Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 28 de julho de 2020

Como ter foco nos estudos? Confira 5 dicas!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Muitos alunos perguntam “como ter foco nos estudos?”. Essa é uma questão comum, pois o terceiro milênio trouxe diversas mudanças que afetam nossa concentração e até mesmo a forma como armazenamos informações.

Uma dessas mudanças foi a revolução informacional, que influencia diretamente a maneira como recebemos e retemos as informações. Também se pode citar a comunicação, já que se torna cada vez mais instantânea e aproxima pessoas de diversos lugares. Por último, a própria tecnologia, que traz para nós, todos os dias, uma nova atualização.

Por isso, quando lemos uma notícia hoje, amanhã ela pode adquirir contornos completamente diferentes. Dentro desse contexto, como manter a concentração nas matérias escolares e nas leituras que exigem tanta calma e paciência de nós? 

É pensando nisso que trouxemos este conteúdo! Veja abaixo como ter foco em seus estudos e obter resultados cada vez mais significativos em suas provas!

Por que é importante ter um plano de estudos?

Você já se pegou estudando por horas e percebeu que, após algum tempo, não conseguia reter o conteúdo da forma que deveria? Isso acontece porque nosso cérebro está cada vez mais dinâmico, por isso, é preciso estabelecer um planejamento para compreender o conteúdo e armazenar os principais tópicos das matérias.

A organização do plano de estudos varia de acordo com o perfil de cada aluno. Há aqueles que têm melhor concentração pela manhã, outros pela tarde. Adapte estas dicas da forma mais leve e divertida para você:

  • conheça a sua rotina, defina os seus horários de estudos de acordo com as horas que você tem disponível;
  • separe as disciplinas que precisam de mais atenção e dedique mais tempo da semana para esses conteúdos; 
  • componha seu cronograma de forma bem dinâmica, tente estudar três disciplinas por dia, assim você não ficará tão cansado.

Como ter foco nos estudos?

Após fazer o seu cronograma, veja as dicas que trouxemos para que você tenha mais concentração nos estudos:

1. Estude em ambientes silenciosos

O barulho pode tirar a nossa concentração facilmente. Às vezes, quando estamos concentrados em um determinado conteúdo, se ouvimos algum barulho que chama a nossa curiosidade, provavelmente, perderemos o foco. Por isso, opte por lugares silenciosos, assim você evitará distrações.

2. Utilize a técnica pomodoro

Muitos estudantes utilizam a técnica pomodoro e há muitos relatos sobre o seu efeito positivo no aprendizado. Funciona da seguinte forma: 1 pomodoro equivale a 25 minutos. A cada pomodoro, você deve fazer um descanso de 5 minutos. Quando chegar a 4 pomodoros, você pode fazer um descanso entre 15 e 30 minutos.

3. Evite deixar aparelhos ligados

De acordo com uma publicação da BBC Brasil, “um estudo feito pela Microsoft demonstrou que, quando os trabalhadores eram interrompidos por dispositivos eletrônicos, precisavam de cerca de 15 minutos para voltar a se concentrar em uma tarefa complicada”.

Isso significa que, se durante uma hora você checa o seu celular duas vezes, é provável que 30 minutos de estudos fiquem perdidos. Então, deixe o seu celular desligado ou no silencioso.

4. Organize o ambiente de estudos

Ter um ambiente de estudos confortável e organizado é fundamental para manter o foco. Quando você visualiza tudo pronto para você colocar a mão na massa, o estudo fica até mais prazeroso, não é mesmo?

Então, deixe o seu espaço organizado. Cadernos e livros separados, um potinho para os lápis, outro para canetas coloridas. Deixe o ambiente visualmente adequado ao seu objetivo.

5. Reserve um tempo para atividades físicas

Segundo estudos realizados na Universidade de Illinois (Estados Unidos), exercício aeróbico é capaz de melhorar as regiões do cérebro que são relacionadas à nossa capacidade de atenção.

Portanto, para que o seu estudo seja saudável, é importante que você também tenha uma vida saudável!

Quando temos um horário para cada atividade, compreendemos que muito do nosso foco baseia-se em organização. Mas é importante também ser flexível com algumas situações, desde que seus compromissos mantenham-se equilibrados.

Notou como ter foco nos estudos não é uma tarefa de outro mundo? Todos nós somos capazes de estudar e nos concentrar. Basta seguir alguns passos e adaptá-los ao nosso perfil.

Gostou de nosso conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!