Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 13 de julho de 2020

Entenda como calcular a nota do ENEM

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.


Após muitos estudantes terminarem suas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum quererem saber o quanto antes a média de pontos atingidos. Isso porque, após algumas horas do encerramento do exame, é liberado o gabarito, mas as notas demoram um pouco mais para serem computadas.

É compreensível essa ansiedade, afinal, foram longos meses de estudos para tentar garantir uma vaga em uma universidade.

Para ajudar você a saber como calcular a nota do Enem, separamos este post para explicar como é o método de correção e como são calculados os pontos. Continue a leitura e confira!

Conheça o método de avaliação TRI

Se você comparar o seu gabarito com o do seu amigo, pode ser que vocês tenham acertado o mesmo número de questões. No entanto, isso não significa que vão ter a mesma somatória de pontos.

O Enem usa a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para corrigir as provas. Por meio desse método, é capaz de identificar se houve chute das respostas, por exemplo. Mas, como isso é possível? Por meio de teorias matemáticas e estatísticas das respostas dos alunos.

O exame é dividido em grupos de questões classificadas como fáceis, moderadas e difíceis ao longo da prova. Contudo, essa distribuição não é sinalizada para o candidato.

Se for identificado que o estudante errou muitas questões do grupo fácil e acertou mais perguntas do grupo difícil, é entendido como chute por ser estatisticamente improvável. Como consequência, a nota desse estudante é reduzida.

A intenção do método TRI é evitar que o candidato atinja uma boa média por sorte nas questões e enfatizar a importância do real preparo para o exame, assim como ter concentração, leitura calma e reflexão sobre as respostas. O ideal é atingir um equilíbrio de acertos entre os grupos de perguntas.

Veja como a nota pode mudar em cada universidade

Para entrar em algumas universidades ou participar de programas de bolsas do governo, o estudante precisa atingir médias de notas ou pesos. Para ficar mais fácil de entender, veja abaixo como calcular a nota do Enem.

Média simples

Na média simples é muito fácil de encontrar a nota: basta somar os pontos de cada área do exame (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e depois dividir por 5.

Normalmente, a média é 500. Portanto, quanto mais distante estiver a sua média para cima, melhor foi o seu desempenho, e vice-versa.

Média por pesos

O cálculo da média por pesos é um pouco mais complexo, mas não é difícil de entender. Verifique na universidade escolhida o peso que ela exige para cada área (pode ser 1, 2 ou 3).

Assim como na média simples, você soma os pontos de cada área e multiplica pelo peso que a faculdade deu para cada uma. No final, você divide a soma dos resultados multiplicados pela soma dos pesos. Veja um exemplo:

  • a universidade determinou peso 3 para redação e sua nota foi 800 pontos, sendo 3×800 = 2400;
  • em linguagens e código, o peso é 2 e sua nota foi 700 pontos, sendo 2×700 = 1400;
  • nas demais áreas, o peso é 1 e sua nota foi 600 pontos em cada.

Para ter o resultado final, some todos os resultados de peso x nota (5600) e o total de pesos (8) e faça a divisão (5600:8). Você verá que 700 será a média com peso.

Perceba que não foi difícil, apenas mais trabalhoso do que o cálculo de média simples. Por isso, antes iniciar os seus estudos, tenha em mente qual a instituição que você pretende estudar.

Saber como calcular a nota do Enem é válido para você entender a importância de estudar para as provas e também para se preparar melhor para a universidade escolhida. Agora, o que acha de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais?

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!