Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.
Só de pensar em estudar para as provas do vestibular, você já sente aquela pressão para assimilar todo o conteúdo necessário, não é mesmo? Nesse momento, é importante aprender como fazer um cronograma de estudos, para não se esquecer de nenhuma matéria e também para aproveitar melhor o tempo dedicado ao conhecimento.
Claro que não há uma quantidade em horas exatas para se dedicar aos estudos. Mas, o quanto antes você iniciar, melhor serão as suas notas no final.
Por isso, confira na leitura deste post as 6 dicas imperdíveis para ter um maior aproveitamento dos estudos.
1. Saiba priorizar as matérias
Um erro comum dos estudantes é focar nas matérias que mais gostam e têm mais afinidade. Dessa maneira, quanto menor for a sua dedicação aos temas que você tem bloqueio, mais difícil se tornará o entendimento e, como consequência, prejudicará a resolução da prova. Por isso, priorize os conteúdos de maior dificuldade e saiba quais são as áreas e notas de maior peso no vestibular pretendido.
2. Defina os horários de estudo
Para levar o seu conhecimento a sério, assim como fazer um cronograma de estudos eficiente, você precisa definir os horários e segui-los. Não é vantajoso, por exemplo, cada dia acordar em um horário diferente e estudar no tempo que sobra. Use o despertador a seu favor e programe os horários para cumprir as suas necessidades, para estudar e também para relaxar.
3. Conheça a sua própria rotina
Com a prática da sua organização, você verá que fazer um cronograma de estudos não será uma tarefa complicada, mas exigirá ser realista. Se você faz um curso pré-vestibular, considere a duração da aula, o trajeto percorrido e o prazo para realizar as tarefas do curso. Por isso, não adianta colocar horas e horas para estudar além da aula e não conseguir cumprir todos os afazeres a tempo.
4. Reserve tempo para os simulados
Além de se dedicar às leituras, aos resumos e às videoaulas, é interessante ter algumas horas semanais para resolver os simulados. Uma dica é cronometrar a duração levada para concluir a prova, assim é possível ter ideia de quanto você demora para resolver as questões. Afinal, o Enem e outros vestibulares têm um tempo limite para entregar a avaliação.
5. Seja flexível com os estudos e a vida pessoal
Equilibrar os estudos com a vida pessoal é imprescindível, principalmente quando aulas devem perdurar por um longo período. Afinal, dedicar-se demais às provas pode causar desequilíbrio emocional, assim como só pensar na vida pessoal pode prejudicar o desempenho. O indicado é dividir o tempo em estágios, como:
- primeiro estágio: 60% estudos e 40% pessoal;
- segundo estágio: 70% estudos e 30% pessoal;
- terceiro estágio: 50% estudos e 50% pessoal — mais indicado quando estiver bastante próximo das datas de prova.
6. Entenda o melhor horário de aproveitamento
Conheça-se muito bem e entenda qual o horário que seus estudos rendem mais. Com isso, tente adaptar o seu cronograma de acordo com o aproveitamento. A duração do estudo não necessariamente vai trazer bons resultados, mas sim o quanto você assimilou em um período menor. Uma opção é a técnica Pomodoro, na qual o aluno deve estudar 30 minutos — 15 de leitura ou vídeo mais 15 de resumo —, e descansar 7 minutos. Depois, repita a sequência 30 mais 7.
Por fim, como fazer um cronograma de estudos pode trazer resultados bastante significativos às suas notas, não deixe de fazer ajustes e aplicar melhorias. Conforme aumentar a demanda e considerar necessário, remaneje os horários e as prioridades para cada matéria.
Você gostou deste conteúdo? Então aproveite agora para compartilhar com seus amigos!
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material