Inicio / Além da escola Além da escola 12 de abril de 2022

Dia do Jovem

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 12 de abril de 2022.


Você sabia que no dia 13 de abril é comemorado o Dia do Jovem no Brasil?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas. E no mundo os jovens representam mais de um terço da população mundial, eles são o presente e o futuro.

O que é ser jovem? Quando essa fase termina? Se você quer saber as respostas, continue a leitura e aprenda mais.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Quando começa e termina a juventude?
  • A importância da educação na vida dos jovens

Quando começa e termina a juventude?

Segundo o sociólogo Morch, a juventude pode ser concebida como uma categoria etária ou etapa de amadurecimento (áreas sexual, afetiva, social, intelectual e físico-motora).  Segundo Dávila Léon, há uma divisão convencional, que aponta a adolescência como a primeira etapa da juventude, ocorrendo dos 12 aos 18 anos; a juventude entre os 15 e 29 anos, sendo esta última separada em três faixas etárias: 15 a 19, 20 a 24 e 25 a 29 anos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerado jovem uma pessoa entre 15 a 24 anos. No Brasil, desde 2005, com a criação da Secretaria Nacional de Políticas de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, a população jovem é a de 15 a 29 anos.

Porém, é preciso ressaltar que apesar de necessária a classificação etária da juventude, ser jovem também não está diretamente relacionado com a idade. Há quem já possuí muitos anos de existência nesta terra e continua sendo jovem, pois não é somente questão de idade, é sobretudo, manter a mente jovem.

A importância da educação na vida dos jovens

Sendo a juventude um período de descobertas, aprendizados, experimentações e tudo mais que couber de singular nesta fase, a educação pode e deve ser o combustível na trajetória de todo jovem. Sem educação, o jovem não tem perspectiva.

O ambiente educacional — escola, é a instituição de referência na vida dos jovens, revela a pesquisa Juventudes e Conexões. A escola ou faculdade é apontada por 60% dos 1.440 entrevistados, com idades entre 15 e 29 anos, como instituição mais importante para aprender. É também considerada a mais importante para participar da sociedade por 47% deles, para empreender, por 44%, e para decidir quem quer ser, por 56%. O estudo é realizado pela Rede Conhecimento Social, com idealização da Fundação Telefônica Vivo e parceria com o Ibope Inteligência.

As pessoas mais importantes na vida dos jovens são o professor e a família. O professor fica em primeiro lugar quando a pergunta é sobre a pessoa mais importante para aprender, com 61% das respostas, e para empreender, com 45%. A família é mais importante para participar da sociedade para 43% dos participantes, e para decidir quem quer ser, para 49%.

Embora esses dados representem apenas um recorte da população, é inegável que a educação, o ambiente escolar, o apoio ao desenvolvimento,  deve ser a realidade de todo e qualquer jovem.

E para você? Conta aqui, o que é ser jovem?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!