Inicio / Além da escola Além da escola 10 de outubro de 2020

Como organizar o ambiente de estudo? Confira nossas 5 dicas

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Saber como organizar o ambiente de estudo parece um detalhe insignificante, porém, não ter o hábito de ordem pode atrapalhar o seu rendimento e a sua concentração. Isso compromete o seu aprendizado, principalmente quando os estudos são em casa, o que demanda ainda mais disciplina do estudante.

É claro, cada pessoa tem uma particularidade e uma forma diferente de organizar a sua rotina, mas ainda existem alguns métodos essenciais para garantir a concentração, o foco e a produtividade do aluno. Afinal, mesmo em casa, os estudos precisam ser levados a sério para se obter bons resultados nas provas.

Pensando nisso, confira a seguir as dicas de como organizar o ambiente de estudo!

1. Deixe os materiais ao seu alcance

Se o seu objetivo é estudar para o Enem, provavelmente você já tem um cronograma de estudos para seguir. Se ainda não tiver, pense em um roteiro com tudo o que será estudado naquele período e separe os itens importantes. Por exemplo, vai estudar português? Então, deixe por perto o dicionário e os livros de gramática.

Separe os materiais usados com frequência, como lápis, caderno e marcadores. Esses objetos nunca devem sair do seu alcance, a fim de ficar mais prático e ágil quando precisar. O fato de deixar tudo à mão e pegar com antecedência o necessário evita interrupções e desconcentração para procurar o material.

2. Tenha um caderno de anotações

As anotações são importantes na fixação das informações, permitem fazer lembretes ou resumos, e no futuro ajudam na revisão do conteúdo. Por isso, ter algum tipo de anotação é indispensável. Você pode usar cadernos diferentes para cada disciplina ou posts coloridos e, por exemplo, montar um quebra-cabeça. Nos amarelos você pode anotar as perguntas e nos verdes, as respostas, para depois encontrar os pares corretos.

3. Use marcadores e painéis

Quem já tem a prática de estudar sozinho em casa sabe o quanto os marcadores e os painéis podem ajudar na organização do ambiente de estudo. É possível destacar as informações mais importantes, deixá-las visíveis e até criar mapas mentais ou breves resumos de fixação.

4. Mantenha o ambiente em ordem

O aluno normalmente passa horas no mesmo lugar estudando. Por isso, o ambiente deve ser agradável, longe de distrações e confortável. Essas características incluem a limpeza da sua mesa. Imagine estudar em meio a vários papéis amassados, poeira e farelo de alimentos? Você vai se sentir desconfortável, não é mesmo? Então, faça uma limpeza frequente do local.

5. Deixe lanches e água por perto

Como citamos no início do texto, estudar em casa precisa de muita disciplina, e às vezes sair do seu ambiente de estudo pode atrasar o seu cronograma, além de tirar totalmente o foco da matéria. Até é recomendado fazer algumas pausas, mas cuidado com o excesso delas. Por isso, deixe por perto a sua água e pequenas refeições para evitar sair nos momentos de mais concentração.

Agora você já sabe como organizar o ambiente de estudo, certo? Então não se esqueça de avisar os demais moradores da casa sobre seus horários, a fim de evitar interrupções e barulhos excessivos. Ao seguir as dicas deste post, com certeza a sua produtividade vai melhorar bastante.

Deixe o seu comentário contando para a gente como você organiza o seu ambiente de estudos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!