Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 5 de setembro de 2020

Como se dar bem no Enem: 5 dicas imperdíveis

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Todos os anos milhares de estudantes ficam ansiosos para o Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, a preocupação em como se dar bem no Enem pode ser resolvida ao inserir algumas práticas na rotina antes da prova. É importante ressaltar: quanto mais você estudar com antecedência, melhor será o seu preparo para a prova.

Algumas técnicas de estudo e outros detalhes relacionados à preparação podem interferir (e muito!) no seu desempenho. Por isso, é imprescindível garantir que não ocorram falhas por falta de estudo ou informação durante o teste. Nesse caso, o que resta é treinar o corpo e, principalmente, o intelecto para concorrer a uma vaga ou a uma bolsa de estudos.

Sendo assim, continue a leitura deste post e acompanhe as dicas para se dar bem nessa maratona.

1. Treine (muito) a redação

Seja qual for a área de estudo que você pretende cursar (humanas, exatas ou biológicas), a redação sempre tem bastante peso. Inclusive, caso zere a redação, você pode ser desclassificado do Enem. Por isso, muitos educadores sempre recomendam treinar bastante esse quesito.

Evite cair na armadilha de pensar que será fácil desenvolver uma boa dissertação. Muitos alunos, mesmo tendo facilidade com textos, podem se dar mal nessa hora. Por isso, comece os treinos meses antes e procure redigir pelo menos duas vezes por semana textos de vários assuntos atuais e com níveis de dificuldades diferentes.

2. Fique por dentro das atualidades

As atualidades sempre são temas abordados nas questões do exame, principalmente na redação. Por isso, se você não tem o costume de ler jornais, revistas, sites e assistir a telejornais, comece a acompanhar todos esses veículos. Também, não se prenda somente a um noticiário, para assim ter mais de um olhar e diminuir a sua imparcialidade no assunto — isso será importante para a redação.

3. Faça os simulados

No site do Inep é possível encontrar as provas e gabaritos dos exames anteriores. Sendo assim, baixe alguns simulados, imprima e resolva as provas como se fosse o dia oficial do Enem. Cronometre o tempo e use só as ferramentas permitidas no teste. Fazendo isso, você identifica as suas maiores dificuldades, corrige erros, além de ser uma forma bastante eficiente de estudo.

4. Leia o edital detalhadamente

Muitas dúvidas que podem surgir ao longo dos estudos e sobre o que pode ou não cair no dia da prova, normalmente, estão respondidos no edital do Enem. Por isso, leia com bastante atenção a cartilha do exame, pois diminuirá as chances de cometer erros durante a prova ou de ter surpresas. Inclusive, dará a direção dos seus estudos, pois o conteúdo estará descrito nesse edital. Não se preocupe em estudar algum tema que não esteja no cronograma, pois não tem chances de cair no Enem.

5. Distribua os conteúdos e monte um cronograma

Como se dar bem no Enem precisa de organização de estudos, então é indispensável montar um cronograma. Após ler todo o edital do exame, é recomendado dividir os conteúdos em escalas de fácil, médio e difícil. Claro, os temas que você tem mais dificuldade devem ser os mais estudados.

Por isso, monte um cronograma de acordo com a sua rotina, horário de melhor rendimento e divisão dos conteúdos. Não se esqueça de separar os dias para treinar a redação e resolver os simulados.

Por fim, como se dar bem no Enem não é só uma questão intelectual, mas também envolve condicionamento físico e emocional, reserve os dias de descanso, de lazer, invista nas atividades físicas, durma bem e tenha uma alimentação leve. Isso também vale para o dia do exame, não cometa exageros na véspera da prova, leve água e pequenas refeições para quando tiver fome.

Você gostou das nossas dicas de como se dar bem no Enem? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ler este conteúdo.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!