Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 1 de fevereiro de 2021

Conheça os conteúdos de Geografia que mais caem no Enem!

Helena Castellain
Helena Castellain

Professora de Geografia, Educadora, Mestra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonada pela profissão, busca por meio da educação um encontro emocionalmente comprometido com a formação de seres humanos felizes, altruístas e dotados de consciência crítica.Publicado em . | Atualizado em 22 de janeiro de 2021.


Geografia, a ciência humana que estuda as relações do homem com o meio, ou, posto de outra forma, a ciência que analisa as relações entre a sociedade e a natureza. Uma disciplina ousada, alguns poderiam pensar, já que tem como especificidade justamente explicar estes dois domínios da realidade. Uma aventura por excelência!

Por esse mesmo motivo, o geógrafo Antônio Carlos Robert de Moraes sugere o potencial da disciplina em conectar as ciências humanas às ciências naturais. Ou seria o contrário? Difícil dizer! O fato é que estudamos de revolução verde e êxodo rural a aquecimento global e mudanças climáticas. E não está tudo conectado?

Pois é, o universo geográfico tem inesgotáveis desdobramentos. Mas, afinal, o que focar da Geografia para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem? Para nos ajudar a responder essa questão, utilizaremos dados compilados dos principais sites especializados no assunto.

E, como é de se esperar, os vestibulandos devem encontrar questões sobre conteúdos que já apareceram em outras edições. Por isso mesmo, vale a pena se ligar nos principais temas da Geografia que já caíram no exame.

Como potencializar seus estudos, três passos:

Bom, já que vamos falar dos principais temas da Geografia no Enem, que tal organizar um plano de estudos infalível? Para isso, você vai precisar de foco, resiliência, mas também de organização! Nesse sentido, ter um cronograma é um diferencial para acelerar seu processo de aprendizagem e obter maior fixação do conteúdo. A seguir, pensando em superação, confira as três dicas para potencializar seus estudos.

1. Estabeleça sua rotina

Faça seu plano de estudos de acordo com os principais temas de cada disciplina e adapte o cronograma ao seu dia-a-dia. Monte um quadro de horários com tarefas fixas em dias e horas determinadas. Coloque num lugar visível!

2. Preserve seu “cantinho”

Para garantir que sua rotina de estudos vai funcionar, é importante ter um lugar só para isso. Limpo, organizado e de preferência longe de distrações. Nada de ler no sofá ou estudar deitado na cama!

3. Reserve tempo para descanso e lazer

No seu cronograma reserve tempo para fazer coisas que você gosta. Por mais que a pressão aumente com o passar do tempo e você ache importante estudar, lembre-se de respeitar seu corpo e seu organismo. Isso também será um diferencial!

Onze temas da Geografia que mais caem no Enem

Além da manutenção da rotina, para garantir que sua determinação esteja em dia, vale a pena esquematizar os conteúdos que mais precisam de foco. Por isso mesmo, organizamos abaixo um resumo de palavras-chave por tema para nortear seu plano de estudos da Geografia para o Enem.

Dica: confira o que você já sabe e tome nota do que precisa saber mais. Depois, é só lançar no cronograma do seu plano de estudos e sentir sua autoconfiança crescer!

1. Geografia Agrária

Palavras-chave: estrutura fundiária; expansão da fronteira agrícola; degradação do solo; agricultura comercial; agricultura de subsistência; agronegócio; insumos agrícolas; movimentos sociais; reforma agrária; revolução verde; êxodo rural; agropecuária; commodities; biotecnologia.

2. Meio Ambiente

Palavras-chave: mudanças climáticas;aquecimento global; derramamento de petróleo; deslizamento de encostas; barragem de rejeitos; combustíveis fósseis, energias renováveis; sustentabilidade; biopirataria. “ilhas de calor”; chuva ácida; inversão térmica; desmatamento; extinção; patentes; biodiversidade; eutrofização; saneamento básico.

3. Globalização

Palavras-chave: capitalismo; financeirização; blocos econômicos; neoliberalismo; transnacionais; automação; desemprego estrutural; modernidade líquida; consumismo; fake news; pós-verdade; meio técnico-científico-informacional; guerra comercial; desigualdade social; crise migratória; refugiados.

4. Geografia Urbana

Palavras-chave: urbanização; macrocefalia urbana; hierarquia urbana; rede urbana; megalópoles; tecnopolos; conurbação; favelização; metropolização; desmetropolização; desconcentração industrial; fatores locacionais; segregação socioespacial; auto-segregação; gentrificação.

5. Geopolítica

Palavras-chave: ordens políticas mundiais; diplomacia; multilateralismo; unilateralismo; recursos estratégicos; fronteiras; minorias; movimentos separatistas; racismo; xenofobia; feminicídio; direitos humanos; terrorismo; soft power.

6. Demografia

Palavras-chave: pirâmide etária; crescimento vegetativo; envelhecimento populacional; desafio previdenciário; taxa de natalidade, taxa de fecundidade; taxa de mortalidade; PEA; “janela demográfica”; “boom” populacional; transição demográfica; expectativa de vida; tipos de migração; IBGE e censo demográfico; teorias demográficas; neomalthusianismo; o fator populacional na China e na Índia; controle populacional.

7. Geografia Física

Palavras-chave: unidades de relevo; estrutura geológica (principalmente do Brasil); intemperismo e agentes formadores do relevo; vegetação e biomas; paisagem; domínios morfoclimáticos; recursos hídricos e ciclo hidrológico; aquífero e lençol freático; climas da Terra, climas do Brasil; desertificação e arenização; salinização e degradação dos solos.

8. Transporte e Comunicação

Palavras-chave: revoluções industriais; vantagens e desvantagens dos modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e dutoviário); cabotagem; meios de comunicação em massa; meios de comunicação individual.

9. Indústria

Palavras-chave: Revoluções Industriais; tipos de indústria; setores industriais; Guerras Mundiais; colonialismo e neocolonialismo; commodities; modelos de produção; concentração e desconcentração industrial; divisão internacional do trabalho; terceirização; terciarização; nações emergentes; dependência externa; balança comercial; oligopolização; cartelização; holdings; trustes.

10. Energia

Palavras-chave: hidrelétricas;PCH, usinas nucleares; energias renováveis; biocombustíveis; carros elétricos e o lítio; “apagão” elétrico; economia marrom, economia verde; protocolo de Kyoto; Acordo de Paris.

11. Cartografia

Palavras-chave: orientação e localização; fuso horário; escala cartográfica; projeções cartográficas; mapas temáticos; itens fundamentais do mapa; coordenadas (latitude e longitude); curvas de nível; geoprocessamento; sensoriamento remoto; Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Ah, e não se esqueça de fazer exercícios sobre os temas para verificar se compreendeu bem o assunto e arrasar no Enem! Lembre-se, todo esforço será recompensado!

Bons estudos!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!