Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 10 de julho de 2020

Conheça quais as profissões que exigem fluência em inglês

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Quem espera ter uma carreira profissional de sucesso, com altos cargos e salários avantajados, não pode deixar de se profissionalizar. Há alguns anos, os profissionais que falavam inglês — do básico ao fluente — já conseguiam se destacar por esse diferencial. No entanto, a questão é que esse cenário mudou com o passar do tempo, e conforme a tecnologia avança de forma tão rápida, os requisitos só aumentam.

Nos dias de hoje, algumas áreas do mercado cobram um segundo idioma de seus colaboradores, e isso pode ser um fator determinante para a contratação ou promoção de cargo.

Antes de você escolher o curso que vai estudar e evitar ficar de fora de uma vaga de emprego, ou até mesmo perder uma oportunidade de crescimento, veja neste post quais as profissões que exigem fluência em inglês.

Entenda o porquê de investir no idioma

Atualmente, cobra-se muito a fluência de outro idioma para profissionais de diversas áreas, e isso independe da idade do profissional ou do nível de experiência. Se você quer ser uma boa referência no mercado, certamente precisa do inglês fluente. Há recrutadores que preferem contratar um candidato que tenha o inglês na ponta da língua em vez de selecionar uma pessoa que tenha um MBA, por exemplo.

O mundo dos negócios, atualmente, está cada vez mais expansivo. As empresas investem em outros países, compram produtos, recebem materiais de treinamento de instituições reconhecidas, utilizam termos técnicos e específicos da área em outro idioma etc. Esse tipo de dinâmica das empresas gera maior crescimento econômico, facilita negociações e permite maior faturamento e inovações.

Claro que você não precisa se desesperar caso ainda não tenha um segundo idioma na sua grade curricular. Entretanto, é importante começar a providenciar um estudo, principalmente se a sua escolha de carreira estiver entre as profissões que necessitam do domínio de outra língua.

Veja quais as profissões que mais exigem fluência em inglês

Agora que você já entendeu a importância em ter o domínio de um segundo idioma para avançar na sua profissão ou para se preparar para a sua faculdade, veja a seguir quais as profissões que exigem fluência em inglês.

Administração

O inglês é a língua dos negócios. Como citamos, a dinâmica das empresas está muito expansiva, e a tecnologia avança muito rápido. Essa aceleração no mercado empresarial facilita muito as negociações e a forma como elas se comunicam. Se, há poucos anos, era preciso viajar para uma reunião, hoje você pode ser pego de surpresa para um call. Claro que você não quer perder uma oportunidade de fechar um bom contrato para a sua empresa, muito menos, fazer feio perante seu chefe.

Lembre-se que a gestão de uma instituição vai além de contratar colaboradores ou de ter grandes ideais. É necessário estar atento às movimentações do mercado, falar com fornecedores e clientes, e às vezes investidores. Sendo assim, gestores precisam com urgência aprender o idioma. Caso ainda não tenha fluência, tente iniciar algum curso antes de entrar na universidade.

Comércio exterior

Essa profissão exige que o profissional interaja com o mercado de outros países. Portanto, o inglês, como idioma universal, é indispensável para quem quer seguir essa carreira. Inclusive, fique atento, pois existem algumas faculdades que exigem a fluência de um segundo idioma para os formandos e isso pode colocar você à frente de profissionais antigos na área.

Também não deixe de considerar o domínio de uma terceira língua e incluí-la na sua formação. Afinal, quanto mais idiomas você for capaz de falar com facilidade, mais oportunidades poderão se abrir, mesmo enquanto no estágio da universidade.

Engenharia

A velha história dos engenheiros dominarem só exatas não funciona mais. O mercado com profissionais que dominam o inglês está escasso, por isso, se entre os seus planos está começar uma faculdade desse curso, atente-se a essa qualificação.

É cada vez mais comum, multinacionais entrarem no Brasil ou enviarem seus colaboradores para outras sedes em países no meio industrial e civil. Sem contar que o engenheiro com domínio do inglês ganha destaque além de precisar conhecer os termos técnicos utilizados na área.

Mídia e marketing digital

Quem quer trabalhar com essa área, não pode fugir dos estudos do inglês. Além da profissão sofrer mudanças constantes, o profissional precisa estar atento às novas tendências e cursos que, na maioria das vezes, vem de fora, principalmente quando se trata de Facebook e Google, os mais conhecidos em lançar ferramentas inovadoras.

Algumas delas lançam cursos de acordo com os idiomas de cada país, porém podem demorar para chegar os materiais traduzidos. Outras instituições promovem eventos e trazem palestrantes de diversos lugares do mundo. Então, evite correr o risco de esperar a disponibilidade de materiais traduzidos e estude quanto antes a língua inglesa.

Tradução e interpretação

O profissional que atua nesse ramo tem diversas oportunidades de trabalho, inclusive podendo render até um dinheiro extra durante a faculdade. Não pense que é uma área engessada, pois podem ser traduzidos desde documentos até filmes. No entanto, para isso, é preciso estar muito bem afiado no inglês, com bom conhecimento em gramática, gírias e inclusive expressões próprias de determinada região.

Quando uma pessoa tem o completo domínio da língua, dificilmente ficará sem emprego nessa área, pois a demanda de serviços é grande, principalmente em empresas especializadas nesse setor.

Tecnologia da informação

Nessa área, também é indispensável a fluência em inglês, principalmente se você deseja cargos importantes que podem chegar a salários de R$ 15 mil. Assim como os profissionais de mídias digitais, os de TI também recebem alta demanda de atualizações, inovações e cursos recebidos de fora.

O crescimento de TI é muito grande e constante, o que torna o inglês um pré-requisito obrigatório para quem pretende se especializar, principalmente quando se trata de softwares e códigos de programação — itens comuns no dia a dia do profissional.

Turismo e hotelaria

Engana-se quem diz que o ramo de turismo está saturado. Para quem domina o inglês, não faltam oportunidades de emprego. Algumas faculdades também cobram uma segunda língua dos formandos, o que os tornam mais aptos se comparados aos candidatos mais experientes, porém sem qualificação.

O Brasil, país com inúmeros pontos turísticos famosos, comporta muito bem os profissionais de turismo já que recebem pessoas de outros países.

Agora você já conhece algumas profissões que exigem fluência em inglês. Se a área que pretende seguir está nessa lista, não deixe se estudar o idioma e treinar para um diálogo perfeito. As oportunidades de uma boa vaga de emprego ou de crescimento profissional, também podem surgir na faculdade, por isso, esteja preparado quanto antes. Existem várias maneiras de estudar uma segunda língua, seja por cursos em escolas, aulas particulares, seja por meio de vídeos na internet ou livros.

Se você gostou deste post, assine a newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!