Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 23 de fevereiro de 2021

Como se tornar um streamer e ter outra profissão ao mesmo tempo?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 23 de fevereiro de 2021.


Pessoas de várias idades se divertem com games, principalmente os mais jovens. Por isso, muitos pensam em como se tornar um streamer profissional. Afinal, está mais do que provado que assistir outras pessoas jogando é tão divertido quanto jogar. Inclusive, essa cultura e profissão existe há um tempo em outros países, enquanto no Brasil a sua popularidade começou no início desta década.

O streamer é um jogador que tem bastante conhecimento de games e tecnologia. Sendo assim, ele leva isso como sua profissão, e por meio da Internet faz as narrativas dos seus jogos durante lives ou gravações. No entanto, não pense que essa pessoa passa o dia todo jogando e que seja fácil se tornar um profissional nessa área.

Se você se interessou pelo tema e tem vontade de se tornar um streamer, acompanhe a leitura a seguir para ver mais detalhes da profissão.

Como se tornar um streamer?

Como todas as profissões, o streamer também tem os seus desafios e necessidades de preparo, bem como estudo para conseguir alcançar um destaque. A princípio, é relevante que o jogador tenha muita familiaridade com a tecnologia e a informática. Contudo, citaremos mais detalhes adiante.

Não deixe de se capacitar

O primeiro passo para ser um streamer é investir na sua capacitação, afinal, você vai lidar diretamente com dados, métricas, análise de sistemas e produção de vídeos. Por isso, é importante fazer uma graduação ou, pelo menos, um técnico relacionado à Tecnologia da Informação. Além disso, o streamer precisa de flexibilidade, então pode ser uma boa ideia fazer cursos online ou semipresenciais.

Escolha a plataforma ideal

O segundo passo importante é a escolha da plataforma, pois não adianta você ter muito conhecimento, mas usar uma interface confusa e de difícil acesso para seus seguidores. É válido que tenha disponibilidade para multiplataformas, como para versões de sites em web e dispositivos para Android e IOS. Assim o seu público não fica limitado.

Interaja com a sua audiência

Uma das principais características dos profissionais influenciadores é o modo como eles interagem com a sua audiência. No começo é difícil, mas deixe a timidez de lado para interagir com os seguidores como se fossem seus amigos. Invista em um bom vocabulário, dicção e criatividade para chamar atenção do público. O ideal é que os vídeos sejam animados e divertidos.

Utilize bons equipamentos e infraestrutura

Por último, mas não menos importante, os materiais utilizados e a infraestrutura devem ser de qualidade para não prejudicar as suas produções. Muitos streamers começam com equipamentos inferiores ou reduzidos, mas com o tempo investem em mais recursos. Por isso, busque um computador que suporte os seus games e acessórios que complementam a produção.

Como conciliar com outra profissão?

O profissional de streamer precisa ter disciplina, por isso, não há a necessidade de passar o dia todo em frente aos games. Essa profissão é bem flexível quanto aos horários, pois você pode adaptar a sua rotina. Portanto, se você quiser, é possível ter uma carreira paralela a isso, como medicina ou outras áreas que não tenham nada a ver com Tecnologia da Informação.

Contudo, se você pensa em se tornar um streamer, tenha organização para lidar com duas profissões, como um cronograma para dedicar algumas horas do dia ou semana para streamer. Assim, até que alcance o destaque nessa profissão, você já tem um plano B (como outra carreira) para se sustentar e até investir nos equipamentos de games.

Gostou deste artigo sobre como se tornar um streamer? Então, curta a nossa página no Facebook para ver mais conteúdos como este!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!