Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 29 de janeiro de 2021

Confira 3 dicas de podcasts de Geografia para você estudar

Phelipe Florez Rodrigues
Phelipe Florez Rodrigues

Professor de Geografia, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre e doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Busca engajamento total no magistério da escola básica e em pesquisas sobre currículo e ensino de Geografia.Publicado em . | Atualizado em 21 de janeiro de 2021.


Uma pergunta frequentemente surge nas aulas e nos bate-papos com estudantes, colegas e parceiros da comunidade escolar: como estudar Geografia por meio de fontes diversificadas e confiáveis? Ao pensar em uma resposta para esse questionamento, sempre parece pertinente considerar a confiabilidade das informações e dos debates, bem como novas formas de contato com as informações.

            A difusão e popularização da Internet nos proporcionam diversas alternativas de acesso à informação. Sob a ótica da democratização do saber, isso pode ser algo bom, mas também pode configurar um risco se os canais da internet estiveram a serviço da difusão de “Fake News” ou informações maliciosas. Pensando nessas potencialidades e riscos, indicamos, neste texto, uma excelente alternativa para você aprofundar seus estudos na Geografia por meio de um formato digital consolidado e de fácil acesso: os “podcasts”.

            Tomando, como principal critério, a confiabilidade das informações e a seriedade dos produtores do conteúdo, começamos propondo a audição do podcast “Xadrez verbal”, produzido por Filipe Figueiredo e Matias Pinto. Trata-se de um conteúdo denso e de muita qualidade sobre geopolítica e atualidades, produzido a partir de fontes históricas e jornalísticas de muita confiabilidade, comentários bem elaborados e com boa imparcialidade ideológica.  Indicamos esse canal como fonte de informações para todos os estudantes e, sobretudo, para os candidatos a vagas em universidades para cursos de ciências humanas em que se demanda um bom nível de conhecimento sobre questões de atualidades geopolíticas.

            Uma segunda dica de podcast que se apresenta como fonte segura e com muita qualidade nas informações para o estudo de Geografia é o “Petit Journal”. Idealizado pelos professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa, o Petit Journal tem o objetivo de atualizar seu público de forma leve, rápida e contínua em relação a temas como economia e política internacional. Com o objetivo de discutir “o que está acontecendo agora!”, esse podcast se apresenta como uma excelente alternativa de auxílio para se manter “antenado ao que acontece no mundo”.

            Finalizamos com uma terceira dica de podcasts de Geografia que escapa das pautas econômicas, diplomáticas e geopolíticas, mas se relaciona com outra temática extremamente importante para nossos estudos geográficos: o meio ambiente. Para incidirmos sobre essa discussão, indico o podcast “As árvores somos nozes”, produzido pelo Greenpeace do Brasil. Nesse canal, os organizadores buscam trazer os principais temas socioambientais presentes no contexto brasileiro, tendo, como fonte, documentos que normatizam políticas públicas ambientais no Brasil e narrativas de experiências de ativistas que atuam em defesa das florestas e do meio ambiente.

            Encerramos esta proposta com um convite de engajamento! Busque sempre informações de fontes múltiplas, sérias e confiáveis. Para isso, questione tudo, verifique as informações mais de uma vez e difunda bons canais!

Até a próxima!!!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!