Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 22 de dezembro de 2020

Enem ou vestibular: quais as diferenças e como se preparar?

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 21 de dezembro de 2020.


Para quem quer ingressar em uma universidade precisa lidar com várias dúvidas, entre elas decidir se faz o Enem ou vestibular. Essa questão é comum entre os jovens do Ensino Médio, afinal as universidades públicas e privadas podem usar dos dois meios para seleção dos seus alunos.

É válido pontuar que as faculdades têm autonomia para escolher se vão aplicar o próprio vestibular ou usar a nota do Enem, seja em fase única ou para preencher vagas remanescentes. Por isso, é importante o aluno conhecer como funciona o ingresso na instituição que ele quer estudar, para assim, se preparar adequadamente.

A seguir vamos abordar as principais diferenças entre as provas de Enem e vestibular e como se preparar para ambas. Então, acompanhe esta leitura.

Entenda as diferenças

De modo geral as provas do Enem ou vestibular têm as suas diferenças. Por isso, o estudante precisa entender muito bem sobre cada uma delas para que escolher a mais indicada para alcançar o seu objetivo.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio era usado apenas como meio de avaliar as escolas públicas brasileiras. Depois de alguns anos, devido à importância que o exame ganhou, passou a ser usado como forma de ingresso para várias universidades reconhecidas. Inclusive, a nota pode ser utilizada para conseguir bolsas de estudo, como o ProUni e Sisu ou Fies, financiamento.

Atualmente, o Enem acontece em dois domingos seguidos. Nesses dias são aplicadas 45 questões de múltipla escolha focadas nas áreas de conhecimento abordadas na grade curricular do ensino público. São elas: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, e uma redação.

Geralmente, os conteúdos não mudam significativamente de um ano para o outro, o que torna as questões bastante parecidas. Além disso, são abordadas questões de atualidades do mundo todo.

Contudo, o Enem usa o método TRI (Teoria de Resposta ao Item) para avaliar as provas. Sendo assim, são analisadas as respostas do aluno e o peso da pergunta, classificadas em nível fácil, médio e difícil. Estatisticamente essa análise identifica se houve chute nas respostas, o que muda a nota final do exame.

Vestibular

Por sua vez, os vestibulares públicos e privados são mais determinados, pois no ato da inscrição o estudante precisa saber para qual universidade vai prestar, bem como o curso, campus e período. Já a estrutura das provas são menos interdisciplinares, se comparadas com o Enem, mas também abordam conteúdos vistos no Ensino Médio e atualidades.

Geralmente, a prova é aplicada em um único dia, podendo acontecer mais de uma fase classificatória com nível de dificuldade crescente para disputa da vaga. Além disso, algumas faculdades podem entrevistar o estudante ou fazer testes de habilidades, como para cursos de Música. As questões variam de dissertativas e argumentativas, além da redação que também faz parte do processo.

Veja a melhor opção para você: Enem ou vestibular

As duas opções são interessantes, mas para saber qual é a mais indicada depende das particularidades de cada aluno. Quando for escolher considere os seus objetivos e preferências. Com o Enem, além de concorrer a bolsas, você pode optar por qualquer universidade que aceite a nota como forma de ingresso. Além disso, enquanto o processo seletivo estiver acontecendo, é possível mudar de curso, caso ainda tenha dúvida.

Já o vestibular não oferece essa flexibilidade, pois como citamos, ele é mais determinado. Porém, se você já sabe onde e qual curso estudar, ele pode ser uma ótima opção. Principalmente, se a universidade escolhida não aceitar a nota do Enem. Entretanto, o estudante pode participar dos dois tipos de exame, o que aumenta as suas chances e opções.

Estude para as duas provas

As formas de se preparar para o Enem ou vestibular são muito parecidas, pois ambos exigem muito do aluno. Nesse sentido, as técnicas de estudo são as mesmas. Por isso, veja como se preparar para alcançar notas altas nas provas.

Faça um cronograma

Devido ao grande volume de matérias para estudar, o aluno deve ter organização, para que dê tempo de revisar tudo o que vai cair nas provas. Nesse sentido, faça um calendário com os dias e temas para estudar. Vale lembrar que você precisa priorizar os conteúdos que tem mais dificuldade, para se aprofundar no assunto.

Preste atenção no conteúdo programado

Geralmente, no edital do Enem e dos vestibulares já contempla os conteúdos programados para as provas. Inclusive, eles não costumam incluir algum tema de última hora. Por isso, procure estudar o que está previsto na abordagem dos exames e claro, fique por dentro dos principais acontecimentos na política, economia, saúde e meio ambiente no Brasil e mundo.

Estude em grupos

Aproveite para reunir os colegas que vão estudar com os mesmos objetivos que você para compartilharem o conhecimento. Essa prática é eficiente, desde que tenham foco, pois um pode ajudar o outro conforme as suas habilidades. No entanto, tenha o seu estudo individual, para identificar os seus pontos fracos e ir mais preparado para as reuniões em grupos.

Refaça os exames anteriores

Uma das técnicas mais interessantes é refazer os exames anteriores. Como citamos, geralmente as provas não mudam muito de um ano para o outro. Por isso, praticar semanalmente os exercícios e fazer os simulados como se fosse o dia oficial do exame garante bons resultados.

Tenha um espaço para estudar

Para estudar é necessário ter foco e concentração, portanto, prepare um local apropriado para se dedicar. É essencial que o ambiente tenha boa luminosidade, seja limpo, organizado e longe de distrações.

Use a tecnologia a seu favor

A internet pode ajudar muito quando o assunto são estudos, pois por meio dela você pode acessar videoaulas, livros, exercícios e até se reunir com amigos e professores para estudar. Entretanto, pesquise sites e canais de qualidade para que o seu ensino não seja comprometido.

Por fim, se você vai estudar para o Enem ou vestibular prepare o seu material de estudo, como um bom computador, marca textos, blocos de anotações e cadernos. Tudo deve ficar à mão, assim você não precisa perder o foco para buscar algo e pode melhorar a sua memorização da matéria.

Agora que você já sabe as diferenças entre Enem e vestibular, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais para que mais estudantes possam ler.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!