Inicio / ENEM & Vestibular Destaque 9 de março de 2022

Fies 2022: O que é? Como se inscrever?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 9 de março de 2022.


Você conhece o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)?

Segundo o site oficial, o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei n.º 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.

É uma forma de oportunizar para alunos de baixa renda, a possibilidade de ingressar na faculdade. Desde sua instituição, já atendeu mais de 3 milhões de estudantes.

Se você quer aprender mais sobre esse programa, como funciona, inscrições e informações importantes, continue a leitura e entenda o Fies.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Como funciona o Fies?
  • Durante o curso
  • Período de Carência e Amortização
  • Quais cursos participam do Fies?
  • Quem pode participar do Fies?
  • Cronograma Fies 2022
  • Como se inscrever no Fies?
  • Inscrição
  • Validação das Informações
  • Contratação do Financiamento
  • Como ver o resultado do Fies?
  • Lista de espera
  • Vagas remanescentes

Como funciona o Fies?

Ao início de cada semestre letivo, o Fies abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil.

Os selecionados contam com o auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso, até a conclusão do mesmo. Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

Durante o curso

Durante o período em que o aluno está cursando a graduação, é necessário pagar apenas o valor referente ao encargo operacional fixado em contrato. O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deverá ser pago durante a realização do curso.

Período de Carência e Amortização

Desde 2018, o Fies não conta mais com o Período de Carência para início do pagamento da dívida – até 2017, os contratos previam um intervalo de até 18 meses de carência. Portanto, ao concluir seu curso o estudante já inicia a fase de Amortização.

Caso o estudante tenha um emprego ou abra uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo Governo Federal.

Se o estudante não possuir renda em qualquer momento da amortização, o financiamento deverá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições em que os serviços foram contratados – financiamento ou seguro de vida.

O governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.

Quais cursos participam do Fies?

O Fies é válido para cursos de graduação presenciais com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos pelas instituições participantes.

Apesar de todos os cursos seguirem o mesmo regulamento, o MEC informa que no caso de Medicina existem “variáveis que correspondam com a particularidade do curso”.

Para descobrir quais são os cursos e instituições que participam do Fies, acesse o formulário de pesquisa do SisFies.

Quem pode participar do Fies?

No Novo Fies, podem participar estudantes graduados e não-graduados, de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Também é necessário que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido pontuação mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

É permitido que os beneficiários de bolsas parciais do Prouni participem do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade.

Cronograma Fies 2022

As datas são as seguintes:

  • Inscrições para o Fies 2022: entre os dias 8 e 11 de março de 2022.
  • Resultado da ordem de classificação e da pré-seleção: 15 de março de 2022.
  • Inscrição complementar dos pré-selecionados no FiesSeleção: 16 de março até 18 de março de 2022.
  • Pré-seleção dos candidatos da lista de espera: 16 de março de 2022 até o dia 28 de abril de 2022.
  • Para acessar, basta clicar na aba “cronograma” disponível no site do Fies.
  • Para o Fies 2022, as datas são as seguintes:
  • Inscrições para o Fies 2022: entre os dias 8 e 11 de março de 2022.
  • Resultado da ordem de classificação e da pré-seleção: 15 de março de 2022.
  • Inscrição complementar dos pré-selecionados no FiesSeleção: 16 de março até 18 de março de 2022.
  • Pré-seleção dos candidatos da lista de espera: 16 de março de 2022 até o dia 28 de abril de 2022.

Como se inscrever no Fies?

A inscrição do Fies costuma ser mais complexa que a do Sisu e a do Prouni, e possui 4 etapas principais:

Pré-seleção

Nessa primeira etapa, o candidato deve acessar o Sistema de Seleção do Fies e cadastrar o seu CPF, sua data de nascimento, uma senha para acessar o portal de seleção e um endereço de e-mail válido e em uso.

Feito isto, um link será enviado para a caixa de e-mail do candidato para a confirmação do cadastro.

De acordo com o edital, o sistema ficará disponível para inscrição dos candidatos no período entre 8 de março de 2022 até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 11 de março de 2022.

Realizados estes passos, o candidato deve continuar a preencher seus dados, indicar o curso desejado e a instituição de ensino.

Inscrição

Após o resultado da pré-seleção ser divulgado no site oficial do Fies, os candidatos selecionados devem realizar o cadastro no site do SisFies, onde irão informar os dados necessários para a contratação do financiamento estudantil como, por exemplo, as informações do fiador, de renda e de alguns documentos.

Validação das Informações

Concluída a inscrição no SisFies, o candidato deve se dirigir à instituição de ensino na qual está tentando a vaga para validar as informações cadastradas no SisFies, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

De acordo com o edital do Fies 2022, o candidato deverá validar suas informações em até 5 (cinco) dias úteis na CPSA, por meio da entrega física ou digital/eletrônica de documentação exigida

Contratação do Financiamento

Após a validação das informações, o candidato deve comparecer, com seu fiador, à agência do banco escolhido no cadastro do SisFies para negociar e formalizar a obtenção do financiamento estudantil.

Todos os prazos das etapas compartilhados neste artigo são disponibilizados no edital e no cronograma.

Como ver o resultado do Fies?

O resultado dos candidatos selecionados será publicado no site oficial do Fies, em uma única chamada, na data prevista no Edital e no cronograma. Também é possível saber se foi selecionado entrando em contato com a instituição de ensino na qual tentou a vaga.

Lista de Espera

A lista de espera do Fies é divulgada com o resultado da chamada única. No entanto, os candidatos presentes na lista de espera só terão direito a uma vaga caso não haja o preenchimento pelos alunos pré-selecionados na chamada única.

É importante estar atento à seleção dos candidatos da lista de espera, que pode ser acompanhada no próprio site oficial do Fies. Após a divulgação do resultado, o candidato tem apenas 5 dias para prosseguir com o processo de requerimento do financiamento estudantil.

Vagas remanescentes

De acordo com o edital do Fies do primeiro semestre de 2022, as vagas não ocupadas no decorrer do processo seletivo, se o número de classificados for menor que a quantidade de vagas disponibilizadas no referido grupo, no momento da pré-seleção ou durante o prazo de convocação de lista de espera, poderão ser redistribuídas entre outros grupos de preferência. Os critérios para a redistribuição das vagas de cursos que não possuem candidatos podem ser conferidos no edital do Fies 2022.

Aprender sobre como funciona um dos maiores programas de ingresso ao ensino superior do Brasil é de suma importância.Agora, fique atento ao cronograma e faça sua inscrição. Boa sorte!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!