Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 8 de dezembro de 2020

Como fazer trabalho em grupo sem estresse? Confira 5 dicas!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 4 de janeiro de 2021.


A vida escolar sempre traz desafios capazes de ensinar lições para a vida. Entre eles está a questão de como fazer trabalho em grupo, em que todos os alunos envolvidos podem aprender com mais divertimento. Contudo, na maioria das vezes, esse tipo de dinâmica envolve conflitos, problemas e sobrecarga para alguns participantes.

Apesar do estresse envolvido, trabalhar em grupo na escola ou na faculdade pode ser uma oportunidade para aprender com situações que farão parte da sua rotina de trabalho, independentemente da área. Vencer essa barreira pode ensinar como ouvir opiniões diferentes, treinar a liderança e desenvolver a capacidade de resolver problemas.

Por isso, veja a seguir neste texto como atingir os melhores resultados nos trabalhos em grupo. Boa leitura!

1. Defina um cronograma

O cronograma é essencial para o acompanhamento de todas as etapas de um trabalho, principalmente quando dura meses, como é o caso do TCC. É ideal ter um responsável por essa organização, mas todos podem acompanhar a evolução do trabalho.

Além disso, é interessante ter prazos razoáveis para a entrega dos itens. Se for o caso, agendar reuniões periódicas para o alinhamento das ideias e dividir problemas é uma boa solução.

2. Escolha bem os integrantes

A seleção dos participantes é muito importante para o sucesso do trabalho. A maioria acaba escolhendo os amigos mais próximos, mas isso pode não ser uma boa solução. Pense que o trabalho precisa de pessoas dedicadas, comprometidas e capacitadas para cumprir todas as etapas necessárias.

Inclusive, avalie as habilidades de outros participantes, a fim de um complementar o outro para atingir o melhor resultado.

3. Mantenha o contato constante

Fazer trabalho em grupo também exige comunicação entre a equipe. Por vários motivos, alguns dos participantes acabam deixando de conversar e, consequentemente, o trabalho fica comprometido. 

Para evitar isso, deixe as diferenças de lado, procure conversar, expor as ideias, e lembre-se de dividir os problemas quando tiver. Quem sabe alguém tem uma solução prática, afinal o trabalho também é para um ajudar o outro.

4. Ouça os participantes

Saber ouvir o outro é tão importante quanto saber falar. Inclusive, faz parte do trabalho em grupo. Por mais que você tenha afinidade em determinado assunto, permita que os demais membros da turma somem as ideias.

Essa habilidade pode ser levada para a sua profissão, por exemplo, atualmente, ela é bastante considerada nas equipes que visam à riqueza dos projetos. Pois, mesmo com pessoas completamente diferentes, é possível criar um trabalho coeso e coerente.

5. Separe as tarefas de forma justa

A divisão das tarefas é um dos itens que mais gera desentendimento nos grupos. Alguns acabam sobrecarregados, outros participam pouquíssimo e há aqueles que somem sem dar satisfação. Por isso, separe as tarefas de forma que todos concordem e sejam capazes de contribuir igualmente com o trabalho.

Nessa etapa, é possível valorizar as habilidades e recursos de cada membro para realizar a tarefa.

Por fim, como fazer trabalho em grupo pode não ser uma tarefa fácil, mas será muito enriquecedora. A equipe que infelizmente teve muitas brigas ou estresse durante as execuções, com certeza vai mostrar isso na qualidade do trabalho, comprometendo a nota. Todos estão envolvidos nesse resultado e dependem do bom desempenho. Por isso, dê o seu melhor com responsabilidade e seja maduro nas atitudes.

Agora que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para deixar como dica para os seus futuros colegas de trabalho em grupo?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!