Inicio / Além da escola Além da escola 11 de fevereiro de 2022

Dia Internacional da Doação de Livros: como doar?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 11 de fevereiro de 2022.


Já falamos por aqui sobre a importância da leitura e como esse tema é muito relevante para todos nós, vamos falar agora sobre doação de livros. Você sabia que existe o Dia Internacional da Doação de Livros? Caso não saiba, continue a leitura e descubra mais sobre esse data necessária.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • 14 de fevereiro: Dia Internacional da Doação de Livros
  • Doar livros é tão importante quanto ler

14 de Fevereiro: Dia Internacional da Doação de Livros

Doar, compartilhar e trocar livros é um ato de amor a literatura e ao conhecimento, você não precisa de um dia especifico para fazer isso, porém, existe uma data no qual, todos esses atos são incentivados e exaltados. No próximo dia 14 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional da Doação de Livros, a proposta do International Book Giving Day. A mobilização mundial é para incentivar o hábito da leitura, promover a sustentabilidade e questionar o consumismo.

A ideia da International Book Giving Day, iniciativa 100% voluntária que organiza a mobilização, é que toda criança/jovem tenha acesso a um livro nessa data.

Para isto, vale presentear alguém, fazer uma doação para a biblioteca mais próxima ou deixar um livro em uma sala de espera, ou algum lugar público, por exemplo.

Segundo a instituição promotora do evento, a maioria das crianças nos países em desenvolvimento não possui livros. No Reino Unido, um terço delas não possuem livros e nos Estados Unidos dois terços dos que vivem na pobreza não têm uma encadernação própria. É preciso destacar também, a importância das doações de livros para aumentar o acervo das bibliotecas públicas e comunitárias.

Doar livros é tão importante quanto ler

Faça parte desse movimento, não somente no dia 14 de fevereiro, mas, tente transformar esse fluxo de doação e compartilhamento de livros, algo recorrente em sua vida. Não tenha dúvidas, de que a leitura, é uma poderosa ferramenta de educação e transformação.

Se você não sabe por onde começar, confira nossas dicas:

  • Faça uma limpeza na sua biblioteca pessoal, separe os livros que você tem em casa e troque com alguém ou doe, bibliotecas públicas, comunitárias, sebos e centros culturais aceitam doações.
  • Monte um grupo no whatsapp com seus amigos leitores e organize trocas entre si e/ou doações maiores para instituições.
  • Utilize sites específicos para fazer suas doações.
  • Receba Doações de Livros
  • Ciranda do Saber
  • Criado pela escritora e pesquisadora Winnie Bueno, o projeto, também conhecido como “Tinder dos livros”, faz a ponte entre quem quer doar e uma pessoa negra que esteja precisando de determinada publicação. O contato é pelo perfil no Twitter (@winnieteca). 

Preparado para fazer suas doações? Comenta aqui por onde vai começar. O importante é participar desse movimento.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!