Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 28 de setembro de 2021

ENEM 2021: um guia para mandar bem na redação!

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 28 de setembro de 2021.


Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2021?

Sabia que o exame é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro? Tanto em instituições públicas quanto privadas, substituindo, em muitos casos, o famoso vestibular.

Para quem deseja estudar fora do Brasil, é importante saber que o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas.

Desde 2014 existe um acordo entre o governo brasileiro e o português por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No qual, possibilita o ingresso aos cursos de graduação em diversas universidades lusitanas, sem precisar passar pelo processo seletivo interno da universidade, mas podendo utilizar o resultado do Enem como forma de ingresso.

A aplicação da prova é realizada em dois dias, e no segundo dia é o dia da redação. Uma etapa extremamente decisiva no exame, são muitas as dúvidas que surgem quanto a esta parte, qual o gênero solicitado na redação? Possível tema da redação? Estrutura dissertativa? Quais são as competências necessárias?

Encontrar as respostas para essas perguntas é a nossa missão neste artigo.

Em 2021, tanto a versão digital quanto a impressa do Enem terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais, o participante deverá comparecer aos locais de aplicação, que estarão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição, a ser divulgado em novembro. Não haverá prova em casa ou realizada por meio de computador pessoal. Ao todo, 99 municípios brasileiros receberão o Enem Digital.

As versões digitais e impressas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.      A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Sabemos que essa é uma das provas mais importantes e aguardadas do Brasil, por isso confira este artigo para facilitar seu entendimento sobre o assunto. Acompanhe a seguir e tire suas dúvidas.

O que você vai encontrar neste artigo:

  • O que esperar do tema da Redação Enem 2021
  • Qual é a estrutura da redação exigida?
  • Quais são as 5 competências do Enem para a redação?
  • Entenda as 5 competências exigidas
  • Por que é importante tirar uma boa nota na redação do Enem?
  • Dicas e regras importantes sobre o Enem 2021

O que esperar do tema da redação Enem 2021?

Provavelmente você está ansioso e querendo saber qual será o tema da redação na edição deste ano, certo? Não se preocupe! Tente substituir a expectativa e ansiedade, pela preparação para realizar o exame e obter um bom desempenho.

Vale destacar que é indispensável estudar o maior número possível de assuntos, para ganhar embasamento teórico e praticar sua escrita com temas diferentes.

Se você focar nas informações globais, questões sociais, questões políticas e no impacto ambiental, seguramente terá repertório para produzir uma boa redação e diminuir as chances de você ser pego de surpresa no dia da prova.

Outro movimento que pode te ajudar a se preparar para a redação é fazer treinamentos com os temas das redações das edições passadas e procurar fontes confiáveis sobre quais são os possíveis temas para este ano. E na hora da prova, priorize o tema central proposto e desenvolva de forma rica suas ideias e argumentações.

Qual é a estrutura da redação exigida?

A redação do Enem 2021 deve ser escrita na estrutura própria que é dissertativa argumentativa. Nela, o candidato deve abordar o tema sugerido e defender um ponto de vista com introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto deve ter até 30 linhas e apresentar uma proposta estruturada de intervenção.

Para isso, a banca dispõe dois textos de apoio, sendo um com linguagem verbal e um não-verbal — esse último pode ser uma imagem, infográficos, charge, gráficos.             

Com os textos de apoio, o candidato tem uma espécie de guia para escrever a redação, mas é necessário ficar atento para não se prender nesses textos ou copiar as ideias sugeridas por ele.

Por isso, é fundamental praticar sua redação antes, para se sair bem no dia em que for realizar a prova, dedique tempo para compreender tudo que diz respeito às normas da Língua Portuguesa e as questões de estrutura do texto, isso facilitará a construção da sua redação.

Além disso, assimilar totalmente as competências demandadas para a redação do Enem 2021 garantirá uma boa nota para o candidato.

Quais são as 5 competências do Enem para a redação?

A redação do Enem é avaliada por critérios objetivos e pode ser decisiva no resultado final dos candidatos.

Para obter uma nota alta na redação, o candidato deve se atentar às 5 competências pertencentes a matriz de referência que serão examinadas, obedecendo assim a normas previamente definidas, as quais deverão ser seguidas à risca.

O objetivo da matriz de referência é fornecer uma avaliação padronizada aos milhares de concorrentes.

A matriz da redação do Enem é dividida em cinco competências, cada uma vale 200 pontos e, juntas, totalizam os 1000 pontos da redação. Cada competência examina um aspecto diferente do texto e é subdividida em diferentes níveis, que servem para pontuar o desempenho do candidato.

Confira as 5 competência exigidas:

  1. Expressar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Apresentar conhecimento das regras ortográficas e análises gramaticais.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Entenda as 5 competências exigidas

Para tirar 200 pontos em cada um dos critérios utilizados para avaliar sua redação, é preciso entender a fundo os níveis das competências necessárias para a redação do Enem. 

Competência I: De forma geral, essa é uma das competências da redação do Enem, na qual é avaliada as noções claras sobre a distinção da modalidade escrita e oral do candidato. O aluno pode até cometer dois erros, a partir do terceiro, já perde ponto.

Competência II: Esse critério avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova.  Compreender o tema e desenvolvê-lo de maneira autêntica, sem utilizar os argumentos do texto de apoio, saber defender de forma independente as ideias e argumentações sobre o assunto abordado é uma das formas de alcançar pontuação máxima na redação.

