Sem categoria 6 de novembro de 2020

Confira 3 pensadores e citações para usar na redação do ENEM

Maria Carolina Araujo
Maria Carolina Araujo

Formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Letras e professora da disciplina.Publicado em . | Atualizado em 18 de novembro de 2020.


A prova de redação é um dos pontos mais importantes da prova do ENEM e é fundamental uma boa preparação para encarar qualquer tema que seja proposto. Para alcançar uma boa nota, é necessário desenvolver estratégias argumentativas para defender o seu ponto de vista e, dentre elas, trazer conceitos e frases de pensadores são uma das melhores formas.

Como o tema é sempre imprevisível e claramente é impossível gravar uma citação para cada tema, a dica é sempre buscar pensadores que possuem reflexões que se encaixam em diversos eixos temáticos para que você tenha algumas frases coringas.

Além disso, mais importante do que a citação em si, é como ela é usada em seu texto. Não existe “citação boa” ou “citação ruim”, e citações “mais batidas” também não fazem o seu texto ser mais pobre. A verdade é que qualquer referência deve ser feita de maneira embasada, bem relacionada ao argumento e com acréscimo de autoria, por isso é fundamental conhecer um pouco sobre autor e o que ele defende, antes de simplesmente copiar e colar uma citação.

Dito isso, vamos ao que interessa? Separamos 3 pensadores e suas principais citações para que você possa guardar e usar para escrever a sua redação do ENEM.

1- Paulo Freire

Um dos nomes mais importante quando se trata de educação, Paulo Freire traz considerações da pedagogia que o fazem ser referência mundial. O educador acredita na transformação do ser humano por meio da educação e desconstruiu diversos paradigmas na relação professor x aluno. Se o tema da redação for relacionado à educação, de forma direta ou indireta, é um ótimo nome para ser usado. Dá uma olhada em algumas citações:

“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

“O diálogo cria base para colaboração.”

2- Zygmunt Bauman

Bauman (1925-2017) foi um grande sociólogo polonês que escreveu até 2017, ano em que faleceu. O autor escrevia sobre a sociedade atual e criou o conceito “Modernidade Líquida“. Por ser um pensador muito atual, suas reflexões podem ser facilmente encaixadas em diversos temas de redação. Confira algumas:

“Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”.

“Nós somos responsáveis pelo outro, estando atento a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas.”

“Vivemos tempos líquidos, nada hoje é para durar.”

“O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo.”

3- Émile Durkheim

David Émile Durkheim é considerado o pai da sociologia, por isso é uma grande referência quando se fala em temas sobre cultura e sociedade. Ele foi responsável por criar teorias como a “fato social” e trouxe reflexões importantes sobre as relações após a Revolução Industrial. Estas são algumas das suas ideias:

“Quando os costumes são suficientes, as leis são desnecessárias. Quando os costumes são insuficientes, é impossível fazer respeitar as leis.”

“Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade.”

“É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.”

E aí, curtiu os pensadores e as citações para te ajudar na redação do ENEM? Tenha-os em mente na hora de escrever o seu texto e com certeza alcançará uma ótima nota!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!