Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 1 de junho de 2020

Dicas para garantir concentração e foco nos estudos

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Mudanças de rotinas são desafiadoras! Confira as nossas dicas para garantir maior concentração e foco nos estudos no seu dia a dia. 

Os primeiros meses de 2020 vieram junto de uma nova conjuntura. A realidade de boa parte do mundo precisou ser modificada devido à disseminação do novo coronavírus. A doença teve os seus primeiros casos confirmados na China, na cidade de Wuhan, e transformou-se rapidamente em uma pandemia. 

As primeiras ocorrências oficializadas no Brasil ocorreram no final do mês de fevereiro. Com isso, as rotinas das famílias brasileiras tiveram de se adaptar às políticas de combate e controle de contágio da Covid 19 das autoridades competentes.

Dentro das escolas não foi diferente pelo fato, principalmente, das salas de aula serem locais que levariam a um rápido contágio em massa. Visando a segurança e, ao mesmo tempo, a manutenção do processo de aprendizagem dos alunos, muitas escolas optaram por adotar, de forma rápida, pelo ensino remoto. 

Saiba como organizar a sua rotina

Quando entendemos a quais circunstâncias estamos expostos e como devemos atuar, as coisas se tornam mais fáceis, certo? Sabemos que encarar uma pandemia já é por si só uma tarefa árdua. Mas podemos, dentro de nossas casas, respeitando o isolamento social, amenizar o excesso de informações às quais estamos expostos e suavizar as atividades diárias.

Para isso, tenha um calendário ou uma agenda em que você possa anotar todos os horários da sua rotina que devem ser respeitados: o horário de acordar, as aulas, as disciplinas que precisam de mais atenção, os seus intervalos e os momentos de lazer.

Essa simples tarefa tem o poder de tornar visível todas as suas tarefas. Além disso, traz a sensação de ter as coisas sob seu controle e totalmente organizadas em sua mente, minimizando o estresse que acaba sendo desenvolvido involuntariamente pelo seu corpo. 

Importante ressaltar: para uma rotina equilibrada e saudável todas essas tarefas têm sua devida importância!

Confira dicas para garantir concentração e foco nos estudos no isolamento social 

Em condições normais, as movimentações rotineiras ficam mais óbvias: hora de ir para a escola, tempos definidos de aula, intervalos, estudos em casa e descanso. Mas esse cotidiano precisou ser alterado, dando espaço a uma nova conjuntura.

O “novo” sempre traz desafios e adaptações, por isso, é comum você ter estranhado no início. Com o passar dos dias e diante da importância de se manter em casa com segurança e saúde, o maior desafio de muitos estudantes foi o de garantir o foco e a concentração nessas novas condições. 

Mas vamos lá, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo de aprendizagem diferenciado:

Mantenha a rotina

Como já introduzimos, ter horários estabelecidos para as mais variadas atividades é fundamental. Isso ajuda a manter a normalidade do dia a dia, além de descartar a hipótese de você prejudicar ou alterar o seu sono, o que é um fator imprescindível para quem estuda. 

Outra dica para a sua rotina é: troque de roupa! Assim, você terá mais ânimo e disposição para começar bem o dia. 

O ambiente faz a diferença

Muita atenção à sua postura e à iluminação! Locais apropriados para o estudo são importantíssimos para a saúde e o seu bem estar. Opte por cadeiras mais confortáveis, evite locais com baixa iluminação para não prejudicar sua visão e mantenha sempre a garrafinha d’água por perto.

Além disso, o que você já deve desconfiar: tente ficar em locais sem muitos estímulos e distrações como televisão e outras pessoas conversando paralelamente. E, se possível, desligue o celular.

Defina prioridades e cumpra

Reflita no fim do dia anterior o que você precisa fazer no dia seguinte. Deixe suas coisas separadas e seu alarme programado em dia. Se precisar, faça uma lista com o que é mais importante para você e não deixe pequenas urgências atrapalharem na finalização dessas tarefas.

O que pode te ajudar, também, é a definição de prazos: assim, será mais fácil e tranquilo de se concluir as atividades que precisam ser encaradas. Se uma das tarefas for muito grande, que tal dividi-la em subtarefas? Além de ser melhor para sua organização, você pode garantir um bom ritmo de estudo. 

Produtividade e pausa para o intervalo

Todo mundo tem um período do dia em que se sente mais produtivo. Se você rende mais pela manhã, foque nas atividades mais importantes no início do dia. Se sente que sua produtividade está a todo vapor no período da tarde, então use esse período para o que tiver de mais importante. 

Além disso, provavelmente, em seu colégio ou curso, haviam pausas para todos esticarem as pernas, certo? Continue fazendo o mesmo, é muito importante para a sua produtividade! Um estudo realizado pelo grupo de tecnologia da informação Draugiem apontou que profissionais que fazem pausas curtas produzem mais do que aqueles que não tiram intervalos. Certamente, o mesmo pode ser aplicado para o ritmo dos estudos!

Fale com seus colegas por vídeo

Ver seus colegas de sala, ainda que virtualmente, fará a diferença para todos. Isso garante um mínimo de normalidade! Juntos, ainda que pelo meio on-line, vocês podem montar um grupo de estudos virtual, organizar debates, debater temas, sanar dúvidas em conjunto, entre outras atividades que são estímulos para rotinas ainda mais fluidas!

Realize refeições em família

Aproveite esse momento de todos juntos para gerar ainda mais proximidade. Ainda que estejamos em isolamento social, por vezes, pode ser difícil dar a devida atenção aos familiares mergulhando em tantas tarefas. As refeições podem ser momentos de distração, união e troca!

Obter maior concentração e foco em atividades requer disciplina. Seguindo as dicas que listamos aqui, garantimos que sua rotina ao longo desse período de isolamento social será mais saudável e isso refletirá diretamente no foco nos seus estudos. 

Sabemos que, por vezes, é difícil dar continuidade, mas siga em frente! Uma pausa para esticar as pernas, uma refeição em família, tirar dúvidas com colegas, estar em locais apropriados, tudo isso em conjunto te ajudará e você chegará aos seus objetivos finais!

Gostou das dicas para garantir concentração e foco nos estudos? Compartilhe esse post em suas redes e com seus vínculos de amizade! As dicas podem ajudar muitos estudantes a lidarem melhor com suas rotinas nesse período de isolamento social.

E o mais importante: esperamos que estejam todos bem, com saúde e segurança dentro de suas casas. 

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!