Inicio / Rotina de Estudos Destaque 22 de março de 2020

Como organizar uma rotina de estudos mais leve e divertida

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Elaboramos algumas dicas para que a sua rotina de estudos seja mais leve e divertida! Não deixe de ler o artigo de hoje!

Ter uma rotina de estudos não é sinônimo para algo chato ou cansativo! É claro que os métodos tradicionais não devem ser abandonados, mas isso não significa que estudar também não possa ser divertido.

Você pode mesclar os estudos em livros com métodos mais leves. Assim, se diverte e aprende ao mesmo tempo. Gostou da ideia? Então continue a leitura e confira as nossas dicas!

Veja 6 dicas para se divertir e ter uma rotina de estudos mais leve

1. Use a música com uma aliada

Se você gosta de ouvir música e está sempre com fone nos ouvidos, pode explorar as suas canções preferidas para estudar. A ideia é a seguinte: crie novas letras para as músicas, pois o objetivo é relacioná-las com os conteúdos que você precisa fixar.

No YouTube, existem vários exemplos de versões muito criativas para músicas famosas. É o caso da cantora Mariana Rosas, que transformou a música “Telephone”, da Lady GaGa com a Beyoncé, em “Área do cone”. Fixando essa letra, dificilmente você esquecerá essa fórmula da geometria.

O Spotify e outros streamings de música também podem ser utilizados durante os estudos. Existem várias playlists com canções instrumentais, que ajudam a aumentar o foco. Assim, você pode ouvi-las enquanto lê um livro, por exemplo.

2. Utilize aplicativos e redes sociais para melhorar a sua rotina de estudos

É bem provável que você seja superconectado com as redes sociais e esteja sempre por dentro dos últimos aplicativos mais baixados, não é mesmo? Utilizá-los ajuda a tornar a rotina de estudos mais divertida.

Você pode seguir perfis de influenciadores no Instagram e também assinar canais de educação no YouTube. Os vídeos podem ser assistidos em casa, no ônibus, no intervalo das aulas ou em qualquer local onde você estiver. Tudo com muita praticidade.

São vários os canais que produzem conteúdo educativo, abordando temas acadêmicos de forma diferente da que você vê em sala de aula. Assim, a rotina de estudos se torna mais dinâmica e você nem vai perceber o tempo passar.

Também existem aplicativos específicos para os estudos, como é o caso do Gabaritar. Com esse app, você pode organizar a sua rotina de estudos e marcar as horas que passou estudando, por exemplo. Assim, fica mais fácil de controlar o tempo dedicado para cada conteúdo ou disciplina.

3. Assista a filmes e séries

Se você é fã de cinema e não perde nenhum lançamento das telonas, deve usar isso a seu favor na rotina de estudos. Isso mesmo, assistir a filmes e séries é uma excelente maneira de aprender também.

A História é uma das principais disciplinas que pode ser aprendida dessa forma, com filmes e séries que retratam fatos do passado. 

O cinema também pode ser interessante para estar por dentro de acontecimentos da contemporaneidade, que podem ser cobrados na redação do Enem ou do vestibular. Nesse caso, os documentários são uma boa pedida.

A nossa dica é que você liste os temas que precisa estudar e faça pesquisas de filmes e séries que estejam relacionados a eles. Depois, procure pelos vídeos em plataformas de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime.

4. Jogue games educativos

A dica de agora é para os gamers de plantão, que estão sempre com o videogame ou celular na mão com um game aberto. 

Que tal pesquisar sobre games educativos e encontrar opções que ajudem você a aprender algum idioma que tem dificuldade? Se você quer saber mais expressões em inglês, por exemplo, pode baixar jogos de caça-palavras e cruzadinhas no idioma.

Para estudar literatura, você também pode reunir os amigos e jogar RPG, jogo em que cada participante representa um personagem e juntos todos criam narrativas colaborativas.

Já para estudar história, podem ser jogados games como o “Presidentes do Brasil“, em que é preciso relacionar datas com o nome do presidente que estava à frente do nosso país naquela época.

5. Faça grupos de estudos no WhatsApp

O WhatsApp não serve só para compartilhar vídeos divertidos e stickers! É possível utilizar o aplicativo de mensagens para trocar resumos, conversar com os colegas sobre os assuntos aprendidos na escola, entre outras atividades.

Para isso, convide os seus amigos, que também vão fazer a prova do Enem ou do vestibular, e crie grupos de estudo. Só não vale perder o foco do grupo e desviar do assunto. Tome cuidado!

6. Faça passeios educativos

Se você pensa que para estudar precisa ficar fechado dentro de casa, está enganado! Os estudos podem ser feitos em qualquer local, até mesmo em um passeio na rua.

Se a sua cidade tiver museus, é interessante fazer uma visita para aprender sobre os acontecimentos históricos, por meio dos registros lá existentes. Bibliotecas municipais, centros de cultura e outras entidades com viés educacional também podem entrar no seu roteiro de passeios.

Aprendeu sobre como ter uma rotina de estudos mais divertida? Então, agora, é só chamar os amigos, começar a se planejar para variar as maneiras de estudar e fixar cada vez mais o aprendizado.

Gostou das nossas dicas para melhorar a sua rotina de estudos? Então, compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais, para que os seus amigos e colegas também possam aplicá-las!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!