Inicio / Rotina de Estudos Rotina de Estudos 5 de janeiro de 2021

Estudar nas férias é necessário? Confira como é possível

Redação Estudo em Dia
Redação Estudo em Dia

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos focados em alunos que buscam uma melhor rotina de estudos e preparação para o vestibular!Publicado em . | Atualizado em 5 de janeiro de 2021.


Para quem quer passar no Enem e no vestibular, ou simplesmente pretende manter o ritmo do ano letivo, é importante estudar nas férias. Entretanto, esse período de pausa ou término das aulas pode ser ainda mais desafiador para os alunos, com o objetivo de garantir uma vaga na universidade.

As distrações tendem a aumentar, pois muitos amigos e família podem convidar para passeios ou viagens. Contudo, é possível conciliar estudo e férias, mantendo as suas metas e a concentração nas matérias. Por isso, se você quer saber como estudar nas férias de uma maneira mais tranquila, mas sem prejudicar o seu rendimento, acompanhe esta leitura.

Qual a importância de estudar nas férias?

O período de férias pode ser menos cansativo, pois você não precisa sair para ir à escola ou cursinho pré-vestibular. Também não tem provas ou trabalhos escolares para se preocupar, portanto, os horários ficam mais flexíveis. Nesse sentido, estudar nas férias pode ser uma ótima oportunidade para colocar em dia as matérias do ano.

O tempo para se dedicar somente aos conteúdos do Enem e vestibular aumentam, além de ter a liberdade de escolher o melhor horário para os seus estudos. Inclusive, se manter focado nesse período ajuda no seu desempenho durante os exames, pois as matérias estão frescas na cabeça.

Como estudar nas férias de modo prazeroso?

Abrir mão das suas férias não precisa ser um problema, afinal, você pode se organizar com os estudos de modo mais tranquilo. Veja as dicas a seguir.

Faça um cronograma

O cronograma é essencial para ter um planejamento de estudos eficiente, garantindo assim o alcance das notas nas provas. Contudo, as férias acontecem, geralmente, em datas muito próximas dos exames. Por isso, faça um cronograma com as matérias que precisam mais da sua atenção, para que você consiga se preparar ainda mais.

Entre na rotina

Nos primeiros dias de férias é comum ficar um pouco perdido nos horários e com o que fazer. No entanto, crie uma rotina para você seguir e estudar um pouco por dia. Essa prática ajuda a manter o seu foco nos estudos, bem como cumprir as metas para alcançar o objetivo.

Revise os temas

É interessante estudar nas férias os temas que você tem mais dificuldade. Entretanto, é necessário manter todo o conteúdo visto ao longo do ano fresco na cabeça. Por isso, separe um tempo para revisar os temas abordados no início do ano e, claro, refaça os simulados das provas como um todo. Isso ajuda a manter a memória.

Controle os estudos

Se você tiver uma prova específica que exige muito preparo, foque em estudar para ela. Se não for o caso, é possível diminuir o tempo diário de estudos para aproveitar alguns momentos de descanso das férias. Não tem problema sair um pouco, assistir a um filme, tirar uns dias viajando ou fazer outra atividade sem foco nas provas.

Por fim, estudar nas férias é importante para manter as suas metas com foco em alcançar as notas. Contudo, se você cumpriu um planejamento de estudo durante o ano e se mantiver um cronograma nas férias, será possível se divertir e descansar, sem perder o ritmo dos exames. Além disso, pode ser que você aprenda ainda mais.

Agora aproveite para saber como organizar o ambiente de estudo e garanta um bom desempenho nas provas.

Call To Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe uma resposta

Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se já e não perca nenhuma dica!