Inicio / Escolha Profissional Escolha Profissional 11 de setembro de 2020

Curso de Direito: como funciona e quais são as vantagens

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


O curso de Direito é um dos mais tradicionais e, por isso, está entre os mais procurados no país. Engana-se quem acha que o formado pode atuar somente como advogado. A área é muito abrangente e permite diversas possibilidades de atuação.

Além disso, existem muitas faculdades e universidades que oferecem o curso, o que é uma ótima vantagem para quem não quer ou não pode se mudar para muito longe de casa, não é mesmo? E aí, você já pensou em cursar Direito, mas ainda não está por dentro do assunto?

Então pode ficar tranquilo, pois, neste post, abordamos tudo o que você precisa saber para se decidir se esse é o curso da sua vida. Vamos lá?

O que é Direito?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o Direito. Resumindo, é a ciência que busca entender o funcionamento da lei na sociedade, assim como as suas origens e a relação com os cidadãos e instituições, como as empresas e o poder público.

O profissional formado em Direito deve zelar pela harmonia da sociedade por meio da aplicação das normas vigentes de um país a fim de organizar as relações entre indivíduos e grupos. Essa ciência é parte fundamental de qualquer comunidade no mundo.

Sendo assim, não apenas as pessoas que estudam a área é que devem compreendê-la, mas todos nós devemos saber e cumprir os direitos e os deveres.

Como é o curso de Direito?

É possível encontrar o curso de Direito tanto em faculdades públicas quanto em privadas em todas as regiões do país. Saiba que para ingressar nessa área é preciso gostar muito de leitura, já que ela é constante durante os estudos e a vida profissional. Dito isso, vamos saber mais sobre o curso?

Duração

Em geral, a duração do curso de Direito é de 5 anos. Durante esses 10 semestres, o aluno aprende sobre diversas áreas por meio de aulas teóricas e práticas, em que vivencia o estudo dos códigos e suas aplicações. Além disso, ele desenvolve a oratória e a capacidade de argumentação, que são características fundamentais para a profissão.

Vale dizer que esse é um curso que não pode ser oferecido a distância. Isso significa que, ao escolher por essa área, o estudante deve estar ciente de que deverá assistir às aulas presencialmente.

Disciplinas

Como a maioria dos cursos de graduação, nos primeiros semestres de Direito são aplicadas as disciplinas mais básicas e teóricas, como Sociologia, Ciências Políticas e Psicologia. Depois é que entram as disciplinas mais específicas da área. Veja algumas:

  • Direito administrativo;
  • Direito civil;
  • Direito constitucional;
  • Direito do trabalho;
  • Direito internacional;
  • Direito penal;
  • Direito tributário;
  • Ética do profissional jurídico;
  • Introdução ao direito;
  • Português jurídico;
  • Psicologia jurídica.

TCC e estágio

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio são obrigatórios no curso de Direito. Isso quer dizer que, além de cursar as disciplinas da grade curricular, o aluno deverá contar também com o tempo em que terá que se dedicar a essas atividades.

Diploma

O diploma do curso é do tipo bacharel. Logo, o formado é intitulado bacharel em Direito. Para ser advogado, ele precisa passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sem isso, ele não poderá atuar nessa área, mas pode exercer outras funções.

Antes de escolher uma instituição de ensino, certifique-se de que o curso de Direito que ela oferece seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, o diploma não terá validade e você não poderá atuar de forma alguma.

Qual é o perfil do estudante de Direito?

Embora consigamos modular algumas das nossas características, existem outras que são fundamentais para o estudante de Direito. Sem elas, dificilmente alguém se daria bem na graduação e, consequentemente, na profissão.

Como dissemos, gostar de ler é uma delas. Imagine que durante todo o curso e carreira, você precisará ler muito os materiais teóricos, os processos e os livros, além de consultas aos códigos. Se a leitura não for algo que o agrada, pode ser um problema ter motivação em estudar e exercer a profissão.

A facilidade de comunicação também é imprescindível. Portanto, dificuldades em relacionamento interpessoal podem atrapalhar. Os advogados precisam ser comunicativos e persuasivos, já que o principal objetivo é defender os interesses do seu cliente, com base nas leis vigentes.

Quais são as áreas do Direito?

Dentro do Direito existem diversas áreas. Dessa maneira, o advogado pode se especializar em uma ou mais a fim de atender os clientes com propostas mais específicas. A seguir, confira quais são:

  • Direito do trabalho;
  • Direito constitucional;
  • Direito penal;
  • Direito empresarial.

Como é o mercado de trabalho?

Em geral, o estudante de Direito tem 3 caminhos para seguir após a formação: advocacia (exige passar na prova da OAB), carreira jurídica (concursos públicos para juiz e promotor) e docência (ser professor em instituições de ensino superior).

Entre as diversas carreiras dentro do Direito, pode-se citar a de advogado como a mais emblemática. Esse profissional defende os interesses dos clientes nas mais variadas áreas. Há também o juiz, que soluciona os litígios entre cidadãos ou empresas.

O mercado de trabalho para o formado em Direito é bastante extenso devido às diversas áreas de atuação. Entretanto, a concorrência entre profissionais é bem grande, já que todos os anos se formam muitos estudantes. Por esse motivo, é preciso ter diferenciais no currículo para sair à frente dos demais.

Participação em pesquisas científicas, educação continuada (especializações, mestrado, doutorado etc.) e bons estágios durante a faculdade são ótimas maneiras de se destacar no mercado. Ao mesmo tempo, existe uma procura por advogados de áreas específicas que surgiram recentemente, como as de direito ambiental e digital.

O curso de Direito é um dos mais cobiçados e concorridos nas instituições públicas e privadas do país. Ele prepara os estudantes para seguir a carreira dentro das mais diversas áreas. Entretanto, exige um perfil comunicativo, focado e estudioso, já que, como dito acima, a leitura é constante na profissão.

Nosso post o ajudou a entender mais sobre o curso de Direito? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e levar essas informações aos seus amigos que estão querendo saber mais sobre o assunto?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!