Competência III: está diretamente ligada à capacidade de compreensão do tema e à relação dele com o acervo sociocultural do estudante. Por isso, investir num repertório vasto que contemple diferentes abordagens e vivências, será essencial para desenvolver sua redação. Utilizar fatos reais, compartilhar dados verídicos, aprofundar o tema com veracidade só acrescentará pontos na sua redação.

Competência IV:  os pontos provenientes dessa competência são destinados aos candidatos que apresentam uma excelente capacidade de estruturar o texto e apresentar, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos. Esses requisitos facilitarão o processo de defesa do ponto de vista. Organizar as ideias no texto e usar conectivos nos parágrafos é o esperado e avaliado na redação.

Competência V: Esta competência está relacionada à conclusão da redação e a proposta de intervenção apresentada pelo candidato. A expectativa é a de que o candidato proponha com argumentos reais alguma ideia para solucionar a situação-problema do tema. Para elaborar esta proposta, procure responder às seguintes perguntas: O que você propõe? Quem é o agente da sua proposta? Para quem sua proposta está direcionada? O porquê da sua proposta? Ao responder essas perguntas na sua redação, certamente você obterá os 200 pontos relacionados a essa competência.

Por que é importante tirar uma boa nota na redação do Enem?

Uma das vantagens de caprichar na redação é que ela pode render pontuação acima das provas objetivas, aumentando a média geral.

A redação do Enem 2021 tem um peso maior na pontuação final. Por isso, quem desenvolve um texto nota 1000 ou próximo da nota máxima consegue se destacar e ter mais chances de conquistar uma vaga numa universidade pública ou particular, assim como bolsas de estudo ou financiamento estudantil.

Elaborar uma redação nota 1000 no Enem é reflexo de uma série de fatores que devem ser treinados constantemente ao longo da preparação para a prova. Entre eles, podemos citar a utilização de frases curtas, linguagem simples e o respeito constante à Língua Portuguesa. Portanto, começar a se preparar para conseguir uma boa nota na redação é o melhor caminho a percorrer.

Dicas e regras importantes

  • Leia muito para ampliar seu vocabulário,
  • Treine sua redação,
  • Crie um cronograma de estudos para o Enem,
  • Procure exemplos de redação com nota 1000,
  • Confira Notas de Corte Sisu e ProUni, apostilas e simulados do Enem
  • Preste muita atenção no tempo de prova quando for realizá-la,
  • Saiba se organizar e distribuir o tempo,
  • Lembre-se:parágrafo único no texto perde ponto,
  • Evite a repetição de palavras ao desenvolver a redação,
  • Entregar a folha de redação sem nada escrito zera a redação,
  • Se escrever menos de 7 linhas seu texto é zerado,
  • Se você não passar a caneta em todo o texto ele também é zerado,
  • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativa argumentativa irá anular sua redação.
  • Pesquise se houve alguma mudança no Enem 2021 para não ser pego de surpresa.

Quando fizer a prova:

  • Leia o tema da redação com atenção antes de começar a prova geral: Ao receber a prova, veja qual é o tema da redação antes de começar a responder às questões objetivas. Isso fará com o que o assunto já fique no seu radar enquanto você faz a prova, até chegar no desenvolvimento da redação. Além disso, ao abordar o tema, no texto, é preciso que a argumentação aponte o recorte específico, indicado pela proposta.
  • Anote todas as ideias: após fazer a leitura atenciosa, anote todas as ideias que surgirem na cabeça. Essas informações serão úteis na próxima etapa, a organização do roteiro, fornecendo diferentes possibilidades de ideias, repertórios e argumentos.
  • Organize um roteiro antes de escrever: não faça o texto sem pensá-lo antes. Selecione cuidadosamente o que vai ser apresentado, elabore, organize a ordem em que dados e argumentos estarão dispostos, e pontue as relações entre eles. Além disso, escolha a tese para a introdução, os argumentos de cada parágrafo e a proposta de intervenção para a conclusão.
  • Use repertório autêntico e coerente: não invente dados nem cite informações sem ter certeza da procedência. O Enem considera filmes, músicas, séries, pesquisas acadêmicas, literatura e outros textos artísticos como repertório. Prefira utilizar aquilo que você realmente tem propriedade de conhecimento.
  • Releia e corrija o texto: após a primeira escrita do texto, considere um rascunho se achar melhor, faça uma releitura atenta e criteriosa, verificando questões gramaticais, ortográficas e também a aplicação dos conectivos. Se necessário, faça alterações para aprimorar o texto e transmitir claramente seu ponto de vista embasado teoricamente.
  • Faça uma proposta estruturada e pertinente: a proposta de intervenção deve estar completa para que se receba os 200 pontos. Um diferencial na hora de apresentar sua proposta é explicar como você colocaria o que propõe em prática.
  • Respire: isso mesmo que você leu, lembre-se de respirar tranquilamente na hora de realizar a prova, na maioria das vezes esquecemos de fazer isso. Seja antes, ou durante o exame, controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente, como já foi comprovado por diversos estudos neurocientíficos. Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, é possível encontrar tranquilidade e esvaziar a mente para focar no momento presente. O que é ideal para realizar uma prova tão importante.

Gostou do conteúdo? Compartilha com quem irá fazer o Enem 2021. Desejamos ter contribuído de forma significativa para que você, estudante, obtenha sucesso na realização do Exame Nacional do Ensino Médio este ano!

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!