Inicio / ENEM & Vestibular ENEM & Vestibular 2 de janeiro de 2021

Entenda como o exercício físico pode ser um aliado para melhorar a ansiedade antes do Enem

Luís Henrique Leite
Luís Henrique Leite

Professor de Educação Física, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Educação Física Escolar.Publicado em . | Atualizado em 29 de dezembro de 2020.


O momento de finalizar o ensino médio e escolher uma carreira profissional é carregado de muitas emoções. Várias matérias, conteúdos, aulas e simulados: parece que o dia ficou pequeno para tantos compromissos. Além disso, em 2020, a pandemia da Covid-19 veio para nos testar. Fomos obrigados a nos reinventar e conviver com incertezas, angústias, medos, distanciamento dos familiares e amigos, aulas on-line e adiamento de provas. Com isso, de forma ainda mais urgente, precisamos organizar nossos horários para que a ansiedade não nos atrapalhe na hora das provas do Enem!

            Conciliar os estudos com a prática regular de algum exercício físico pode ser uma ótima opção para melhorar e controlar a ansiedade antes das provas e ainda ter um melhor desempenho nos estudos.

            Confira algumas dicas para você inserir um exercício físico na sua rotina e passar por esse momento com mais tranquilidade e controle das suas emoções, ou seja, com mais saúde física e mental:

1- Escolha o exercício físico que mais te agrade!

Aquele exercício que você tem mais prazer em realizar vai te ajudar a manter uma boa assiduidade. Afinal, a atividade física não pode ser um fardo ou representar um momento chato do seu dia, e sim o oposto.

2- Ter uma companhia pode ser muito divertido!

Além disso, pode te motivar naqueles dias mais cansativos ou quando bater aquela preguiça. Um bom bate-papo descontraído pode ajudar a diminuir o estresse e aliviar as tensões. Uma caminhada ao ar livre, uma corridinha com amigos, uma volta de bicicleta com a família, atividades aquáticas e dança são algumas boas sugestões.

3- Os exercícios físicos têm muitos benefícios!

Dentre todos, destacamos, em especial, para você: a melhora da memória, do raciocínio lógico, da fixação de conteúdos e da concentração, facilitando o aprendizado e a absorção de informações.

4- A prática frequente de exercícios físicos libera substâncias importantes!

Essas substâncias, por sua vez, dão a sensação de bem-estar, alegria e prazer, como a serotonina e a endorfina. Melhora a qualidade do sono, o humor e a ansiedade. Você ocupa o seu tempo com outros objetivos e para de pensar, por algum momento, em coisas que te deixam ansioso, além de poder aumentar o seu círculo de amizades, elevar a sua autoestima e ganhar qualidade de vida.

5- Não podemos deixar de falar dos benefícios físicos!

Quando somos fisicamente ativos, conquistamos o aumento da disposição para as atividades rotineiras, o ganho de força e a resistência muscular, a melhora da capacidade cardiovascular e respiratória, a diminuição do percentual de gordura corporal e – para o momento atual que estamos vivendo – o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Ficamos mais resistentes à ação de vírus e bactérias, além de diminuirmos o risco de desenvolver comorbidades como diabetes, hipertensão e obesidade.

            Todo esse ganho vai te ajudar na hora das provas. Os seus aspectos físico, intelectual, social e emocional estarão equilibrados. Portanto, não perca tempo! Organize os seus horários e inclua um exercício físico na sua rotina.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é indicado, para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade, pelo menos, 60 minutos diários de exercício físico de intensidade moderada. Contudo, é importante destacar que, mesmo que essa meta não seja atingida, fazer algum exercício é sempre melhor do que não fazer. Dois a três dias na semana já podem gerar grandes benefícios. Não deixe para o mês que vem. Comece agora. Deixe a preguiça de lado e vá conferir!

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