Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 6 de julho de 2020

Como passar em Medicina? Confira nossas dicas e saia na frente!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Para quem tanto sonha em cursar Medicina, deve saber o quanto entrar em uma faculdade pode ser desafiador, principalmente quando se trata desse curso. Se você está na lista dos interessados em ingressar nessa profissão e quer saber como passar em Medicina, já sabe também que estudar é essencial, certo?

O nível de dificuldade das provas é grande, seja pelos exames extensos e cansativos, seja pelo custo dos estudos ou pelo número de candidatos — em algumas universidades, chegam a 200 inscritos por vaga!

Independentemente de tudo isso, é fundamental se preparar o quanto antes se você quiser seguir seu sonho. Lembre-se de que não é impossível de conseguir a tão sonhada matrícula em uma universidade.

Para ajudar na sua organização e preparação, continue lendo este post e veja as principais dicas de como passar em Medicina!

Faça uma lista das universidades pretendidas

Você pode até se perguntar: por que escolher a faculdade e depois começar os estudos? Antes de mergulhar no mundo dos livros de pré-vestibular, pesquise bem as possíveis instituições acadêmicas e suas formas de ingresso. Essa é uma escolha importante, pois ela pode direcionar a sua preparação.

Algumas faculdades usam apenas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo. Outras utilizam a nota do exame e acrescentam com o próprio vestibular. Também tem aquelas que separam a seleção por fases, afunilando ainda mais o processo com provas de múltipla escolha e questões dissertativas.

Com a lista das possíveis universidades pretendidas em mãos, você pode acessar o edital do vestibular e conferir o conteúdo de referência da prova, o que vai facilitar muito a organização dos seus estudos.

Estude com antecedência

Como já foi citado, comece os estudos o quanto antes. O processo seletivo para os cursos de Medicina são muito concorridos, independentemente da faculdade escolhida.

Se for em uma instituição pública, você precisa estudar muito, muito e muito! A concorrência é acirrada e é necessário garantir uma nota acima da média. Já nas particulares, não existe a história de que “faculdade paga é mais fácil”. O processo seletivo pode ser diferenciado das demais, inclusive, mais complexo e exigir mais conhecimento do aluno.

Por isso, a dica é: comece a estudar o quanto antes! O ideal é se preparar aos poucos, desde o primeiro ano do ensino médio. Ainda assim, há quem prefira estudar também em um cursinho preparatório, conciliado com a escola ou quando termina o ensino médio.

Tenha uma rotina de estudos

Como são muitas matérias e temas para estudo, é muito fácil se perder ou tornar superficial um aprendizado. Por esse motivo, é indispensável ter uma rotina de estudos. Pegue um calendário e veja os dias e horários livres para distribuir o seu tempo com os temas. Entenda como o seu cérebro funciona e qual é melhor turno para você produzir e aprender com qualidade.

Alguns vestibulandos determinam horários ou tempo de estudo para executar por semana, como se precisassem cumprir uma “carga horária no trabalho”, com direito a folga e momentos de descanso.

Talvez você também tenha que negar alguns convites para balada, festas ou reuniões de família. Mas lembre-se: tudo é por tempo determinado, até você passar no vestibular. Tenha foco!

Pratique redação

Sem dúvida, a redação é uma das notas com mais peso na maioria dos exames de vestibular e até de concursos públicos. No Enem, por exemplo, a nota máxima é mil pontos — e se o candidato zerar a redação pode até ser desclassificado do processo.

A redação também é muito importante para critérios de desempate: quando dois alunos estiverem com a mesma média de nota e disputam a mesma vaga, é ela quem resolve essa questão.

Se para você a redação é algo difícil de desenvolver, veja algumas dicas que podem ajudar:

  • leia muito e sobre todos os assuntos possíveis, principalmente atualidades;
  • não se prenda a uma opinião. Leia e escute diferentes pontos de vista, soluções, problemas, pesquisas e contextos;
  • escreva sobre o que você leu ou assistiu;
  • entenda qual é a estrutura do texto solicitada. Normalmente, é pedido que o candidato escreva uma dissertação argumentativa;
  • treine os principais modelos de redação, pelo menos, duas vezes por semana. Se possível, peça para um professor corrigir;
  • pesquise redações de sucesso nos principais vestibulares e use como referência.

Faça provas anteriores

Uma das melhores maneiras de estudar para o vestibular da universidade que você escolheu é usar as provas dos anos anteriores. A maioria delas disponibiliza os cadernos das últimas edições com o gabarito.

Aproveite e pesquise videoaulas com professores ensinando a resolver algumas questões específicas. Isso vai ser muito útil para identificar os temas que você precisar de mais atenção.

Entenda as suas dificuldades

Por falar em temas que precisam de mais empenho, é indispensável identificar e reconhecer os assuntos ou disciplinas que você precisa se dedicar mais.

No começo, pode até ser um pouco chato estudar algo que você não entenda muito, mas é necessário se preparar bem para todos os temas, principalmente nos quais você não tem tanta afinidade.

Participe de vestibulares

Algumas pessoas gostam muito deste método — são os famosos treineiros, que sempre participam de vestibulares apenas para treinar.

Essa tática é interessante, pois você começa a se familiarizar com os ambientes das provas, aprende a resolver as questões dentro do tempo permitido, prepara o seu cérebro para ficar mais tranquilo e evita a ansiedade, que prejudica na falta de memória.

Encontre um espaço adequado

Você pode escolher o seu quarto, a sala, a mesa na cozinha, enfim, qualquer lugar dentro ou fora da sua casa. O mais importante é que você se sinta confortável no ambiente escolhido.

Lembre-se também de que você deve evitar distrações, barulhos e movimentações de pessoas. Quanto mais você conseguir se concentrar nos seus estudos, melhor vai ser o seu rendimento e notas.

Agora você sabe como passar em Medicina, certo? É um processo complexo e que exige muita disciplina, mas, certamente, vai ser muito gratificante quando você ver a sua vaga garantida.

Para tornar tudo mais leve, tente conversar com outras pessoas que estão estudando para outros cursos, troque informações, conhecimento e experiências. Não deixe de respeitar o seu tempo de descanso e se alimentar bem para garantir uma qualidade de vida nesse momento importante.

Se você gostou do texto, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais. O que acha?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!