
Redação Estudo em Dia
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 12 de abril de 2022.
Você sabia que no dia 13 de abril é comemorado o Dia do Jovem no Brasil?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas. E no mundo os jovens representam mais de um terço da população mundial, eles são o presente e o futuro.
O que é ser jovem? Quando essa fase termina? Se você quer saber as respostas, continue a leitura e aprenda mais.
O que você vai encontrar neste artigo:
- Quando começa e termina a juventude?
- A importância da educação na vida dos jovens
Quando começa e termina a juventude?
Segundo o sociólogo Morch, a juventude pode ser concebida como uma categoria etária ou etapa de amadurecimento (áreas sexual, afetiva, social, intelectual e físico-motora). Segundo Dávila Léon, há uma divisão convencional, que aponta a adolescência como a primeira etapa da juventude, ocorrendo dos 12 aos 18 anos; a juventude entre os 15 e 29 anos, sendo esta última separada em três faixas etárias: 15 a 19, 20 a 24 e 25 a 29 anos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerado jovem uma pessoa entre 15 a 24 anos. No Brasil, desde 2005, com a criação da Secretaria Nacional de Políticas de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, a população jovem é a de 15 a 29 anos.
Porém, é preciso ressaltar que apesar de necessária a classificação etária da juventude, ser jovem também não está diretamente relacionado com a idade. Há quem já possuí muitos anos de existência nesta terra e continua sendo jovem, pois não é somente questão de idade, é sobretudo, manter a mente jovem.
A importância da educação na vida dos jovens
Sendo a juventude um período de descobertas, aprendizados, experimentações e tudo mais que couber de singular nesta fase, a educação pode e deve ser o combustível na trajetória de todo jovem. Sem educação, o jovem não tem perspectiva.
O ambiente educacional — escola, é a instituição de referência na vida dos jovens, revela a pesquisa Juventudes e Conexões. A escola ou faculdade é apontada por 60% dos 1.440 entrevistados, com idades entre 15 e 29 anos, como instituição mais importante para aprender. É também considerada a mais importante para participar da sociedade por 47% deles, para empreender, por 44%, e para decidir quem quer ser, por 56%. O estudo é realizado pela Rede Conhecimento Social, com idealização da Fundação Telefônica Vivo e parceria com o Ibope Inteligência.
As pessoas mais importantes na vida dos jovens são o professor e a família. O professor fica em primeiro lugar quando a pergunta é sobre a pessoa mais importante para aprender, com 61% das respostas, e para empreender, com 45%. A família é mais importante para participar da sociedade para 43% dos participantes, e para decidir quem quer ser, para 49%.
Embora esses dados representem apenas um recorte da população, é inegável que a educação, o ambiente escolar, o apoio ao desenvolvimento, deve ser a realidade de todo e qualquer jovem.
E para você? Conta aqui, o que é ser jovem?
Call To Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material