Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 24 de fevereiro de 2021

Como saber que profissão seguir? Saiba o que considerar nesse momento

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 24 de fevereiro de 2021.


A gente sabe que você se preparou para o vestibular, estudou diversas horas por dia e se aplicou em se formar no ensino médio com sucesso. Porém, agora está vivenciando uma nova fase e as preocupações são outras: qual curso de graduação escolher? E mais, como saber que profissão seguir? 

Definir os seus próximos passos profissionais não é uma tarefa fácil, ainda mais quando consideramos a diversidade de possibilidades. Há muitas carreiras interessantes à sua disposição, mas, para acertar nessa escolha, você precisa entender alguns pontos. Fique tranquilo que é sobre eles que a gente vai conversar neste post!

E aí, está preparado para entender como saber que profissão seguir? Então arregace as mangas e vamos lá!         

Considere o que você gosta de fazer

Você há de concordar com a gente que a satisfação e os gostos pessoais andam de mãos dadas. É exatamente por isso que é necessário observar o que você se sente bem fazendo. Antes de qualquer coisa, a escolha da profissão tem a ver com o autoconhecimento: observe o que você sempre curtiu fazer e sobre quais áreas a sua curiosidade é atiçada.

Sim! Independentemente de você seguir ou não como pesquisador científico no segmento escolhido, é importante que queira entender mais sobre o funcionamento da área, além de desejar encontrar respostas sobre os assuntos trabalhados. 

Note também que nem sempre é possível fazer exatamente o que se ama. Um bom exemplo disso é a carreira de jogador de futebol (que é sonho e objetivo de muitas pessoas), mas além de amor pelo esporte e talento, há diversos outros fatores que importam para a carreira de jogador alavancar. 

O que é importante saber é que, para trabalhar com o futebol, não existe apenas o caminho de ser jogador: você pode optar por fazer uma faculdade de Educação Física e trabalhar como professor do esporte, por exemplo.

Analise suas habilidades

Ainda seguindo o conselho de reforçar o autoconhecimento, nessa missão você conquista a percepção de diversos outros fatores, como a identificação das suas habilidades e potenciais, tópicos essenciais para reconhecer o propósito. Observe, então, o que você, além de gostar de fazer, executa com excelência. 

É importante saber que nem sempre essa resposta é fácil de ser encontrada, e muitas vezes só é possível encontrar as suas reais habilidades e potenciais com o amadurecimento da ideia. Já deu para perceber que a missão de encontrar a profissão ideal nem sempre é fácil, não é? Por isso tenha perseverança e foco. Acredite: vai valer a pena!   

Pesquise o mercado

Encontrando as atividades que você mais gosta de fazer e que faz com excelência, agora é hora de pensar no financeiro. Afinal, estamos em busca de uma profissão que, além de satisfazer o seu interior, proporcione meios para satisfazer o exterior. Por isso, dentro da sua lista de gostos e potenciais, você deve questionar o mercado dessas atividades. 

Pesquise a média de salários, confira quais são as tendências para as profissões e note a saturação da atividade (a garantia de demanda para os seus serviços deve ser um fator de decisão!). Observar como o mercado recebe a profissão que você considera é crucial para que se tenha segurança no processo de capacitação. 

Por isso, o conselho da vez é: abra o Google e leia. Confira pesquisas, artigos, note quantos profissionais estão se formando na área e descubra como essa profissão é essencial para os contratantes. A ideia aqui é aproveitar as ferramentas à sua disposição e escolher um solo fértil para plantar a sementinha dos seus sonhos.

Converse com profissionais formados

Saiba que nenhuma profissão é descrita como “apenas flores”, todas as ocupações contam com os seus lados positivos e negativos e quem seria mais apropriado para te contar sobre isso do que os profissionais formados? Esses trabalhadores já passaram por todos os processos que você está passando agora e podem oferecer conselhos úteis nessa jornada.

Nesses papos é possível observar os detalhes da rotina de trabalho. Por exemplo, se você considera fazer medicina, o ideal é que visite um hospital, note as características do ambiente e converse com os médicos para descobrir os diferenciais da parte prática da profissão. 

Faça testes vocacionais

Os testes vocacionais são, geralmente, uma lista de perguntas que possibilitam uma reflexão maior sobre os seus gostos, expectativas e aptidões. Considerando as suas respostas, o sistema vai apresentar algumas profissões que combinam com você.

Se está em dúvida entre algumas profissões específicas, essa estratégia de fazer testes vocacionais é bastante útil para esclarecer a escolha. Porém, para que o teste vocacional seja efetivo, você precisa ser o mais sincero possível. Lembre-se de responder as perguntas com o que você é e gosta e não com o que gostaria que fosse.

Tenha calma

Esse momento de escolha da profissão é difícil, ainda mais quando há a pressão de sair do ensino médio e entrar em uma faculdade em seguida. Mas é importante não tomar essa decisão por um impulso. Pense muito bem sobre as suas possibilidades e evite deixar para definir o curso apenas quando for preencher a ficha do vestibular. 

Se a sua leitura chegou até aqui, você já sabe quais são os pontos que devem tomar a sua atenção na missão de encontrar a profissão ideal. Não se esqueça de que, mesmo se entrar em uma faculdade e não curtir o curso, é possível reconsiderar todas as nossas dicas, retornar à busca e então encontrar o seu caminho profissional.

É claro que, se você seguir à risca os nossos conselhos do post, é praticamente improvável que esse infortúnio aconteça. Por isso, foque no autoconhecimento, conheça as rotinas das profissões e pesquise como o mercado tem recebido cada opção considerada por você: é dessa forma que responderá à pergunta “como saber que profissão seguir?”.

Ah! E não se esqueça de fazer testes vocacionais. Eles são essenciais para encontrar o seu caminho profissional. Quer saber mais sobre eles? Então siga a leitura e descubra qual é a importância dos testes vocacionais para a escolha da carreira!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!