Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 10 de dezembro de 2020

Como lidar com as alterações nos vestibulares? Confira 5 dicas!

Caroline Marangoni
Caroline Marangoni

Professora de Química, formada em Química pela Universidade Federal Fluminense e, nas horas vagas, percussionista por paixão.Publicado em . | Atualizado em 29 de dezembro de 2020.


O ano de 2020 trouxe junto com ele uma pandemia que parou o Brasil e o mundo. Com isso, algumas universidades tiveram que alterar o formato dos seus vestibulares, como a Unicamp, que a primeira fase do vestibular deixou de ter 90 questões na prova e passou para 72. Além disso, várias outras adiaram a data das suas provas. 

Muitos estudantes se viram perdidos com todas essas mudanças, pois não souberam como seguir com a rotina de estudos. Mas o que irá realmente mudar? Como lidar com todas essas alterações nos vestibulares?

Confira abaixo 5 dicas para se sair bem no vestibular com esse cenário!

1. Mantenha a calma

Sabemos que não faltaram novidades durante o ano. A cada hora vinha uma informação nova com uma nova universidade alterando as datas ou até mesmo o Enem, que além de divulgar a prova on-line, a física também foi adiada. Com todas as alterações ocorridas, tente manter a calma e se organizar. Anote todas as alterações de datas e formatos dos vestibulares que você deseja fazer para conseguir se programar e não deixar a ansiedade te atrapalhar. 

Nós sabemos que esse momento é muito difícil e de muitas incertezas para o vestibulando, mas tente olhar esse adiamento das provas com um olhar positivo, afinal você terá mais tempo para estudar. Dessa forma, você estará mais preparado quando o dia da prova chegar. Este olhar positivo (junto de uma rotina saudável) ajudará a seguir no processo.

2. Mantenha uma rotina saudável 

Não ache que ficar estudando muitas horas por dia sem pausas estratégicas de descanso irá ajudar. É importante que você consiga dormir e se alimentar bem. Muitas pessoas consideram a rotina algo chato pelo fato de fazermos as mesmas coisas todos os dias, mas neste caso, a rotina ajudará muito. Organize o seu dia, tendo um horário para acordar e para dormir. Durma, pelo menos, 6 horas por noite e se alimente bem. Lembre-se de que se o seu corpo e mente estiverem cansados, o estudo não será efetivo. 

3. Crie um cronograma de estudos

Após criar uma rotina e se organizar, é importante que você tenha um cronograma de estudos. Adapte o cronograma às novas datas e ao criá-lo, faça com que ele seja possível de ser colocado em prática. Ou seja, se você ainda está no ensino médio e a escola ou cursinho já voltou para o modo presencial, o cronograma deve levar em conta o tempo de deslocamento e de todas as tarefas como, por exemplo, o almoço ao chegar em casa. É importante ter um cronograma que você sabe que conseguirá cumprir confortavelmente. 

4. Faça simulados e provas de vestibulares anteriores

É muito importante que você inclua no cronograma um momento para fazer simulados e provas de vestibulares anteriores. Não existe forma mais eficiente de preparação do que fazer exercícios e conhecer bem a sua banca. Além disso, faça os simulados como se estivesse no dia da prova. Marque o tempo, perceba os temas mais comuns e tenha estratégia na hora de fazer a prova. Faça primeiro as fáceis, depois médias e, por fim, as difíceis. 

E para finalizar…

5. Não desista!

Sabemos que esse ano foi muito difícil e que por muitas vezes tivemos que nos reinventar, mas tenha em mente o seu objetivo. Não tenha vergonha de pedir ajuda aos professores e amigos. Se possível, crie grupos virtuais de estudos com amigos para resolver questões e tirar dúvidas. Quando estamos em contato com pessoas que possuem o mesmo objetivo que a gente, costumamos ficar mais motivados. Além disso, crie pequenas metas mensuráveis, atingíveis, relevantes, temporais e específicas para que gradualmente você consiga se superar, até chegar o dia da prova, que será o seu principal desafio. E, por fim, não deixem de acreditar em vocês!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!