Inicio / Além da escola Além da escola 5 de abril de 2022

Dia Mundial da Água: 22 de Março

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 5 de abril de 2022.


O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido.

Para 2022, o tema é “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”. Embora escondidas sob os nossos pés, as águas subterrâneas enriquecem as nossas vidas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas. Em muitos locais, ocorre exploração sem planejamento, além da poluição das águas subterrâneas. É necessário visibilizar essas águas “invisíveis” para poder ser melhor gerenciada por todos (UN Water, 2022).

O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

Precisamos aprender mais e sobretudo, preservar um dos recursos mais vitais para o planeta terra, por isso preparamos este artigo hoje, continue a leitura e descubra mais sobre o Dia Mundial da Água e a importância deste recurso hídrico, além de dicas para começar hoje mesmo a fazer sua parte para preservar e proteger “as nossas águas”.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Declaração Universal dos Direitos da Água
  • Educação Ambiental

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja, a seguir, os principais pontos dos 10 artigos dessa declaração:

Art. 1.º — A água faz parte do patrimônio do planeta.

Art. 2.º — A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 3.º — Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.

Art. 4.º — O equilíbrio e o futuro do nosso planeta depende da preservação da água e de seus ciclos.

Art. 5.º — A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.

Art. 6.º — A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7.º — A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.

Art. 8.º — A utilização da água implica respeito à lei.

Art. 9.º — A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10.º — O planejamento da gestão da água deve considerar a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre à Terra.

Educação Ambiental

A educação ambiental é um caminho que nós devemos seguir, pois, todos são responsáveis pelo uso adequado e proteção desse recurso de valor inestimável. Veja algumas dicas de como você pode fazer sua parte no dia a dia para evitar o desperdício de água:

  • Reutilize água — a água da chuva pode ser captada e utilizada de diversas maneiras; a água do último enxágue da máquina de lavar também pode ser reutilizada;
  • Não escove os dentes ou lave a louça com a torneira ligada;
  • Recomende para todos que não lavem as calçadas com água limpa. Isso pode ser feito com água captada da chuva, da máquina de lavar; ou, ainda melhor, pode-se varrer ao invés de lavar;
  • Não brinque com água;
  • Desligue o chuveiro ao se ensaboar e na hora de passar o xampu e o condicionador, ligando-o somente na hora do enxágue;
  • Atente sempre sobre vazamentos em torneiras;
  • Recomende para as pessoas que utilizem vasos sanitários com caixa de água acoplada de seis litros ou de duplo acionamento;
  • Utilize cosméticos sólidos, gastam menos água para serem fabricados e a maioria não utiliza plástico na embalagem;
  • Consuma roupas de brechó, a indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo e a que mais utiliza água em seus processos;
  • Reduza o consumo de carne.

Já sabia dessas dicas? Se souber de outra, compartilha com a gente e envia esse artigo para quem precisa aprender mais sobre o maior recurso natural do planeta: a água.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!