Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 18 de agosto de 2021

Como se tornar um influenciador digital: 5 passos para seguir essa área

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 18 de agosto de 2021.


Provavelmente você já ouviu falar sobre  Influenciadores Digitais ou “Digital Influencers”, um fenômeno no mercado do Marketing de Influência. No contexto atual, esse mercado vem ganhando cada vez mais espaço e pode gerar rendas tão significativas e atrativas que investir nessa nova profissão pode ser bem lucrativo.

Para compreender melhor quanto ganha um influenciador digital, a Forbes elaborou uma pesquisa, na qual mostrou que um influenciador com mais de sete milhões de seguidores recebe aproximadamente US $150 mil no Instagram, US $187 mil no Facebook e US $300 mil no YouTube.

Se você tem interesse em entender como funciona essa área e o que fazer para se tornar um, acompanhe o texto a seguir.

O quê você vai encontrar nesse artigo?

  1. Escolha seu segmento
  2. Defina sua persona (cliente ideal)
  3. Escolha o melhor canal para você
  4. Invista em marketing digital
  5. Seja autêntico, se preocupe com qualidade e constância

Seja autêntico, se preocupe com qualidade e constância

Podemos dizer que influenciador digital é aquele ou aquela que possui um público digital fiel e é capaz de exercer influência na tomada de decisão de compra desse mesmo público. O Influencer Marketing Hub, define o influenciador como aquele que “tem o poder de afetar a decisão de compra por causa da sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público”.

5 Passos para se tornar um influenciador digital

O marketing de influência tornou-se prioridade para muitas marcas, não falta empresa disposta a investir tempo e dinheiro em um influenciador de verdade, que ganha para ser ele mesmo e engajar seus seguidores na marca que o patrocina. Mas o que é preciso para começar nesse mercado? Confira as dicas que elaboramos:

1) Escolha Seu Segmento

Para criar tendências e influenciar na decisão de compras das pessoas, é importante estar certo do segmento em que irá atuar para ter propriedade sobre as informações que você for compartilhar. O melhor caminho é focar num só segmento para se tornar autoridade e passar credibilidade naquilo que faz, conquistando seus seguidores.

2) Defina sua Persona

Para se tornar um influenciador digital é importante definir a sua persona, ou seja o seu cliente ideal, etapa que consiste em caracterizar as pessoas que compõem o público que você deseja atingir. 
A conclusão desta etapa irá nortear a própria estratégia de exposição nas redes sociais. Além disso, a definição da persona será fundamental para a criação de conteúdo e estruturação de argumentos em diversas situações.

3) Escolha o melhor canal para você

Um Digital Influencer não precisa estar presente em todas as plataformas de mídias sociais existentes. O melhor canal para começar é onde seu público está. Pesquise qual canal pode dar a você um maior número de curtidas, compartilhamentos e retornos. Se você não obtém uma boa resposta do público, não tenha medo de experimentar um canal diferente ou outras formas de engajar seguidores antes de escolher um definitivo.

4) Invista Em Marketing Digital

Se tem algo que ajuda bastante no engajamento é o Marketing. São diversas as técnicas dessa área para atrair potenciais consumidores, entender a pessoa com quem você fala e entregar o conteúdo de que ela precisa. Por isso, invista em leituras sobre as tendências e desafios, não pare de buscar conhecimento, promova inovação e opte por conteúdos estratégicos.

5) Seja autêntico e coerente no conteúdo que oferece

Se você quer engajar e fidelizar o seu público, é essencial se comunicar de forma autêntica e ser transparente. As pessoas querem aprender com quem é fiel a si mesmo, à sua própria marca, aquele que transmite verdade. Por isso, seja coerente sobre o conteúdo que produz.

Se tornar um influenciador digital de sucesso é um caminho que requer mais do que apenas vontade. É necessário estudo, dedicação, tempo e comprometimento. Produzir conteúdos que engajem de acordo com a rede social escolhida e com a linguagem que o público entende é essencial na hora de trilhar o caminho da influência digital.

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