Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 22 de agosto de 2020

Como fazer um cronograma de estudos? Confira nossas 6 dicas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Só de pensar em estudar para as provas do vestibular, você já sente aquela pressão para assimilar todo o conteúdo necessário, não é mesmo? Nesse momento, é importante aprender como fazer um cronograma de estudos, para não se esquecer de nenhuma matéria e também para aproveitar melhor o tempo dedicado ao conhecimento.

Claro que não há uma quantidade em horas exatas para se dedicar aos estudos. Mas, o quanto antes você iniciar, melhor serão as suas notas no final.

Por isso, confira na leitura deste post as 6 dicas imperdíveis para ter um maior aproveitamento dos estudos.

1. Saiba priorizar as matérias

Um erro comum dos estudantes é focar nas matérias que mais gostam e têm mais afinidade. Dessa maneira, quanto menor for a sua dedicação aos temas que você tem bloqueio, mais difícil se tornará o entendimento e, como consequência, prejudicará a resolução da prova. Por isso, priorize os conteúdos de maior dificuldade e saiba quais são as áreas e notas de maior peso no vestibular pretendido.

2. Defina os horários de estudo

Para levar o seu conhecimento a sério, assim como fazer um cronograma de estudos eficiente, você precisa definir os horários e segui-los. Não é vantajoso, por exemplo, cada dia acordar em um horário diferente e estudar no tempo que sobra. Use o despertador a seu favor e programe os horários para cumprir as suas necessidades, para estudar e também para relaxar.

3. Conheça a sua própria rotina

Com a prática da sua organização, você verá que fazer um cronograma de estudos não será uma tarefa complicada, mas exigirá ser realista. Se você faz um curso pré-vestibular, considere a duração da aula, o trajeto percorrido e o prazo para realizar as tarefas do curso. Por isso, não adianta colocar horas e horas para estudar além da aula e não conseguir cumprir todos os afazeres a tempo.

4. Reserve tempo para os simulados

Além de se dedicar às leituras, aos resumos e às videoaulas, é interessante ter algumas horas semanais para resolver os simulados. Uma dica é cronometrar a duração levada para concluir a prova, assim é possível ter ideia de quanto você demora para resolver as questões. Afinal, o Enem e outros vestibulares têm um tempo limite para entregar a avaliação.

5. Seja flexível com os estudos e a vida pessoal

Equilibrar os estudos com a vida pessoal é imprescindível, principalmente quando aulas devem perdurar por um longo período. Afinal, dedicar-se demais às provas pode causar desequilíbrio emocional, assim como só pensar na vida pessoal pode prejudicar o desempenho. O indicado é dividir o tempo em estágios, como:

  • primeiro estágio: 60% estudos e 40% pessoal;
  • segundo estágio: 70% estudos e 30% pessoal;
  • terceiro estágio: 50% estudos e 50% pessoal — mais indicado quando estiver bastante próximo das datas de prova.

6. Entenda o melhor horário de aproveitamento

Conheça-se muito bem e entenda qual o horário que seus estudos rendem mais. Com isso, tente adaptar o seu cronograma de acordo com o aproveitamento. A duração do estudo não necessariamente vai trazer bons resultados, mas sim o quanto você assimilou em um período menor. Uma opção é a técnica Pomodoro, na qual o aluno deve estudar 30 minutos — 15 de leitura ou vídeo mais 15 de resumo —, e descansar 7 minutos. Depois, repita a sequência 30 mais 7.

Por fim, como fazer um cronograma de estudos pode trazer resultados bastante significativos às suas notas, não deixe de fazer ajustes e aplicar melhorias. Conforme aumentar a demanda e considerar necessário, remaneje os horários e as prioridades para cada matéria.

Você gostou deste conteúdo? Então aproveite agora para compartilhar com seus amigos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!