Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 22 de março de 2020

Confira algumas dicas indispensáveis para escolher a melhor universidade

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


A escolha da melhor universidade sempre traz dúvidas para os estudantes. Veja algumas dicas indispensáveis para fazer isso com mais facilidade!

Com a proximidade do ENEM e do vestibular, são muitas as dúvidas que passam pela cabeça dos alunos. Além de ter que escolher a carreira profissional que deseja seguir, também é preciso buscar a melhor universidade para cursar. Você se identificou com essa situação?

Entendemos que essa tarefa nem sempre é muito fácil, por isso, listamos uma série de dicas práticas para que você possa ter sucesso nessa escolha. Quer saber quais são elas? Então é só seguir a leitura!

7 dicas práticas para escolher a melhor universidade para você

1. Analise quais são as suas preferências de cursos

O primeiro passo para escolher a melhor universidade é analisar quais são as suas preferências de cursos. Isso é importante, uma vez que você pode pesquisar as instituições mais renomadas na área que deseja.

Se você quiser cursar Direito, por exemplo, deve buscar por faculdades que se destacam nesse segmento. O mesmo vale para Medicina, Administração, Tecnologia da Informação e tantos outros cursos.

É interessante que você faça essa pesquisa, até mesmo para ter mais certeza sobre o caminho que deseja trilhar. Imagine, por exemplo, que você se interessa pela área da Comunicação, mas não sabe exatamente qual curso fazer.

Nesse caso, você pode analisar criteriosamente os cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Fotografia, Cinema, Rádio e TV, entre outros que estão relacionados às ciências da comunicação. Assim, poderá ver com qual deles mais se identifica e fazer uma escolha mais consciente. 

2. Converse com profissionais das áreas em que pretende atuar

Quando você já tiver em mãos uma lista com as opções viáveis dentro da sua área de interesse, é importante buscar mais informações, para saber em quais universidades os cursos estão disponíveis. Uma boa prática é conversar com profissionais que já atuam no segmento em que você pretende trabalhar no futuro.

Se você tiver algum familiar ou um amigo dos seus pais que trabalha na área em que você pretende seguir carreira, peça para conversar com ele. As pessoas mantêm contatos profissionais e, geralmente, conhecem um pouco sobre as instituições que oferecem cursos em seu setor de atuação.

3. Veja as grades curriculares

Nos sites das instituições de ensino, é bem provável que você encontre as grades curriculares dos cursos, ou seja, a lista de disciplinas que os alunos cursam durante a faculdade.

Além do nome das matérias, algumas instituições também disponibilizam a ementa, que é uma espécie de resumo do que é aprendido durante as aulas. Tudo isso deve ser analisado!

Acesse as grades curriculares de diferentes universidades e faça comparações, para saber qual delas é mais completa ou oferece disciplinas que são mais compatíveis com o mercado de trabalho.

4. Observe as avaliações da universidade

Você também pode saber qual é a melhor universidade observando as avaliações que elas recebem do Ministério da Educação. O MEC avalia todas as instituições de ensino, com notas que variam de 0 a 5. 

Para fazer essa avaliação, são considerados fatores como desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), qualificação dos professores, infraestrutura da entidade, entre outros.

Além da nota do MEC, você também pode verificar listas criadas por empresas privadas, como é o caso do Ranking Universitário Folha (RUF). Trata-se de uma avaliação feita anualmente pelo jornal Folha de São Paulo que classifica as universidades públicas e privadas em ordem de qualidade, segundo resultados de pesquisas feitas pelo Instituto Datafolha.

5. Informe-se sobre a infraestrutura da faculdade

Uma dica é fazer uma visita às instituições de ensino nas quais você pensa em estudar para que você possa avaliar a infraestrutura de cada uma. Se você não puder ir até a faculdade ou universidade, pesquise as fotos no site da instituição.

Observe se as salas de aula são adequadas, se tem uma boa biblioteca, se os laboratórios são bem equipados, entre outros aspectos que considere importante.

Você pode até mesmo criar uma lista de itens a serem analisados e desenvolver uma tabela comparativa para escolher a melhor universidade.

6. Busque informações sobre o corpo docente

Além da infraestrutura, também é importante que você conheça mais sobre o corpo docente da universidade. Isso porque sua qualidade está diretamente conectada à qualidade das aulas, para que você seja bem orientado e possa obter êxito em sua futura carreira profissional.

Nos sites dos cursos, as instituições costumam disponibilizar a lista de professores que ministram as disciplinas. A nossa dica é que você pesquise o nome dos docentes na Plataforma Lattes.

Praticamente todas as pessoas que fazem parte do meio acadêmico têm um currículo nessa plataforma. Por meio dela, é possível saber mais sobre a formação dos professores, como os cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado que eles fizeram. 

Também é possível encontrar artigos científicos e livros que eles publicaram, empresas em que trabalharam, entre outras informações relevantes.

7. Saiba quais são as diretrizes organizacionais da entidade

Finalmente, recomendamos que você busque informações sobre as diretrizes organizacionais da entidade. Em outras palavras, descubra a missão, a visão e os valores da instituição, eles podem ser facilmente encontrados nos sites.

Leia atentamente quais são os valores de cada universidade e veja quais deles mais se assemelham com às suas opiniões pessoais e ao que pretende para o seu futuro profissional. 

Se você seguir todas as nossas dicas, será mais fácil escolher a melhor universidade para cursar. Esperamos que nosso artigo tenha ajudado e que você possa trilhar uma excelente trajetória acadêmica.

Não deixe de compartilhar este material em suas redes sociais! Os seus amigos e colegas de escola também podem ter dúvidas sobre como encontrar a melhor universidade. Que tal ajudá-los?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!