Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 7 de janeiro de 2021

Conheça os 5 assuntos que mais aparecem em Biologia no Enem

Maria Clara Rapozo
Maria Clara Rapozo

Biomédica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), licenciada em Biologia e professora da disciplina. Publicado em . | Atualizado em 6 de janeiro de 2021.


Bioquímica, fisiologia, ecologia, genética, embriologia, células, reino animal, evolução… ufa! Esses são apenas oito dos variados assuntos que existem dentro da biologia e caem nas provas de vestibulares. Nesta altura do campeonato, com o ENEM chegando, como você, vestibulando, se sente em relação ao domínio de tantos conteúdos dentro dessa área?

Seria ótimo se você pudesse saber quais assuntos são mais cobrados em biologia, não é? Por isso, nós separamos cinco assuntos que mais caem em biologia no ENEM para você dar um gás nesta reta final e arrebentar na sua prova de ciências da natureza. Vamos lá?

1- Ecologia

Não resta nenhuma dúvida: ecologia é um assunto bem recorrente em biologia, no ENEM. A prova do ENEM é bem contextualizada com os assuntos atuais, por esse motivo, as discussões ambientais e em relação à sustentabilidade sempre são uma ótima pedida para questões de biologia. No tocante ao ano de 2020, podemos pensar sobre as queimadas do Pantanal e as questões ambientais envolvendo a Amazônia, que foram pautas de muitas reportagens nos jornais da mídia. Dessa forma, o que acha de dar uma revisada nesses assuntos?

2- Citologia

Célula é um assunto que começamos a aprender lá no ensino fundamental, nas aulas de Ciências. A partir de então, ano após ano, você passou a conhecer uma organela nova, não é mesmo? Apesar de as células serem microscópicas, as opções de questões para esse assunto são gigantescas! Conheça bem os nomes e funções das organelas, o seu citoplasma, transportes por meio deste e também as diferenças entre os tipos celulares. Não se esqueça de como funciona a respiração celular, beleza?

3- Programa de saúde

Calma aí! O que é programa de saúde? Pare para pensar em alguma doença como a dengue, por exemplo. Em relação a esse tema, podemos falar sobre o seu agente etiológico, o seu transmissor, a forma de transmissão e a prevenção da doença. Sendo assim, você precisa identificar e compreender essas principais características das doenças na sua prova do ENEM. Tem algumas que são características aqui do Brasil, como a dengue e a malária. No ano passado, vivemos uma pandemia de um novo vírus, isso também poderia ser cobrado dentro do contexto de programa de saúde, na sua prova de biologia.

4- Genética

Além de saber que homem é XY, e mulher é XX, que tal aprofundar um pouco mais na genética para mandar bem nas questões? Revise a análise de heredogramas e doenças relacionadas ao gene e compreenda as possibilidades existentes em uma transfusão sanguínea. Um outro tópico muito importante, que aparece regularmente na prova do ENEM, é a biotecnologia. Conheça um pouco melhor as técnicas de engenharia genética, como o DNA recombinante, transgênicos e o estudo das células tronco.

5- Fisiologia humana

A fisiologia é uma área bem ampla, que estuda o bom funcionamento do organismo. Dentro desse tema, podemos estudar os diferentes sistemas que existem no corpo humano, assuntos que aparecem com certa frequência no ENEM. Um dos sistemas mais cobrados na prova é o sistema imunitário, por isso, é importante dar uma revisada nas suas principais células, linhas de defesa e formas de imunizações artificias, ou seja, vacinas e soros. No contexto de pandemia, esse assunto poderia aparecer contextualizado com as questões relacionadas à Covid-19. Além disso, outros sistemas que merecem uma atenção redobrada são: circulatório, excretório e digestório.

E aí, pronto para gabaritar sua prova de biologia no ENEM? Bons estudos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!