Sem categoria 28 de abril de 2022

5 dicas para conseguir o primeiro estágio

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 29 de abril de 2022.


Você sabia que, no dia 24 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador? Você já fez ou faz estágio? Sabe o que é? Caso não tenha respostas para essas perguntas, fique tranquilo! Preparamos este artigo para te ajudar a aprender sobre estágio e te dar dicas para conseguir um.

O estágio profissional é a fase inicial de qualquer carreira, ocorre quando o estudante ainda está em período de formação e precisa adquirir experiência, prática, conhecimentos e habilidades em sua área. Em geral, o estágio é uma exigência para estudantes de cursos técnicos, profissionalizantes e de graduação, precisa ser realizado para que o aluno consiga os créditos necessários para se formar.

Normalmente, as universidades pedem aos alunos o relatório de estágio ao final dos cursos, como uma forma de o estudante comprovar que obteve uma experiência profissional direta em sua área de formação. O relatório de estágio apresenta todas as funções desempenhadas pelo estagiário, sua rotina de aprendizado e desenvolvimento na empresa contratante e a assinatura do responsável pela supervisão e orientação do estágio.

Vale lembrar que, desde 2008, o Brasil tem a Lei do Estágio, que garante direitos e benefícios aos estagiários, como carga horária predeterminada, descanso remunerado, obrigatoriedade da celebração do termo de compromisso do estágio, redução da jornada na semana de provas, entre outros.

Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que você vai encontrar neste artigo:

24 de abril — Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Quem pode fazer um estágio?

A importância do estágio para a carreira do profissional 

5 dicas para conseguir um estágio

Dia Internacional do Jovem Trabalhador

No dia 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador em todo o mundo. A data foi instituída por uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para ressaltar a importância de inserir jovens e novos profissionais no mercado de trabalho.

No Brasil, as duas principais vias de ingresso no mundo do trabalho passam pelos programas de estágio e aprendizagem, regidos respectivamente pela chamada Nova Lei do Estágio, estabelecida em 2008, e pela Lei da Aprendizagem, estabelecida no ano 2000.

A legislação descreve o estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho e que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Quem pode fazer um estágio?

O único requisito para fazer um estágio é que o estudante esteja matriculado e frequentando um curso de ensino técnico ou superior – ou mesmo o ensino médio.

Para quem está no ensino médio ou nos últimos anos do ensino fundamental (nesse caso, normalmente quem cursa o EJA), a carga horária é reduzida.

A importância do estágio para a carreira do profissional

O estágio tem uma enorme importância para a formação profissional do aluno, sendo um interessante complemento aos ensinamentos teóricos da sala de aula, além de uma excelente oportunidade para construir redes profissionais.

Talvez você já tenha ouvido falar que “aprende-se muito mais fazendo”, certo? O estágio é a concretização desse pensamento, pois favorece o aluno com uma primeira — ou mais completa — experiência profissional dentro do seu campo de atuação.

Durante o estágio, o aluno não apenas entende como a empresa funciona, mas também como começar a trilhar seu próprio caminho de interesse. Ou seja, se gosta de um setor mais do que do outro, se vê vantagem em seguir uma especialização e muito mais.

De acordo com um dado da instituição americana National Association of Colleges and Employers, aproximadamente 70% das empresas oferecem aos seus estagiários empregos em tempo integral após a formação. Por isso, invista bastante para conseguir um bom estágio.

5 dicas para conseguir um estágio

1. Prepare seu currículo

O primeiro passo para conseguir um estágio é criar o seu currículo. Organize todas as suas informações acadêmicas e profissionais (se tiver) e complemente com suas experiências de vida mais relevantes. Invista em um design criativo, isso pode chamar a atenção. Vale tudo para seu currículo ficar objetivo e atrativo, só não vale mentir, combinado? Não invente experiências, crie oportunidades de construir as suas próprias.

2. Acerte o português

Sabe em que os estudantes mais erram na hora da seleção para estágio? No português, especialmente na comunicação escrita. Portanto, atenção ao preencher o seu currículo. Além disso, prepare-se, porque algumas empresas aplicam testes ditados nos processos seletivos para ver como os candidatos se saem. Quer saber o resultado? De acordo com uma pesquisa do Nube, cerca de 40% dos candidatos são eliminados logo na primeira etapa, porque vão muito mal tanto no ditado quanto na redação.

Para melhorar a escrita, é preciso desenvolver seu vocabulário lendo e praticando, ou seja, escrevendo muito. Já para melhorar a comunicação oral e a expressão corporal, a recomendação é treinar em frente ao espelho e também com amigos. Isso vale para o autoconhecimento, para você saber como se manifesta não só com a voz, mas também com o seu corpo.

3. Saiba quais são as competências mais valorizadas

Algumas competências comportamentais são bastante valorizadas pelas empresas que buscam estagiários. Adaptabilidade e flexibilidade, por exemplo, são algumas delas. Quem demonstra que pode se adaptar a novos desafios e novas situações é bem-visto pelas empresas que procuram pessoas dispostas a se dedicar e aceitar novas atividades.

Capacidade de trabalhar em equipe é outra característica fundamental, porque demonstra habilidade de se relacionar positivamente com o grupo de trabalho. Inteligência emocional e orientação interpessoal, capacidades de demonstrar autoconfiança, energia, bom humor e determinação na realização dos objetivos do grupo, também fazem a diferença em um processo seletivo.

4. Tenha experiências válidas

Quase ninguém tem experiência profissional para relatar quando se candidata a uma vaga de estágio, o que é muito natural, já que a maioria dos candidatos está exatamente iniciando a sua carreira. Se esse for o seu caso, fique tranquilo, mas tome o cuidado de levar, na memória, algumas atividades que demonstrem suas habilidades e experiências que viveu e que te marcaram para além do pessoal.

Essas experiências podem ser tanto um trabalho em grupo na faculdade, viagens, uma atividade extracurricular ou até a participação em palestras, feiras e eventos voltados para a sua profissão. Contar sobre uma viagem internacional também pode ser interessante para demonstrar algum conhecimento em outro idioma e diferentes culturas.

5. Defina o foco

Outro ponto essencial para conseguir o estágio dos seus sonhos é buscar oportunidades alinhadas ao seu perfil. Antes de se candidatar, estude detalhadamente o anúncio da vaga e veja se você cumpre, de fato, os requisitos e se a vaga é o que você deseja para a sua vida profissional. Não vale a pena investir tempo e energia em programas que não buscam pessoas do seu curso de graduação, por exemplo. Também é importante manter o foco em algumas empresas nas quais você deseja trabalhar para não perder a chance de se candidatar às vagas quando forem abertas.

6- Candidate-se para a vaga que deseja e boa sorte

O que achou do artigo? Já estava por dentro de todas essas dicas? Não deixe de compartilhar com os seus amigos que também estão interessados em conseguir um estágio!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!