de gravar os conteúdos é fazendo revisões constantes. Por isso, sempre mantenha uma rotina de leitura de seus livros, apostilas e materiais de estudo, para que os conteúdos sejam aprendidos e memorizados.

Utilize métodos para estimular a memória

O método mnemônico consiste em utilizar gatilhos de memória que transportam para aquilo que é estudado. Assim, você pode decorar frases ou associações, para que se lembre dos conteúdos das disciplinas.

Em biologia, ao estudar os níveis taxonômicos dos seres vivos, por exemplo, você pode decorar a frase “Raio Forte Caiu Ontem, Fazendo Grande Estrago”.

Veja agora as iniciais de cada palavra dessa frase. São as mesmas de Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Interessante, não é mesmo?

Mantenha-se concentrado

Um estudo feito na Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, provou que os estudantes não conseguem ser multitarefas! Por isso, não é recomendado assistir à TV ou ficar acompanhando as suas redes sociais enquanto estiver se preparando para provas. A não ser que os conteúdos consumidos sejam relacionados aos estudos.

O melhor a fazer, portanto, é desligar o celular e deixá-lo guardado enquanto estuda! Assim, você não fica recebendo notificações dos seus amigos para ver aquela performance nova no TikTok ou responder uma thread no Twitter.

Também procure um local calmo e silencioso para estudar! Se na sua casa há outras pessoas, como irmãos menores, que fazem muito barulho, procure outro local para se concentrar. Que tal ir à biblioteca da sua escola ou cidade?

Divida bem os estudos entre as disciplinas

Se você está se preparando para o Enem e o vestibular, e precisa aprender Matemática, Português, História, Geografia e Biologia, por exemplo, o ideal é estudar um pouco de cada uma dessas disciplinas por dia.

Isso se justifica porque, se você estudar muito de uma mesma disciplina em um único dia, poderá se confundir com assuntos semelhantes. Ao variar os estudos, a sua mente absorverá melhor as informações.

Cuide da sua alimentação e hidratação

A alimentação também deve receber uma atenção especial por quem deseja saber como estudar melhor. É preciso que você coma alimentos saudáveis, que ajudam a ter um bom desempenho.

Além disso, beber água, como mostra um estudo feito pelas universidades East London e Westminster, na Inglaterra, auxilia o cérebro a se exercitar mais rápido e melhora a concentração. 

Tenha postura na hora de estudar

Para ter um bom desempenho na vida escolar, você também precisa ter uma boa postura na hora de estudar. Escolha um local confortável e permaneça sentado com a coluna ereta e sem desalinhamentos.

A postura correta evita que o seu corpo fique cansado ou que você sinta dores. Se isso acontecer, você perderá a vontade de estudar e pode ter mais desejo de fazer outra atividade, em um momento que deve ser reservado para os estudos.

Mantenha a calma quando realizar as provas

Pratique técnicas de respiração, durma bem na noite anterior ao exame, faça exercícios físicos regulares e evite se preocupar excessivamente com os resultados.

Técnicas como a meditação e o mindfulness, também podem contribuir nesse sentido. São atividades que envolvem a atenção plena, utilizando teorias budistas de meditação, conquistando aumento do foco, mais qualidade no sono e outros benefícios.

Na hora da prova, caso “dê um branco” em uma questão, não perca muito tempo tentando lembrar o conteúdo. Pule para a próxima e resolva aquelas que você tem certeza. 

Depois, volte e pense novamente naquelas questões sobre as quais não tem certeza, ou que está em dúvida sobre como fazer.

Pronto, agora você já sabe como estudar melhor e ter sucesso nas provas! Siga as nossas dicas e acredite no seu potencial!

Gostou deste artigo sobre como estudar melhor? Que tal compartilhar com os seus colegas da escola? Envie no grupo do WhatsApp, nos stories do Insta, no Twitter e em todas as suas redes! Os seus amigos também vão gostar de saber!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!