Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 9 de março de 2021

Como funciona o ensino médio integral? Entenda mais sobre o assunto

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 8 de março de 2021.


Você sonha com uma educação de qualidade, que prepare intensivamente para o vestibular e para uma trajetória de vida bem sucedida? Uma educação que inspire a organização pessoal e mental, a independência, o desenvolvimento de suas potencialidades e que, além de tudo, não seja monótona? Então, o ensino médio integral é a opção perfeita para os seus objetivos.

Neste post, vamos explicar como funciona e quais as vantagens desse modelo de ensino. Siga com a leitura!

O que é o ensino médio integral?

É uma prática educacional que estimula, no aluno, tudo o que é necessário para que ele encontre a sua vocação e construa sua rotina e autonomia nos estudos. O ensino médio integral parte da ideia e da prática de que a educação precisa despertar a evolução do ser humano em todas as suas dimensões – como físicas, intelectuais, psicológicas e artísticas. Para tanto, é necessário que o aluno passe mais tempo dentro do colégio – de oito a nove horas, em vez das quatro horas da educação comum. 

Como funciona o ensino médio integral?

Além das disciplinas tradicionais obrigatórias, como português e matemática, também são oferecidas atividades extracurriculares e disciplinas eletivas, que podem ser escolhidas de acordo com a vocação e os objetivos de cada estudante. Os professores, com dedicação plena, dão suporte aos alunos e os auxiliam em todas as aulas e atividades. Eles são preparados para identificar e estimular os vários tipos de inteligência em cada um. O aprendizado se transforma, assim, em algo prazeroso e o estudante se torna o protagonista de sua própria narrativa estudantil, profissional e de vida. 

Muito inspirador, concorda? Mas calma que ainda não acabou. Esse tipo de educação tem muito mais benefícios. Veja quais a seguir!

Quais as principais vantagens do ensino médio integral?

Aprendizado flexível e duradouro

Sem dúvida alguma, as atividades extracurriculares e a possibilidade de escolher um itinerário de estudos são os grandes diferenciais dessa opção de ensino. Além das disciplinas tradicionais obrigatórias, você realizará atividades voltadas às áreas da música, das artes, tecnologia, ciência, liderança, entre outras. Essas atividades desenvolvem as aptidões e as habilidades do estudante de uma forma muito completa.

Uma vez que você identifica quais são seus principais interesses, consegue encontrar o percurso de aprendizado que mais faz sentido aos seus objetivos. Com a orientação dos educadores, que estão sempre presentes, a sua vida escolar vai se tornar mais estimulante e consistente.

Respeito a individualidade

Quietos e analíticos, estudiosos e artísticos, líderes e extrovertidos, críticos, esportistas, cientistas, jovens de qualquer perfil, todos são bem-vindos. Todos são acolhidos e encontram os amigos que compartilham das mesmas preferências. O reconhecimento das diversas identidades e o respeito à singularidade de cada um são os principais valores desse tipo de educação.

Cada ser humano possui o seu jeito de se expressar e agir e isso é exaltado na educação integral. Você recebe o incentivo que precisa para ter a compreensão de si mesmo e de seu lugar no mundo. Encoraja-se que o estudante assuma uma postura ativa em seu aprendizado. 

Maior convívio com amigos e comunidade escolar

Imagine passar mais tempo com seus amigos? Imagine viver, com eles, diversas experiências educativas inesquecíveis? Descobrirem, juntos, suas respectivas paixões e propósitos de vida? Tudo isso em um ambiente com uma ótima infraestrutura onde prevaleça o sentimento de empatia? O ensino médio integral oferece essa oportunidade a você. 

A proposta não é uma preocupação voltada só à intelectualidade e a um boletim cheio de notas altas. Isso é muito importante, com certeza, mas, também, foca-se na construção e fortalecimento dos laços de amizade. Você vai estar em um ambiente cheio de respeito, cooperação e senso de comunidade entre as pessoas. Valores que carregamos por toda vida e que fazem com que sejamos cidadãos participantes, ativos diante da própria existência, seres humanos mais felizes, portanto. 

Melhor rendimento nos estudos

Alguma dúvida de que, em um espaço tão saudável e motivador, seu rendimento nos estudos vai alçar voos altíssimos? Evidente que sim. Caso você esteja se preparando para o vestibular ou para o Enem, terá a sua orientação de tarefas e conteúdos voltadas a esse objetivo. Em um momento de tanto estresse como esse, todo apoio é mais que necessário. Seu roteiro de aprendizado será estruturado para que tenha o melhor desempenho nas faculdades a que concorrer a uma vaga.

Agora, se o seu objetivo é conseguir um emprego logo que terminar o colégio, você já sai com uma formação técnica ou profissional. Levando consigo as competências adequadas para que possa se inserir no mercado de trabalho com sucesso. O ensino médio integral vem com o intuito de suprir as várias necessidades humanas – físicas, psicológicas, educativas, sociais, de lazer –, começando pelo respeito aos desejos de cada um.

Atual e inovador

Perceba como temas que são tão necessários estão presentes na prática e nos valores do ensino integral. Estamos falando de respeito à individualidade, mas, também, de senso de comunidade. Em todo momento, exaltamos as identidades, o protagonismo e a pluralidade dos estudantes. A educação integral considera os alunos não como meros reprodutores de conhecimento, mas produtores ativos dos saberes. 

O aprendizado fornecido ao estudante leva em consideração a sua realidade e experiências, assim como o acolhimento, a escuta e a participação de toda a comunidade escolar, principalmente, entre alunos e professores, que são os grandes protagonistas. A escola também incentiva que os alunos criem projetos, grupos de discussão e coletivos alinhados aos seus interesses. Fornece o espaço seguro para o debate e a discussão. Ajuda o estudante a entender o que vive e o que vê no mundo.

Ficou com vontade de estudar em um colégio assim? Então, é muito importante que você procure por instituições capacitadas para esse tipo de educação. A escola deve estar adequada para oferecer um ensino de qualidade, com uma metodologia consistente e eficaz. A comunidade escolar e a equipe pedagógica precisam exercer suas funções com empatia e competência e a infraestrutura deve ser completa e estar à disposição do estudante. O principal objetivo da instituição que se propõe a oferecer a educação integral deve ser orientar o aluno a alcançar seus objetivos e satisfação consigo mesmo. 

Curtiu o conteúdo deste texto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de nossos artigos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!